O aumento das IST’s entre os jovens

  • 0

 Na série televisa “Elite”, Marina vem de uma família que tenta a todo momento esconder que sua filha é portadora do HIV, mostrando a dificuldade de tratar uma infecção envolta por tabus. Fora das telas, no Brasil, o cenário tampouco é diferente, tendo em vista que muitos jovens ainda lutam contra os malefícios causados pelas infecções sexualmente transmissíveis. Sob esse viés, tanto a ausência da educação sexual, como também a inércia estatal são intensificadores da problemática. 

  A princípio, mesmo sendo de extrema importância, a educação sexual ainda é tabu no Brasil e adolescentes sofrem com a falta de informação. Posto isso, conforme dito pelo filósofo John Locke, o ser humano nasce como uma tela em branco, em que todo seu conhecimento é preenchido através das experiências, desse modo, fica evidente o papel dos pais na educação sexual dos filhos, de modo que estes adquiram todo o conhecimento necessário e previnam-se das mais diversas infecções, como Sífilis e AIDS, e também de uma gravidez indesejada. 

   De outra parte, o aumento das IST’s entre os jovens deriva também da baixa atuação dos setores governamentais. Nesse sentido, apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar no artigo 196 o direito à saúde como dever do Estado, observa-se que persiste a violação desse código jurídico, visto que a população juvenil ainda sofre com o descaso estatal no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Logo, a precária difusão de métodos contraceptivos – principalmente em áreas mais pobres – faz com que essa população fique mais vulnerável a adquirir tais infecções, contribuindo para que o problema continue. 

 Portanto, medidas são necessárias para mitigar essa problemática. Assim, compete ao Ministério da Saúde – órgão responsável pela administração e manutenção da saúde pública – em consonância com os veículos midiáticos, investirem em projetos voltados para à melhoria, por intermédio de campanhas educativas a fim de alertar os pais acerca da importância do debate sobre educação sexual, para estimular as pessoas a se prevenirem com o uso de preservativos. Só assim, será possível livrar a população das adversidades vividas pela personagem Marina. 

Compartilhar

4 Correções

  1. Está muito bem formulado, muito bem estruturado, você tem uma boa apresentação da tese e da fórmula total do seu texto. Ainda assim, vou fazer uma observação , mas se eu estiver errada por favor corrija-me: eu creio que o seu período do desenvolvimento 1 esteja muito grande, você deveria parar no conectivo “dessa forma” e então começaram um novo período, apesar disso, meus parabéns pelo seu texto está maravilhoso!!!

    • 0
  2. Bom dia!
    Espero que esteja bem!
    Comentário geral: observei que as outras correções não falou de um erro básico em sua redação, o que é IST’s, presumir que o leitor saiba o que significa uma sigla é um erro, agora seu texto é bom. outra ressalva é a citação da série, quem é marina? uma personagem? uma a escritora da série? vc só respondeu essa pergunta no final do texto. Bem sutil esses pontos, mas no geral vc escreve com clareza sabe colocar seu ponto de vista, poderia transparecer só um pouco mais sua opinião no desenvolvimento.

    Espero ter contribuído para seu conhecimento! Abraços!

    • 0
  3. Boa noite, tudo bem? Em primeiro lugar, meus parabéns pelo seu texto, está muito bem formulado, muito bem estruturado, você tem uma boa apresentação da tese e da fórmula total do seu texto. Ainda assim, vou fazer uma observação , mas se eu estiver errada por favor corrija-me: eu creio que o seu período do desenvolvimento 1 esteja muito grande, você deveria parar no conectivo “dessa forma” e então começaram um novo período, apesar disso, meus parabéns pelo seu texto está maravilhoso!!!

    • 0
  4. Parabens! Sua redacao esta bem feita. Tenta trocar as palavras terminadas em …ndo. Pois sao gerundio, tente nao escrever em redacoes do ENEM.

    ================
    A princípio, mesmo sendo de extrema importância, a educação sexual ainda é tabu no Brasil e adolescentes sofrem com a falta de informação. Posto isso, conforme dito pelo filósofo John Locke, o ser humano nasce como uma tela em branco, em que todo seu conhecimento é preenchido através das experiências, desse modo, fica evidente o papel dos pais na educação sexual dos filhos, de modo que estes adquiram todo o conhecimento necessário e previnam-se das mais diversas infecções, como Sífilis e AIDS, e também de uma gravidez indesejada.
    ==============

    Neste paragrafo. Voce nao fez um fechamento critico. Tente finalizar os paragrafos com um conectivo de conclusao e que seja bem critico.

    Sua intenvecao esta ok…

    C1 – 180
    C2 – 180
    C3 – 160
    C4 – 160
    C5 – 200 ==== 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.