O aumento da depressão entre os jovens no Brasil

  • 0

No Brasil, muito se fala sobre a depressão e seus problemas na sociedade. É de conhecimento que o transtorno é considerado como a doença do século,estando relacionado diretamente com grande parte dos casos de suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país mais deprimido da Ameria Latina. Neste viés,torna-se crucial analisar as causas deste revés, dentre as quais, salienta-se a disseminação da desinformação e o não amparo e apoio suficiente.

Em primeiro momento, a falta de informação a qual a sociedade contemporânea possui. Deve-se ao fato de que, há muitas fontes e recursos midiáticos que compartilham sobre o assunto, porém de maneira muito superficial e alienadora. A tecnologia está inserida na vida dos cidadãos e crescendo de forma exponencial em todo o mundo, trazendo mudanças a todo momento e se transformando constantemente trazendo estigmas como a nomofobia que é causada pela ausência do uso do celular, e está ligada a alienação de mundo causada pelo mesmo. De forma análoga o “Mito da Caverna” alegoria escrita por Platão explica perfeitamente a alusão causada pelo mundo das redes sociais onde a maioria se esconde atrás de sorrisos falsos e aprovação alheia.

Dessa forma,deve-se refletir a respeito do preconceito acerca da depressão, relacionando-a com uma “fraqueza” do portador. Essa afirmação antipática e irresponsável acaba por agravar a situação de quem sofre a doença podendo levar até mesmo ao suicídio.

Faz-se necessário, que medidas preventivas de combate a depressão sejam tomadas por órgãos e funcionários capacitados. Tal como, maior investimento do governo na área da saúde, com valorização dos profissionais e psicólogos e que os pacientes possam ter consultas grátis,para aqueles que não tem condição financeira,em postos de saúde ou clínicas especializadas. Tecnologia é algo inovador e revolucionário e com infinitas informações a todo momento, mas que deve ser manuseada com sabedoria e cuidado para que o cidadão não fique preso nesta síndrome.

Compartilhar

1 Correção

  1. Bom dia! Vou corrigir essa redação tendo como base o modelo ENEM. Então, vamos lá:

    No Brasil, muito se fala sobre a depressão e seus problemas na sociedade. É de conhecimento que o transtorno é considerado como a doença do século,(estando)[e está] relacionado diretamente com[à] grande parte dos casos de suicídio. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Brasil é o país mais deprimido da Ameria Latina. Neste viés,torna-se crucial analisar as causas deste revés, dentre as quais,[vírgula sem necessidade] salienta-se a disseminação da desinformação e o não amparo e apoio suficiente.

    Introdução
    – As informações estão corretas, mas os períodos não estão ordenados na estrutura comum do ENEM
    – No último período, você fala que falta amparo e apoio, mas de quem?

    Em primeiro momento, a falta de informação a qual a sociedade contemporânea possui. Deve-se ao fato de que,[vírgula sem necessidade] há muitas fontes e recursos midiáticos que compartilham sobre o assunto, porém de maneira muito superficial e alienadora. A tecnologia está inserida na vida dos cidadãos e crescendo de forma exponencial em todo o mundo, trazendo mudanças a todo momento e se transformando constantemente trazendo estigmas como a nomofobia que é causada pela ausência do uso do celular, e está ligada a alienação de mundo causada pelo mesmo. De forma análoga o “Mito da Caverna” alegoria escrita por Platão explica perfeitamente a alusão causada pelo mundo das redes sociais onde a maioria se esconde atrás de sorrisos falsos e aprovação alheia.

    D1
    – o primeiro período (tópico frasal) está incompleto (o que essa falta de informação faz com a sociedade contemporânea?)
    – Você falou muito sobre alienação causada pela tecnologia, mas não a relacionou a depressão.
    – o repertório é bom, mas talvez não para essa redação

    Dessa forma,deve-se refletir a respeito do preconceito acerca da depressão, relacionando-a com uma “fraqueza” do portador. Essa afirmação antipática e irresponsável acaba por agravar a situação de quem sofre a doença podendo levar até mesmo ao suicídio.

    D2
    – Ausência de repertório produtivo
    – Você já citou o suicídio no começo da redação. Não seria melhor citar outra consequência da doença, ou alguma outra informação sobre ela?
    – Não está adequada à estrutura comum do ENEM

    Faz-se necessário,[vírgula sem necessidade] que medidas preventivas de combate a depressão sejam tomadas por órgãos e funcionários capacitados. Tal como, maior investimento do governo[agente] na área da saúde, com valorização dos profissionais e psicólogos e que os pacientes possam ter consultas grátis,para aqueles que não tem condição financeira,em postos de saúde ou clínicas especializadas. Tecnologia é algo inovador e revolucionário e com infinitas informações a todo momento, mas que deve ser manuseada com sabedoria e cuidado para que o cidadão não fique preso nesta síndrome.

    Intervenção
    – O último período não se relaciona ao tema da redação, assim como o segundo parágrafo
    – Parece que os elementos da intervenção (exceto detalhamento) estão presentes, mas em uma ordem confusa.

    Dicas
    – revisar vírgulas
    – ler muitas redações nota 1000, prestando bastante atenção na estrutura
    – ler mais coisas, no geral (melhora tanto a gramática quanto o repertório)
    – assistir vídeos no youtube sobre a redação (o canal da Débora Aladim é uma boa opção)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.