Iniciante

O AUMENTO DA DEPRESSÃO ENTRE OS JOVENS NO BRASIL

  • 0

(redação para o Enem, quem puder corrigir de acordo com a correção da redação do Enem. )

 

 

A depressão é uma das doenças mentais mais conhecida da psiquiatria, é um conjunto de condições associadas à elevação do humor, alteração do apetite, insônia ou muita sonolência. No brasil, 5,8% da população sofre com a depressão. Ela afeta um total de 11,5 milhões de brasileiros, é muito mais comum do que imaginamos, segundo a Organização Mundial da Saúde o Brasil é o país com maior prevalência da depressão da América Latina e o segundo com maior prevalência nas Américas, ficando somente atrás dos Estados Unidos.

Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana. Frase do psiquiatra Augusto Cury. Vivemos em uma modernidade líquida, devido a inconstância e rapidez em que os processos e relações humanas se dão, assim os jovens são os alvos disso e querem as coisas de uma forma rápida e no momento que eles querem, sendo na área de trabalho, estudos ou relacionamento. Nesse sentido, principalmente os jovens têm desencadeado os transtornos depressivos, por causa da frustração e ansiedade de não conquistar imediatamente o que deseja.

Além disso, a sociedade também contribui para o aumento da depressão entre jovens, pela pressão que impõe que os jovens assim que terminam a escola já tem que entrar numa universidade, ou pressão para arrumar um relacionamento, por parte dos familiares principalmente. Espera que estes sejam capazes de ter êxito na profissão, casem e tenham filhos logo, e ainda de serem um bom exemplo perante a sociedade. Devido a tantas demandas por pressão social, o jovem tem um pico alto de stress e logo esse gatilho, o stress, quadro que pode ocasionar a depressão.

Por fim, o desconhecimento da população sobre essa grave doença, mesmo em século vinte e um as pessoas ainda menosprezam o paciente depressivo, o julgam e fazem com que o estigma do depressivo como uma pessoa fraca. Que só está nesse estado por falta de vontade ou preguiça. Muitas vezes o tratamento farmacológico é necessário, por questões orgânicas, por exemplo o neurotransmissor serotonina em pacientes depressivos está muito baixo, e sem a medicação não há melhora.

Assim, é importante uma ajuda diversa de profissionais e da sociedade, para solucionar esses índices de depressão. Nas escolas pelo menos duas palestras mensais sobre o tema para ajudar os estudantes. Entender a importância de fazer a psicoterapia e ver os gatilhos que causa essa depressão, mais espaço aos psiquiatras e psicólogos para a prevenção dessa doença e os seus tratamentos juntos.

 

 

 

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, parabéns! Vc escreve bem. Porem, vc tem q tomar cuidado com a informalidade. As vezes escreve como se tivesse falando com um amigo (onde vc diz: Nunca despreze as pessoas deprimidas …) E mais atenção ao uso de conectivos, concordância e com a pontuação, principalmente vírgula e os pontos seguidos. Espero ter ajudado.

    • 1
  2. Oiii, tente usar + conectivos no seu texto, sempre quando você for começar algum período, a competência 4 conta com isso!! Por exemplo: nesse contexto / desse modo/ assim/ isso/ em primeiro análise / em segundo análise / destarte ..e tome cuidado também com o uso do gerúndio, foi muito bom o modo com que você organizou os seus argumentos no primeiro parágrafo, parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.