O aumento da população em situação de rua

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Segundo o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, do escritor Machado de Assis, o defunto-autor relata que não teria filhos de modo a negá-los o legado da miséria humana. Fora da ficção literária, essa realidade se evidencia, tendo em vista, o crescimento populacional em situação de rua, tornando-se um desafio a ser enfrentado organizadamente no Brasil. Sob esse viés, convém analisar tal quadro ligado a aspectos tanto como a falta de emprego quanto às condições precárias.

A princípio, no filme “A procura da felicidade”, Chris Gadner vivencia problemas financeiros, é despejado do apartamento e termina dormindo em metrôs, banheiros públicos e asilos. Analogamente, salienta-se que há o deslocamento de diversas pessoas para as metrópoles, em busca de melhorias. No entanto, se deparam com o desemprego, não tendo como custearem moradia, alimentação e água, o que corrobora para o aumento dos sem-teto. Desse modo, é incabível que em um país dito democrático, haja descaso governamental diante dessa situação, permitindo a marginalização social.

Outrossim, segundo o ativista Nelson Mandela, “lutar contra a pobreza não é um assunto de caridade, mas de justiça”. Com efeito, ressalta-se que os moradores de ruas convivem em estados desumanos, sendo mais suscetíveis a contraírem doenças, por exemplo, o coronavírus, o qual pode provocar inúmeras mortes desses indivíduos, pois, estão mais expostos, principalmente, por ausência de isolamento, higiene e recursos preventivos, como máscaras e álcool gel. Nessa ótica, é inaceitável que prerrogativas essenciais ao homem, como a saúde, estejam constatadas só na teoria, permitindo que essa parte da população viva em situações hostis.

Infere-se, portanto, que medidas sejam tomadas para mitigar esse impasse. Destarte, o Governo deve criar abrigos temporários, por meio do direcionamento das verbas pagas pelos cidadãos e do apoio de ONG’s, com a reforma de casas abandonadas ou pagamento de aluguéis, com o intuito de promover a reintrodução social dessas pessoas, até elas terem uma estabilidade financeira. Espera-se, com isso, que a luta contra esse problema não se torne questionamento de caridade, e assim o único legado a ser transmitido será de uma sociedade mais justa e igualitária.

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4 Correções

  1. Oi madriele03, tudo bem?
    Alguns apontamentos da sua redação:
    *mas antes já deixo registrado que ela está muito boa!
    Parágrafo 1
    * Colocaria vírgula + crase “…Sob esse viés, convém analisar tal quadro ligado a aspectos tanto como a falta de emprego (,) quanto ÀS condições precárias.”
    Parágrafo 2
    *Tiraria a vírgula depois de METRÓPOLES + ponto final depois de MELHORIAS (para que a continuação com NO ENTANTO faça sentido, visto que irá apresentar outro ponto de partida e vai se estender nele): “…pessoas para as metrópoles em busca de melhorias.”
    *Colocaria ponto e vírgula depois de ÁGUA (só pra frisar que o fim da frase já está chegando e também para evitar de usar a vírgula mais uma vez: “No entanto, se deparam com o desemprego, não tendo como custearem moradia, alimentação e água; o que corrobora para o aumento dos sem-teto.”
    * Usaria outra palavra no lugar de INADMISSÍVEL (uma que fosse menos apelativa, pois acho que traria mais seriedade á ênfase que quer passar): “Desse modo, é INCONCEBÍVEL / INCABÍVEL que em um país dito democrático, haja descaso governamental diante dessa situação, permitindo a marginalização social.
    Parágrafo 3
    * Trazer a tona a questão do coronavírus no seu tema realmente dá um aspecto de que seu texto está dentro dos contextos atuais, porém, não acredito que esse tenha sido o melhor exemplo a ser colocado. É claro que não devemos menosprezar de forma alguma esse tema / essa pandemia, mas acredito que no contexto de pessoas em situação de rua, há outras doenças “mais significativas”. (Não espero que soe como falta de empatia, mas apesar dos números altíssimos de mortes e de contaminações com o corona, há muitas outras doenças que já estão enterradas nesse descaso. Doenças essas por exemplo, que esbarram até mesmo nas questões de saneamento básico. Além disso, felizmente ou infelizmente, por enquanto a maioria dos “portadores” do covid estão nas classes ainda abastadas (sejam pouco ou muito abastadas). Poderia citar a Pneumonia, por exemplo, que pode ser causada e/ou intensificada por temperaturas baixas, ou seja, falta de proteção. Ou DST’s que é comum, ou até mesmo problemas psicológicos como depressão, esquizofrenia e ansiedade que podem levar ao suicídio, por exemplo.
    Deixo algumas matérias que podem te ajudar mais sobre as doenças etc…
    – http://svs.aids.gov.br/dantps/centrais-de-conteudos/paineis-de-monitoramento/mortalidade/gbd-brasil/principais-causas/
    – http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/06/mais-de-100-moradores-de-rua-morreram-desde-marco-em-sp-diz-iml.html
    – https://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/alem-da-pobreza-moradores-de-rua-vivem-com-constante-ameaca-de-doencas.html
    Parágrafo 4
    * Se sua redação for para ENEM, na sua PI (Proposta de Intervenção), precisa conter os 5 elementos da 5ª competência:
    Agente(s): (ator social) – Quem vai resolver o problema?
    Ação / Ações: O que será feito para solucionar o problema?
    Meio / Modo: Como a ação ou as ações serão resolvidas? Através do que? Por meio de?
    Efeito / Finalidade: Para que? (Evitando finalidade ampla, e fazer finalidade + específica)
    Detalhamento: Exemplificação (Pode ser exemplificação da finalidade, da ação, do meio/modo)
    Vamos analisar agora se você cumpriu a todos os requisitos da 5ª competência:
    Agente: Governo
    Ação: “…deve criar abrigos temporários…”
    Meio/ Modo: “…por meio do direcionamento das verbas pagas pelos cidadãos e do apoio de ONG’s…”
    Detalhamento: (CONSIDERARIA O DETALHAMENTO DO MEIO/MODO= “… com a reforma de casas abandonadas ou pagamento de aluguéis…”
    Finalidade: “…com o intuito de promover a reintrodução social dessas pessoas, até elas terem uma estabilidade financeira.” OBS: Apesar da sua FINALIDADE se adequar ao proposto, na conclusão eu tentaria abordar algo, simples que fosse, mas a respeito das doenças/problemas de higiene que você citou no parágrafo 3, do seu segundo desenvolvimento (não seria necessário outra PI para o 2º desenvolvimento, mas só pra não causar a sensação de que você esqueceu de trazer alguma “solução”a essas outras questões, deixando a Deus dará)
    *Sua proposta de intervenção está COMPLETA. Vamos as notas:
    C1: 200
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160
    C5: 200
    Nota final: 960
    Beijoooss

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  2. Muito bom!
    Você só precisa prestar atenção em algumas, poucas, competências. Mas está muito próximo da nota máxima! Dê uma olhada abaixo nos pontos que você pode melhorar no seu texto e mantenha a prática.
    ONDE VOCÊ PERDEU MAIS PONTOS:
    Na introdução, o uso da expressão “diz que” demonstra informalidade. Sugestões: “retrata, relata, apresenta, aborda”, entre outras.
    Além disso, a palavra “corrobora” não é sinônimo de “colabora”, portanto não deve ser sucedida de “para”. Corroborar é o mesmo que afirmar, comprovar, atestar, reforçar.
    Alguns deslizes relacionados à crase também foram expostos.
    Entrementes, é necessário observar mais errinhos presentes, que por ora foram os que consegui identificar (não sou profissional kkk).
    No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento, não foi definido um tópico frasal, uma oração que apresenta a ideia central que será desenvolvida no texto. Como sugestão, você poderia introduzir o argumento 1 e, sequencialmente, a obra que será retratada.
    Exemplo: “A princípio, é necessário entender que o desemprego contribui para a precariedade da vida dos indivíduos. No filme ‘A Procura da Felicidade’…”
    No segundo desenvolvimento ocorreu a mesma coisa.
    Sugestão: “Outrossim, é notório que parcela da sociedade apresenta vulnerabilidade a situações críticas. Segundo Nelson Mandela…”
    Dica: Revise as competências 1 e 4, dando atenção às regras de pontuação, sintaxe e estrutura dos períodos.
    Língua portuguesa: 180
    Tema e gênero dissertativo: 200
    Defesa do ponto de vista/ coerência: 200
    Coesão e articulação: 160
    Proposta de intervenção: 200
    Nota: 940 :D
    Até!

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  3. Eu gostei muito de sua redação, você tem um bom domínio da norma de escrita que é pedida no tipo de texto como esse.
    Mas eu não colocaria em dois parágrafos, apesar de no segundo você está explicando a problemática, você poderia usar os dois filmes na alusão da introdução.
    Bom nos dois parágrafos do desenvolvimento você poderia explicar a problemática e defender a sua tese que deve estar contida na introdução.
    O terceiro parágrafo não tenho nada a comentar, você utilizou uma boa citação para iniciar um parágrafo que você apresentou com as consequências do problema vivido.
    A conclusão está excelente, você apresentou uma tudo o que deve estar contido na conclusão, você definiu quem deve, como e o modo de resolver o problema gerado, e ainda apresentou um tempo necessário. Você está de parabéns
    uma nota:
    960

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  4. O texto está dentro do recorte temático apresentado na proposta, e a leitura do mesmo flui muito bem. Parabéns!
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa = 200
    O seu desempenho foi ótimo, você demonstra um excelente domínio da língua portuguesa, com pouco ou nenhum desvio gramatical.
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo = 170
    possui uma argumentação consistente, com linha de raciocínio que atende ao formato do texto, passando pela proposição, argumentação e conclusão.
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista =190
    o conteúdo está dentro do tema, de maneira organizada, e com indícios de autoria e defesa de ponto de vista.
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação = 200
    demonstrou capacidade de estruturar o texto e apresentar, de maneira coesa e fundamentada, os argumentos.
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural = 200
    Você propôs ideias para solucionar um problema relacionado no tema.
    nota: 960

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