Gente, essa é uma das minhas primeiras redações e é para um trabalho de escola (9º ano), se puderem me ajudar, toda critica construtiva é bem vinda.
==================================
Uma das maiores preocupações da sociedade atual, está relacionada ao crescente aumento de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Dentre as massas mais afetadas, destacam-se os jovens, que, mesmo com vasto acesso a informação, parecem se importar cada vez menos com essas doenças que, uma vez que são detectadas, podem te acompanhar a vida toda, podendo tornar seu organismo mais vulnerável a outras doenças.
A causa de grande parte das contaminações ocorre devido a realização do ato sexual de forma desprotegida, o que pode acarretar também em outro problema enfrentado pela juventude, a gravidez indesejada. Uma das soluções propostas para diminuição desses dois casos é a implementação da educação sexual em ambiente escolar, que busca não só frisar a importância de cuidados durante o sexo, como também pode acabar privando o aluno de outros abusos.
Na série Pose, da FX, a protagonista Blanca é diagnosticada com HIV, e ao longo da série podemos ver o tratamento com que as pessoas dão a essas pessoas, buscando humilhar ao invés de informar, coisa que ocorre não só na ficção, já que tais doenças são tratadas com imenso preconceito e como um tabu, atitude essa que faz com que jovens transmitam a doença por falta de exames, coisa que a educação sexual poderia impedir, salvando vidas.
A conscientização é sempre o melhor caminho para tudo, isso poderia ter salvo diversas estrelas nacionais e internacionais, como o vocalista do Queen, Freddie Mercury ou, o vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo. É necessário que nos conscientizemos imediatamente, sem a necessidade que casos de infecção aumentem, sem que a epidemia de Sifilis que ocorre na década se alastre e acabe virando um problema de gerações futuras.
Sendo assim, Ministério da Educação deveria implementar aulas de Educação Sexual ao currículo escolar e conscientizar a geração para esse problema.
Victoriapp
Na série Pose, da FX, a protagonista Blanca é diagnosticada com HIV, e ao longo da série podemos ver o tratamento com que as pessoas dão a essas pessoas, buscando humilhar ao invés de informar, coisa que ocorre não só na ficção, já que tais doenças são tratadas com imenso preconceito e como um tabu, atitude essa que faz com que jovens transmitam a doença por falta de exames, coisa que a educação sexual poderia impedir, salvando vidas.
No terceiro parágrafo, melhor substituir “o tratamento com que as pessoas dão a essas pessoas” por: “o tratamento dado a portadores da aids” para diminuir as repetições
Muito boa redação!!! Parabéns ☺️
MariaclaraMatos
Vou tentar falar o que ñ tava na correção 1
“casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)” “parecem se importar cada vez menos com essas doenças” VOCÊ TINHA USADO A PALAVRA INFECCÕES ANTERIORMENTE, ENTÃO VOCÊ DEVERIA ESCREVER: “parecem se importar cada vez menos com essas INFECÇÕES.
No fim da introdução você deveria ter citado quais os 2 argumentos vocé vai discutir nos desenvolvimentos. O primeiro assunto citado deve ser debatido no D1 e o segundo no D2.
Quanto mais conectivos melhor, maior é sua nota. Você usou muito pouco conectivos. Sempre que começar um parágrafo (menos a introducao) deve-se usar conectivos. Ex: o D1 normalmente começa assim: “primeiramente é importante destacar que…… Segundamente……. //// o D2: A prior ou Ademais…. //// Conclusão: Portanto ou Logo,…… e usa conectivos dentro dos parágrafos também, n só pra começá-lo.
“ao longo da série PODEMOS ver o tratamento” Nunca use verbos na 1° pessoa do singular ou plural. Podemos está na 2° pessoa do plural (Nós podemos). Quando usa-se sai do tipo textual dissertativo-argumentativo e você perde nota, e se usar muito pode até zerar.
“é diagnosticada com HIV” (VÍRUS DA IMUNODEFICIÊNCIA HUMANA) ou (VÍRUS CAUSADOR DA AIDS)
O seu D2 é uma frase enorme. Deve-se usar um ponto para não ficar um período gigante, como ficou. Eu faria assim:
Na série “Pose’, da FX, a protagonista Blanca é diagnosticada com HIV, e ao longo da série, as pessoas a humilham, ao invés de ajudá-la. Isso também ocorre fora da ficcão porque tais infecções são tratadas com imenso preconceito e como um tabu, atitude essa que faz com que jovens transmitam ISTs por falta de informação, que pode ser evitada com a educação sexual nas escolas.
“coisa que ocorre não só na ficção” “coisa que a educação sexual poderia impedir” “coisa” é muito informal.
“sem a necessidade DE que casos de infecção aumentem”
“Sendo assim, o Ministério da Educação deveria implementar aulas de Educação Sexual ao currículo escolar e conscientizar a geração para esse problema.” Não precisava fazer outro parágrafo. Só pode 1 conclusão, você fez duas kkk. Essa frase deveria tá logo depois de “gerações futuras.” Ficando assim:
A conscientização é sempre o melhor caminho para tudo, isso poderia ter salvo diversas estrelas nacionais e internacionais, como o vocalista do Queen, Freddie Mercury ou, o vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo. É necessário que nos conscientizemos imediatamente, sem a necessidade que casos de infecção aumentem, sem que a epidemia de Sifilis que ocorre na década se alastre e acabe virando um problema de gerações futuras.Sendo assim, Ministério da Educação deveria implementar aulas de Educação Sexual ao currículo escolar e conscientizar a geração para esse problema.
Pronto. Sua redação está muito boa, por ser sua primeira. Continue assim e vá pesquisando modelo de redação e tal. Sua nota fica entre 760 e 860, por aí
tataiama
Uma das maiores preocupações da sociedade atual, (SEM VÍRGULA [SEPARANDO SUJEITO DE OBJETO]) está relacionada ao crescente aumento de casos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Dentre as massas mais afetadas, destacam-se os jovens, que, mesmo com vasto acesso a (A+A=À) informação, parecem se importar cada vez menos com essas doenças que, uma vez que são detectadas, podem te acompanhar a vida toda, podendo tornar seu organismo mais vulnerável a outras doenças.
A causa de grande parte das contaminações ocorre devido a realização do ato sexual de forma desprotegida, o que pode acarretar também em outro problema enfrentado pela juventude, (PARA EXEMPLO USE DOIS PONTOS : ) a gravidez indesejada. Uma das soluções propostas para diminuição desses dois casos é a implementação da educação sexual em ambiente escolar, que busca não só frisar a importância de cuidados durante o sexo, como também pode acabar (CUIDADO COM MARCA DE ORALIDADE, OU SEJA, FORA DA NORMA PADRÃO: ´´PODE ACABAR“) privando o aluno de outros abusos. (OPA, CUIDADO: ´´OUTROS“ SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ ACRESCENTANDO ALGO, IMPLÍCITA QUE VOCÊ ESTEJA SE REFERINDO A SEXO OU GRAVIDEZ COMO ABUSO. DICA: ´´PRIVANDO DE ABUSOS SEXUAIS“, SEM ´´OUTROS“)
Na série Pose, da FX, (SEMPRE ENTRE ASPAS: ´´POSE“ DO CANAL FX) a protagonista Blanca é diagnosticada com HIV, e ao longo da série podemos (PREFIRA A IMPESSOALIDADE, EVITE VERBOS NA PRIMEIRA PESSOA DO PLURAL, COMO ´´PODEMOS“. PREFIRA ´´OBSERVA-SE“, POR EXEMPLO) ver o tratamento com que as pessoas dão a essas pessoas, buscando humilhar ao invés de informar, coisa que ocorre não só na ficção, já que tais doenças são tratadas com imenso preconceito e como um tabu, atitude essa que faz com que jovens transmitam a doença por falta de exames, coisa que a educação sexual poderia impedir, salvando vidas.
A conscientização é sempre o melhor caminho para tudo, isso poderia ter salvo diversas estrelas nacionais e internacionais, como o vocalista do Queen, Freddie Mercury ou, (´´OU“ SOZINHO: SEM VÍRGULA. COM VÍRGULA: ´´OU AINDA“, POR EXEMPLO)o vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo. É necessário que nos conscientizemos imediatamente, sem a necessidade NECESSIDADE DE ALGO: ´´NECESSIDADE DE QUE …“) que casos de infecção aumentem, sem que a epidemia de Sifilis (SÍFILIS, COM ACENTO) que ocorre na década (PREFIRA SEMPRE TRAZER REFERÊNCIA PARA ESSE TIPO DE INFORMAÇÃO, COMO ´´EPIDEMIA QUE OCORRE NA DÉCADA SEGUNDO TAL“) se alastre e acabe virando um problema de gerações futuras.
Sendo assim, (O ) Ministério da Educação deveria implementar aulas de Educação Sexual ao currículo escolar e conscientizar a geração para esse problema.
Pelo Enem:
C1 (domínio gramatical): 160 – Riquissímo vocabulário, impressionante. Atente-se à acentuação, pontuação e concordância. Há pouquinho a melhorar
C2 (compreensão da proposta e desenvolvimento): 200 – maravilha, trouxe repertório, não fugiu do tema (adorei a referência aos cantores Renato e Freddy <3 )
C3 (construção e desenvolvimento da tese, estrtura): 160 – desenvolvimento excelente, cuidado com parágrafos com apenas 1 ou 2 períodos, o ideal é 3 ou mais. Aposte mais em conectivos para ´´costurar“ e interligar melhor seu texto, ajudando na coerência. Há listasde conectivos na internet.
C4 (mecanismos linguísticos): 160 – como acima: invista em conectivos, catáforas, anáforas e sinônimos.
C5 (proposta de intervenção): 160 – atente-se às 5 perguntas: QUEM, COMO, ONDE, QUANDO e PORQUÊ. Aprofunde um pouco mais suas ideias, detalhe mais.
nota final: 800 (faltando pouquissímo para 1000!!! Parabéns pelo desempenho, continue assim e chegará rapidinho na nota máxima)
Melinathuany
Texto que apresenta introdução com tese, argumentos ótimos e uma conclusos aceitável, apesar de apresentar alguns erros de português, mas Parabéns!
Só acho que você poderia ampliar mais sua conclusão e desenvolvé-la melhor.
“Sendo assim, Ministério da Educação deveria implementar aulas de Educação Sexual ao currículo escolar e conscientizar a geração para esse problema.”
Sua nota fica em torno de 860.