Iniciante

O aumento da fome no Brasil em contexto de pandemia

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Se puderem colocar as notas de cada competência para eu ter uma base agradeceria muito!! <3

 

A constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° o direito a assistência aos desamparados como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a consequência que a pandemia causa, principalmente, na alimentação do povo brasileiro, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse impasse, como a falta de emprego para os chefes de família – em que as crianças, desde muito cedo, necessitam trabalhar para ajudar nas despesas de casa – quanto a evasão escolar, em consequência do trabalho infantil.
Sob esse viés, não é atual o desemprego no Brasil, ainda mais no contexto de pandemia, visto que aumentou drasticamente os dados. Segundo o site Estado de Minas, o país registrou um recorde histórico de pouco mais de 14 milhões de pessoas à procura de emprego, com um aumento de 2 milhões em relação ao ano passado, quando o Sars-CoV-2 ainda estava começando a se proliferar. Torna-se evidente, portanto, a ineficácia do Estado devido a poucas ofertas de trabalho para muitos desempregados. Segundo o sociólogo Karl Marx, “o dinheiro é a essência alienada do trabalho e da existência do homem”, sendo de suma importância para a sua sobrevivência. Nesse sentido, é preciso evitar que esse número continue a crescer.
Ademais, é fundamental apontar a evasão escolar como impulsionador do aumento da fome no Brasil no contexto de pandemia. Segundo o filósofo brasileiro Paulo Freire, “se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. Diante de tal exposto, é necessário que os jovens tenham liberdade para brincar ao invés de trabalhar, mas a necessidade os obriga a optar pelo trabalho e, por muitas vezes, devido a não conciliação, eles acabam largando os estudos para ajudar a alimentar sua família. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Estado, por intermédio do Conselho Tutelar e Ministério da Economia, faça palestras nas escolas, monitorem os alunos e empreguem mais pessoas nas prefeituras – contribuindo para o combate a fome e, consequentemente, o trabalho infantil – a fim de tornar uma sociedade mais igualitária e evitar tantos números de desemprego. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos elencados na Magna Carta.

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3 Correções

  1. Sua introdução está ótima! Também pude ver de cara a sua tese.
    No D2, citar Max foi uma boa jogada, isso enriquece seu texto. Cuidado com as vírgulas e pontuações!
    Pense em usar (;) quando o espaço for menor que ponto é maior que vírgula, vejo excesso de vírgula.
    Na conclusão- também só identifiquei quatro reagentes. Uma dica é usar o tema para reafirmar a conclusão.

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  2. Introdução- Amei sua contextualização, tese muito bem explícita, apresentou o que irá desenvolver no D1 e no D2, mas evite desenvolver essas ideias antes da hora, como você fez em: “– em que as crianças, desde muito cedo, necessitam trabalhar para ajudar nas despesas de casa –”, você só perde linhas com isso.

    D1- ótimo uso dos dados, desenvolveu as ideias, usou muito bem os conectivos, senti apenas falta de modalizadores de opinião, como infelizmente, tristemente, esse cenário caótico etc (para mostrar indiretamente sua opinião sobre a situação). E evite fechar o desenvolvimento com uma espécie de antecipação da conclusão, opte por um fechamento crítico, como você fez no D2.

    D2- Bom desenvolvimento das ideias.

    Conclusão- senti falta da retomada do tema na abertura da conclusão. Identifiquei apenas 4 agentes!

    Nota 840

    C1: 160 (mal uso da vírgula em algumas situações, e erro de grafia)
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160 (falta de modalizadores de opinião e fechamento crítico)
    C5: 160

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  3. Olá tudo bem? Estarei realizando a correção da sua redação, contudo vale ressaltar que não sou nenhum profissional, mas farei o meu melhor para lhe proporcionar uma redação de qualidade!

    “dificultando,(1) deste modo”

    (1)- Vírgula mal posicionada, a vírgula não se encaixa nesta posição, ocasionando um erro de pontuação.

    “que aumentou drasticamente os dados.(2), (3)”

    (2)- problema de grafia, onde você misturou a escrita informal com a formal, o correto seria “Houve um aumento exponencial dos dados”

    (3)- Ponto final mal empregado, poderia ser substituído por vírgula.

    Você demonstra um bom repertório e uma boa escrita, mostrando-se a par do assunto, porém, a sua conclusão não cumpriu bem a exigência do texto dissertativo-argumentativo, não apresentou uma proposta de intervenção concisa. Fora isso, você apenas cometeu alguns erros de pontuação, recomendo estudar um pouco mais sobre a pontuação e sobre o texto dissertativo-argumentativo.

    Abraços virtuais, bons estudos! :)

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