As pirâmides etárias são utilizadas para identificar a população de um determinado país ou região dividindo os habitantes de acordo com sua faixa etária e sexo. No Brasil essa pirâmide vem se modificando cada vez mais , visto que há uma redução na taxa de natalidade do país e um aumento de números de idosos. Portanto , é necessário observar os fatores políticos e sociais que podem influenciar em possíveis problemáticas e suas resoluções.
Em primeiro lugar, pode-se dizer que são vários os fatores que influenciam no aumento da expectativa de vida como: o saneamento básico, alimentação, índice de poluição e entre outros. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) anunciou o aumento da expectativa média de vida para o brasileiro de 74,9 para 75,2 e publicou também que a melhora da coleta de lixo e do tratamento de água contribuíram para o aumento dessa expectativa. Diante desse fato, é de extrema importância que o governo continue investindo na saúde básica da população.
Por outro lado, com aumento do número de idosos no País , as despesas do governo com a aposentadoria sobe e eles precisaram pagar os benefícios para mais gente e por mais tempo. Outrossim, é que a redução do número de jovens aumenta os problemas no mercado de trabalho , fazendo com que o custo da mão de obra aumente e gere problemas econômicos ao governo.
Diante desse cenário , o governo poderia separar um pouco do dinheiro recebido para pagar os pedidos de aposentadoria. Além disso , poderiam ser feitos palestras que incentivem os jovens maiores de 16 anos a trabalhar e assim aumentar o número de adolescentes no mercado de trabalho , impedindo o elevado custo da mão de obra.
Obs: coloquem nota no fim da correção por favor, obrigada.
Kleberrrrrrr
Olá, sou iniciante por aqui.
Ainda não possuo capacidade de avaliar por nota, mas vou deixar comentários sobre todos os seus parágrafos.
Introdução: Consegui identificar sua contextualização e tese, porém não encontrei o tema.
Desenvolvimento 1: Achou que faltou desenvolver mais o último período do parágrafo.
Desenvolvimento 2: Alguns argumentos não fazem muito sentindo e falta um pouco mais de explicação.
Conclusão:Falta elementos da proposta de intervenção.
[email protected]
Olá! Não poderei te avaliar com uma nota, pois ainda não tenho conhecimento suficiente para isso, mas vou tentar ajudar.
Na sua Introdução, não consegui identificar sua tese, suas argumentações. Recomendo que você estude essa parte mais à fundo.
Seus desenvolvimentos ficaram bons, apresentou dados e no geral, apresentou bom domínio da escrita padrão com poucas inadequações. Para enriquecer mais o seu texto, você poderia ter usado alguma citação sociocultural para compará-la com a situação no país e a partir disso, montar suas argumentações. Recomendo também, estudar mais sua proposta de intervenção, apresentando modo/meio, detalhamento, etc.
Espero que tenha ajudado, parabéns e não deixe de treinar.
[email protected]
C1: Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de
escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. 160.
C2: Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo. 200.
C3: Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada,
com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. 160.
C4: Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta
repertório pouco diversificado de recursos coesivos. 120.
C5: Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não
articulada com a discussão desenvolvida no texto. 80.
Total: 720