Na “Utopia” do filósofo Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual, se faz ausente as mazelas sociais. Entretanto, fora da ficção, vê se que a sociedade brasileira se faz o contrário da analogia, um desses problemas à atualidade é a evasão escolar crescente no solo verde-amarelo, esse fator pode ser dado à negligência governamental, como também a desigualdade social.
Primeiramente, vale destacar a negligência governamental como fator primórdio a essa problemática. O artigo 6º da Constituição Federal prevê os direitos e garantias da sociedade brasileira, entre eles está o da educação. Sob essa análise, é notável que a Carta Magna não está sendo seguida como previsto, visto que, o abandono estudantil pode se ser dado devido às mazelas governamentais em que há falta de viabilização do estudo a todos e o incentivo a tal. Por tanto, medidas devem ser tomadas.
Ademais, a desigualdade social é outro fator a ser citado. Paulo Freire, educador brasileiro, afirma que “se a educação sozinha não transforma o mundo, sem ela tampouco o mundo será mudado”. Sob essa afirmação, nota-se que a educação é uma das chaves para a diminuição do desiquilíbrio estrutural, no entanto, há diminuição de busca ao ensino por falta de oportunidade, e necessidade de emprego são fatores recorrentes a essa realidade.
Por tanto, medidas devem ser tomadas, para isso, cabe ao poder estatal em prol com o Ministério da educação buscar meio de intervir tal realidade, por meio de campanhas que visem a importância da educação à sociedade, como também criar projetos que garantam a educação profissionalizante à sociedade em desigualdade social, com essas ações o Brasil poderá alcançar a sociedade de Thomas More.
GUSTAVOmath
Otima redaçao parabens , ultizou de forma correta a ESTRATÉGIA DEABERTURA +PROBLEMATIZAÇÃO apresentou a tese, desenvolvimento e topicos frasais ,fez a COMPROVAÇÃO DO ARGUMENTO+ CONEXÃO DO REPERTÓRIO COMO TEMA,apresentou a APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO depois o DETALHAMENTO DAPROPOSTA DE INTERVENÇÃO, e finalmente o FECHAMENTO DO TEXTO. nota 780
Rebeca keisy
Ótimo, palavras formais da língua portuguesa, repertório impecável, coesão e coerência, bem estruturado, perfeito
Fmjh
Fhfh
Fhfh
Fhjh
Fhjh
Ahh
Fghm
Fghm
Fgh
Ahh
Fhjh
Fhjh
Ghhjk
Hj
Ghh
Ghh
Ghh
Thh
Ghh
Ghh
Ghh
Ghh
Thh
Thh.
Tô com preguiça moça, foi mal
Fmjh
Fghm
Tguk
Ghhjk
Tu
Tguk
Tguk
Tguk
Bela acentuação
bxy9n
Olá, Mayx!
Abaixo, segue a correção da sua redação!
NOTA FINAL: 800
COMPETÊNCIA 1 – DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA
NOTA: 160
Comentários:
– Parabéns! É observado raríssimos desvios em relação à norma padrão da língua portuguesa.
– Correção: “desequilíbrio”, “Ministério da Educação (ou MEC)”, “Portanto”.
– DICA: Evite períodos longos. No primeiro parágrafo, logo após “solo verde-amarelo”, um ponto final evitaria o problema. Entretanto, pelo fato de você não ter cometido desvios gramaticais ao longo da sua redação, isso não foi penalizado.
COMPETÊNCIA 2 – COMPREENSÃO DO TEMA E NÃO FUGIR DO QUE É PROPOSTO
NOTA: 160
Comentário:
– Boa abordagem do tema!
COMPETÊNCIA 3 – SELECIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA
NOTA: 160
Comentários:
– Você conseguiu desenvolver o tema muito bem, há indícios de autoria e soube defender um ponto de vista.
– A reflexão dos parágrafos de desenvolvimento (desenvolver os seus argumentos por meio de situações do mundo, etc) pode ser melhorada.
COMPETÊNCIA 4 – CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO
NOTA: 200
Comentários:
– Excelente articulação!
COMPETÊNCIA 5 – ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO QUE RESPEITE OS DIREITOS HUMANOS
NOTA: 120
Pontos de melhoria:
– Não houve retomada da tese no parágrafo de conclusão;
– Não é possível identificar (é possível apenas subjetivamente) a finalidade e o detalhamento na sua proposta.
Comentários:
– Procure trabalhar a proposta de intervenção, articulando a partir dos elementos básicos de uma conclusão de redações do gênero dissertativo-argumentativo (Agente, Ação, Modo/Meio, Finalidade, Detalhamento).