O machismo nada mais é do que a superioridade do homem acima da mulher. Ademais, é notório a presença desse comportamento nos dias atuais. Como resultado, apesar da agressão física ser considerada crime, o aumento de casos de violência contra a mulher vem aumentando cada dia mais por falta de medidas eficientes que venham proteger a vítima.
A priori, o lar deveria ser um espaço de conforto e tranquilidade para viver, porém, muitas vezes esse cenário é invadido pelo caos e sofrimento. As agressões físicas, verbais e sexuais acabam virando rotina dessas mulheres nos seus lares e a falta de medidas eficientes fazem elas ficarem refém do seu agressor. De acordo com a Frida Kahlo “isolar-se no próprio sofrimento é permitir que ele destrua o interior” levando a reflexão de que a contínua presença de agressões intensificam ainda mais a depressão por não conseguirem uma fuga dessa realidade tão cruel.
Ademais, o isolamento social agravou esses casos deixando a mulher cada vez mais vulnerável. Apesar das medidas como canais de atendimento a mulher e lei maria da penha existirem a demora para que realmente funcione é vista. E por não conseguirem socorro e não ter um local para onde ir, mais uma vez elas são silenciadas e vítimas de mais agressões. Sendo assim, ferindo os seus direitos de liberdade e segurança pessoal constado na ONU.
Portanto, é de supra necessidade que o Governo Federal viabilize canais rápidos de acesso, como aplicativos, para que essas mulheres possam fazer uma denúncia. Ademais, que conscientize ainda mais a população sobre o dever de denunciar e ajudar o próximo em casos como esses. E que, venha criar em cada bairro casas de apoio para receber e cuidar dessas mulheres, dando total apoio psicológico e também cursos profissionalizantes para que elas venham conquistar sua autonomia.
mariayasminbnd
Na introdução seria importante você relacionar como o machismo está introduzido no tema, pois você apenas o cita e não faz uma relação direta com a sua posição, ele seria o principal motivo da violência doméstica? Seria um dos atos que devemos deitar até que a violência comece? Porque você está citando? Use essas perguntas antes de abordar esse fato
No desenvolvimento I seria bom citar quais são as faltas de medidas para dar mais ênfase ao seu pensamento, e foi muito bem colocado a sua alusão com o pensamento da Frida Kahlo, já que é uma figura histórica importante na luta das mulheres.
No desenvolvimento II você teve alguns erros como
desconexão da palavra/termo.
Na conclusão faltou a relação com os parágrafos anteriores e poderia ter um agente que vá direto ao ponto, como o da Ministério da Justiça por exemplo, pois o Governo Federal se torna algo muito geral ao assunto, ao meu ver. E deixe o seu ponto de vista com a importância do porque aquela ação deve ser tomada o mais rápido possível.
Maria Fernanda h Tonial
Primeiramente salienta-se que machismo e violência domestica não estão em muitas vezes relacionados, isso porque machismo caracteriza-se por impor superioridade ( econômica, viril, intelectual, social, força) sobre o gênero feminino, sendo caracterizado como um preconceito verbal que é o que ocorre quando realiza-se piadinhas, elogios desrespeitosos, comentários não construtivos, falas desmerecedoras e que ridicularizam nós mulheres.
Violência domestica é o ato físico de agredir a mulher, não significa que não esteja atrelado ao machismo, mas são casos bem distintos já que a violência ocorre no âmbito domestico enquanto o machismo expande-se para todos os âmbitos de convivência
seria interessante que fosse dado mais enfase no tema descrito no titulo, citado os motivos que favoreceram tal fato, e possíveis saídas para isso em meio a uma pandemia. Mas de qualquer forma, parabéns!