No livro ‘’Vidas Secas’’ de, Graciliano Ramos, retrata a vida simples de uma família castigada pela seca no interior nordestino no qual procuravam moradia e alimento. De maneira análoga ao período de seca da obra literária, no Brasil passamos pela pandemia, na qual ocorreu o aumento da fome. Logo, é necessário que medidas devam ser tomadas com o intuito de amenizar a fome durante o contágio do Covid-19, que é provocada pelo desemprego e pela ineficiência do Estado.
Sob esse viés, o desemprego na pandemia é a causa primária da fome no Brasil. Segundo o IBGE, durante o surto da Covid-19 houve uma aumento de cerca de 3,4 milhões de pessoas desempregadas, totalizou mais de 13,5 milhões. Nesse contexto, o agravamento da fome foi por consequência do desemprego e do isolamento social que tirou a renda de várias famílias de classe média. Desse modo, é inaceitável que a fome no Brasil, durante a pandemia continue a ser tratado como um assunto pouco relevante, o que não pode ser tolerado.
Ademais, a ineficiência do Estado em não intervir no agravamento da fome no Brasil, durante a pandemia é uma grande precursor. De acordo com o Geografo Milton Santos, no texto ” Cidades Mutiladas” a democracia só é atingida quando atinge a totalidade do corpo social, ou seja, todos os cidadãos devem desfrutar da democracia. Entretanto, a democracia de Milton Santos não é seguida no Brasil, visto que, durante a surto da Corona-vírus houve o agravamento da fome, na qual poderia ser controlada mesmo antes da pandemia através de políticas públicas para ajudar essas famílias que passam por miséria. Assim, a falta de responsabilidade e inoperância do Estado em não auxiliar esse público não pode ser aceita.
Em suma, medidas devem ser tomadas para intervenção do aumento da fome durante a pandemia no Brasil. Seguindo essa linha de pensamento, o Governo Federal com auxílio das cidades deve fiscalizar e distribuir cestas básicas para as famílias necessitadas, essa fiscalização deve ocorrer por meio visitas nas residências, verificação da renda familiar e pela quantidade de moradores, assim, amenizar o aumento da fome durante o contágio da Covid-19. Além disso, para redução do desemprego, o Estado deve investir em obras públicas para expandir a oferta de emprego como foi na Copa do Mundo e Olimpíadas. Portanto, com estas medidas, o Brasil alcançará a sociedade democrática proposta por Milton Santos.
MariaLuiza1313
Oii, espero poder te ajudar um pouco. Vamos lá….
C1: 160 (pontuação e vírgula. Lembre-se que o após o uso de conectivo, deve-se colocar vírgula. “De acordo, com Geografo Milton Santos..”
C2: 200 (ótima organização e interpretação do eixo temático).
C3: 160 (ficaram muito boas a suas argumentações, porém, explore mais o argumento do segundo paragrafo, em comparação, o terceiro está mais completo.
C4: 160 (ótimos conectivos, entretanto, cuidado com as repetições de palavras (você repetiu muito a palavra pandemia, por exemplo).
C5: 160
AGENTE: Contém.
AÇÃO: Contém.
MODO: Contém.
EFEITO: Contém.
DETALHAMENTO: Não contém.
Nota: 840.
Continue praticando e indo em busca dos 900+!
Samuel1818
Olá, Hipólito!
Primeiramente, parabéns pela redação. É perceptível que você conhece os mecanismos da dissertação-argumentativa, trouxe isso no seu texto. Alguns pontos:
C1- 120pts. Vi uma quantidade de erros considerável que lhe tiraria alguns pontos nessa competência. Algumas palavras escritas incorretamente e vírgulas não tão bem posicionadas. Veja:
•No livro “Vidas Secas” de, Graciliano Ramos… (essa vírgula não existe);
•seca no interior nordestino no qual… (aqui já é o contrário. Faltou uma vírgula depois de *nordestino*, porque esse *no qual* indica um novo comentário);
•*passamos* pela pandemia… (cuidado com a 1° pessoa. A redação do ENEM exige 3° pessoa, somente);
Isso só no 1° parágrafo. O ENEM aceita até no máximo 2 ERROS da normal-culta, e como eu já mencionei 3, você já perderia de cara 40pts na C1.
C2- 200pts. Aqui você está de parabéns! Compreendeu muito bem a proposta, o que foi citado na introdução existe no desenvolvimento… Comprovou isso trazendo outras áreas do conhecimento, como dados estatísticos do IBGE e um repertório sociocultural do Milton Santos,
que enriquecem sua redação.
C3- 160pts. Nessa competência, o corretor avalia o sentido, se os fatos estão bem selecionados, organizados, e você cumpre isso. Em outras palavras, mantém a coerência: o que foi citado na introdução, foi trazido (e muito bem trazido) no desenvolvimento.
C4- 200pts. Sem reclamações! Os conectivos são os responsáveis por essa competência, pois eles farão a ligação dos parágrafos, e no seu texto tem isso.
“De maneira análoga”, “Logo”, “Sob esse viés”, “Segundo”, “Nesse contexto”, “Desse modo”, dentre outros mais… Já que existem tantos elementos conectores na sua redação, é porque já sabe como usá-los, e isso é notável!
C5- 160pts.
Vamos ver se tem os 5 elementos de intervenção:
•Agente- Governo Federal e cidades;
•Ação- fiscalizar e distribuir cestas básicas para as famílias necessitadas;
•Meio- fiscalizações por meio de visitas nas residências, verificação da renda familiar e pela quantidade de moradores;
•Finalidade- amenizar o aumento da fome durante o contágio da Covid-19.
Faltou o DETALHAMENTO, mas vamos ver se na sua 2° proposta de intervenção possui os 5 elementos:
•Finalidade- para redução do desemprego;
•Agente- Estado;
•Ação- deve investir em obras públicas para expandir a oferta de emprego;
•Detalhamento- como foi na Copa e nas Olimpíadas.
Nessa, faltou o MEIO. Na outra, o DETALHAMENTO… Dos 5 elementos da conclusão, você usou 4, então ganha 160pts.
Dica: AS DUAS PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO NÃO PRECISAM FICAR COMPLETAS. UMA DELAS TENDO OS 5 ELEMENTOS, JÁ BASTA PARA OS 200PTS NA C5.
Pontuação final: 840
•Sugiro estudar o uso da vírgula e do ponto final.
Outra coisa: A profissão nunca é escrita com letra maiúscula, como você fez em Geografo Milton Santos. Pequenos erros lhe renderam -80pts na C1.
•Fazer os 5 elementos da conclusão em pelo menos uma das duas propostas, pois a C5 é a competência mais fácil de garantir 200pts.
Espero ter ajudado. Bons estudos!