O Aumento das Doenças Sexualmente Transmissíveis

  • 0

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) vem crescendo no Brasil de maneira espantosa e alarmante, causando repercursão no ambito da saúde e da sociedade. Desse modo, surgem dúvidas e indagações, para que se encontrem soluções emergenciais e eficazes para o problema, visto que essas doenças podem causar diversas consequencias, não apenas na região genital, mas sequelas graves e cronicas no sistema nervoso central e até a morte.

Pode-se ressaltar que a maior prevalencia dos casos infectados engloba os jovens que estão na faixa etária entre os 20 e 29 anos, segundo uma pesquisa realizada pela Secretária de Saúde do Estado de São Paulo no ano de 2017. Mencionar sobre o tema sexo ainda gera bastante repercurssão entre muitas famílias e essa ausencia de diálogo repercurte negativamente na prevalencia das DSTs, ademais grande parte das escolas não possuem matérias específicas para abordar o tema. Para o filosófo e matemático Pitágoras: Deve-se educar as crianças, para que os homens não sejam penalizados.

Outro fator que merece destaque é o pequeno número de equipes de saúde especializada em DSTs. Profissionais que não recebem capacitação específica acabam despreocupados para explanar sobre o assunto, bem como tratar. As DSTs englobam várias doenças, dentre elas pode-se destacar: Sífilis, Aids, Gonorreia. Independente da orientação sexual, classe social, faixa etária, a contaminação pela ausencia de preservativo- principal método preservativo- é o fator primordial para o aumento exacerbado de casos.

Dessa forma, é de fundamental importancia que o Governo Federal enfatize campanhas preventivas diante todo o ano, com a utilização de propagandas, panfletos, folders, mídias virtuais, além da implantação no ambito escolar de matériais específicos de orientação sexual. Ademais, as escolas devem realizar debates, discussões de forma lúdica. Só assim iremos combater as DSTs.

Compartilhar

2 Correções

  1. 1- A redação ficou bem estruturada, pois demonstrou um excelente domínio padrão apresentando poucos erros gramaticais.
    2- desenvolveu bem o tema proposto.
    3- foi um belo texto dissertativo-argumentativo muito bem desenvolvido.
    4-demonstrou belos recursos coesivos no texto.
    5-elaborou uma proposta bem entendida que relacionou muito bem com a tese apresentada, porém coloco uma pequena observação na falta de elementos na conclusão.

    • 0
  2. Boa tarde, Nuneslaís! 1. Você desenvolveu bem a sua redação, porém, errou na parte em que cita “Só assim iremos combater as DSTs” – não utilize, de maneira explícita ou subjetiva, o pronome “nós”, pois a redação do Enem é direta na questão de não haver contato entre o escritor e o interlocutor.
    2. Em sua conclusão não o detalhamento e a finalidade das ações. É necessário a presença do “agente, modo, meio, detalhamento e finalidade”.
    3. Notei erros ortográficos, acredito que seja na hora de digitar, porém, deve-se atentar aos mesmos, por exemplo: prevalencia, consequencias, entre outros.
    4. Há frases extensas que necessitam de vírgulas, por exemplo: “Mencionar sobre o tema sexo ainda gera bastante repercurssão entre muitas famílias e essa ausencia de diálogo repercurte negativamente na prevalencia das DSTs” – a vírgula vêm após “DSTs”, porém, deveria também vir após “famílias”. OBS: A palavra correta é “repercute”.
    Essas foram minhas sugestões, espero que você as utilize e que melhore cada vez mais!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.