Regente

O aumento da pressão sobre as mulheres causado pela pandemia

  • 0

No filme “Homem-Aranha”, o jovem estudante Peter Parker desenvolve superpoderes e com suas teias extremamente resistentes tenta parar um trem sozinho, o que lhe exige muito esforço físico e rasga seu uniforme. De maneira análoga, as mulheres têm sido duramente pressionadas em tempos de pandemia da Covid-19, por terem de cuidar do trabalho doméstico e da vida profissional em alguns casos. Com isso, é notório que a falta de empatia é um fator que sustenta o problema, e a sobrecarga emocional gerada pela pressão supracitada tem como efeito os danos psicológicos a elas.

Em primeiro plano, vale ressaltar o modo pelo qual a ausência de uma mentalidade empática contribui para a continuidade da problemática. Nesse sentido, é importante perceber que alguns homens têm o pensamento de que o trabalho doméstico é dever exclusivo da mulher, o que é notório em frases como: “Lugar de mulher é na cozinha”. No entanto, esse ponto de vista machista surge da incapacidade de colocar-se no lugar do outro, a qual é prejudicial em períodos de pandemia, uma vez que muitas mulheres levam o trabalho profissional para casa. Assim, é imprescindível que as pessoas do sexo feminino sejam tratadas com igualdade, e não sobrecarregadas com trabalho excessivo.
Em segundo lugar, nota-se os danos psicológicos ocasionados pelo excesso de encargos pelos quais as mulheres são responsáveis no período do novo coronavírus. Nesse âmbito, elas são, por vezes, encarregadas de cuidar da família, do trabalho doméstico e também da vida  profissional, o que se apresenta como pressão, tanto física quanto mental. Destarte, em tempos de Covid-19 isso se intensifica, pois o seu ofício é realizado em casa – conhecido como home office – e tem por efeito os prejuízos à saúde mental feminina.
Depreende-se, portanto, que não é conveniente que as mulheres permaneçam sobrecarregadas, e são necessárias medidas que atenuem o problema. Por isso, cabe ao Poder Executivo a criação de campanhas públicas denominadas “Não é só as mulheres que precisam trabalhar” e “Lugar de mulher não é só na cozinha”. Dessa forma, a finalidade de mostrar os prejuízos da sobrecarga emocional pela qual passam as mulheres na pandemia será alcançada, por meio de banners com dados sobre esse impasse.

Compartilhar

1 Correção

  1. Oii, tudo bem? Não sou profissional na redação, mas vou te ajudar com o que sei.

    C1: Domínio da escrita formal
    200

    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
    200

    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Trouxe ótimos repertórios!
    200

    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    200

    C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
    Te aconselho a retomar um repertório que você trouxe na redação na última frase da conclusão, assim você consegue finalizar o texto de uma forma impactante e relacionando as informações que você trouze
    160

    Parabéns! Sua redação está excelente, com os três repertórios, ótimas teses e argumentos e contém os cinco itens na conclusão. Nota final: 960

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.