O aumento da expectativa de vida entre os brasileiros

  • 0

Pirâmides demográficas caracterizam a distribuição demográfica de um país entre as diferentes idades. Atualmente, o Brasil se encontra, graças aos avanços tecnológicos favorecidos pelas recentes revoluções industriais, em um momento no qual a expectativa de vida dos brasileiros aumenta, ocasionando, consequentemente, maior número de idosos e maior necessidade de políticas públicas que reflitam sobre o tema. Assim sendo, é válido observar os fatores sociais e econômicos que influem para a ocorrência de possíveis problemáticas e suas consequentes resoluções.
Em primeiro lugar, ressaltar-se-á os elementos sociais que dificultam a completa garantia de direitos por essa camada. No filme Up – Altas Aventuras, o personagem principal Carl – um insatisfeito idoso vendedor de balões -, após se envolver em problemas junto às autoridades públicas, é obrigado a se internar e, por isso, foge em busca de seu sonho e de sua esposa. Não pertencente somente ao campo artístico, a história apresentada pelo filme demonstra preconceitos e violências sofridas por idosos na realidade brasileira.
Outro fator que impede o total desenvolvimento dessa faixa etária pertence ao âmbito econômico. Por conta de um maior número de idosos, mudanças no regime previdenciário devem ser feitas; o que, como visto em alguns países, não ajuda, mas prejudica essa população. Na Europa, reformas previdenciárias foram necessárias ainda no século passado. Na América Latina, Chile é o país que se destaca, para parcela de autoridades, como modelo a se imitar – no caso chileno, não há sistema previdenciário público -, apesar de problemas já listados sobre esse exemplo.
Fica claro, portanto, que o aumento da expectativa de vida do país aumenta consonantemente às dificuldades enfrentadas. Nesse sentido, é necessário que o Estado, por meio da parceria entre os Ministério da Cidadania e da Economia, junto à entidades privadas, divulgue campanhas em veículos midiáticos que combatam o preconceito e a violência já exemplificados. Além disso, é válido o desenvolvimento de debates junto à sociedade civil sobre projetos previdenciários, a fim de aderir à melhores modelos. Espera-se com isso que o país seja capaz de conciliar seu novo momento demográfico.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, gostei muito da sua redação!
    Na introdução você apresentou um repertório sociocultural, exibiu o tema da redação, tbm problematizou. Porém, você não deixou claro os argumentos que deram tratados nos desenvolvimentos.
    No desenvolvimento 1, você começou com um tópico frasal apresentando um argumento. Apresentou um repertório sociocultural e fechou o parágrafo com um desfecho por meio de uma crítica. Também pude perceber estes elementos no desenvolvimento 2.
    Em relação a sua conclusão, começou muito bem com um tópico frasal conclusivo, apresentou um agente interventor, uma ação interventiva e uma finalidade. Porém senti falta de dois elementos que é o meio/ modo que indetificamos no texto pelas palavras por meio de ou por intermédio. E faltou tbm o detalhamento.
    No contexto sua redação está boa, só falta você trabalhar melhor os argumentos deixando-os explícitos e ter atenção na conclusão visto que você perdeu 80 pontos por faltar o meio/modo e o detalhamento. Lembrando que cada elemento da conclusão vale 40 pontos!

    • 1
  2. Olá, seu texto está com uma boa estrutura, uma introdução coerente e uma boa articulação entre os parágrafos, mas quanto a seus argumentos eles tem alguns problemas.
    No primeiro parágrafo de desenvolvimento não ficou clara a relação entre o filme Up – Altas Aventuras e o tema, não estou dizendo que o filme não tem nada relacionada ao tema de sua redação (até porque eu nunca assistir esse filme) mas é necessário ter uma clareza da relação entre a citação e o tema da redação ao ponto de alguém que não conheça o filme compreenda a o contexto como um todo.
    Em D2 ao citar reformas feitas no sistema previdenciário chileno, você fala de “problemas causados pela falta de um sistema público de previdência” no entanto você não dá nenhum exemplo desses problemas. sempre que você citar uma situação como boa ou ruim você deve, ao menos, exemplificar porque aquilo é bom ou ruim.
    Em resumo, a redação deve ser um texto formal, no entanto deve ser claro no ponto de visto defendido, e as citações usadas como repertório sócio-cultural devem está contextualizadas para que se entenda sua relação com o tema.

    • 1
  3. Olá, tudo bem? Li sua redação e queria trazer algumas informações que possam acrescentar. Bom, a primeira dica que eu queria dar é: *explicite sua tese na introdução*. É recomendado que isso aconteça, para que o texto dissertativo-argumentativo gire em torno da sua opinião (tese). Além disso, dê uma pincelada nos argumentos que sustentam a sua tese já na introdução, apresentando-os de na ordem em que deverão se tratados.
    Vou usar uma introdução sobre o tema “persistência da violência contra a mulher”, que foi o tema do enem 2015 (se eu não me engano)
    “Jean-Paul Sartre, filósofo francês, defendia a ideia de que a violência, de qualquer maneira manifesta, é sempre uma derrota. Infelizmente, a prática da agressão no Brasil tem sido preocupante, se agravando em relação a violência contra a mulher. A qual, embora seja combatida, continua a persistir por causa da ineficácia do julgamento dos casos denunciados e consequentemente a exposição das denunciantes. Diante disso, medidas são necessárias para se resolver essa problemática ”
    Perceba que no finalzinho, são pincelados argumentos que serão tratados na frente. E esses argumentos tem uma relação de causa e consequência, o que é uma boa. E outra dica é: use sinônimos e aumente o uso de conectivos no seu texto. Não precisa ter um vocabulário de outro mundo, mas é necessário que você demonstre domínio sobre seu próprio vocabulário.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.