Na literária do autor Stephen Chbosky “As vantagens de ser invisível”, retrata a história de um adolescente americano dos anos 80, que sofre de depressão apor ser vítima de abusos sexuais. Contudo, a narrativa não se distancia da realidade brasileira, na qual cada vez mais tem crescido os altos índices de depressão entre jovens. Diante disso, torna-se explícito que em meio a tecnologia os jovens passam a viver de forma solitária , além dos altíssimos padrões impostos pela sociedade a eles, o que torna urgência tal problemática.
Em primeiro lugar, a escola pode se tornar um cenário favorável para o fortalecimento da depressão. Dessa forma, no livro “Sociedade do espetáculo” do filósofo e sociólogo Guy Debord, é explicitada sua teoria de que todas as pessoas vivem suas vidas como se fosse uma performance, tentando sempre dar melhor o melhor show uma para as outras e apresentar a perfeição. A teoria se comprova correta quando comparado aos altíssimos padrões impostos pela sociedade, aos jovens. Diante disso, a escola se tornou um ambiente de competitividade na era dos vestibulares, logo aquele que não é aprovado e visto como um “inútil”,e passa a não fazer diferença. Com isso, surgem sentimentos de dor, angústia além do desejo e não existir mais.
Outro fator, e a não presença de intervenção familiar. Em virtude, dos meios tecnológicos o jovem passa a viver de forma isolada, na solidão. Todavia, a depressão e vista pelos pais como um ato de frescura, com isso muitos não se preocupam com os problemas dos filhos, e acabam por não levar a sério a situação. Nesse sentido, uma pesquisa realizada pelo site G1, explícita que o atendimento de jovens com depressão no SUS cresceu em três anos cerca de 52%. Entretanto, grande parte dos indivíduos pensam que a doença é apenas uma fase, um problema temporário que irá passar sem acompanhamento médico. Além disso, há uma enorme preconceito em relação a doença, além da vergonha em assumir seu transtorno psicológico.
Portanto, considerado pela OMS como um problema de saúde pública, tal fenômeno não só desafia profissionais da área de saúde mas também o campo de ciências humanas. Logo, cabe ao MEC promover nas escolas campanhas que alertem sobre a depressão. Tal ação será realizada por meio da promoção de palestras e rodas de conversa, mediadas por psicólogos , com o intuito de reduzir a problemática. Além disso, o Ministério da Saúde deve identificar fatores de risco que estabeleçam programas que estimulem a autoestima, criando espaços de diálogos entre jovens. Ademais, é de total importância que os pais participem de forma ativa na vida dos filhos.
Sabri
Adorei sua escrita, apresentou bem, muito bem.
O desenvolvimento foi bem colocado, uma explicação precisa, introdução e conclusão estão ótimas também.
Acredito que se conseguisse se aprofundar melhorar na tese, prestar mais atenção nos detalhes, como acentuação e pontuação estaria muito melhor.
Tente não se enrolar tanto, o ENEM prefere dissertações mais diretas e objetivas.
Porém ainda é uma redação muito boa, parabéns.
Vitória.cardoso
Oi tudo bem?
Sua redação está muito boa , porém acho que você pode melhor um pouco seu desenvolvimento organizando melhor suas idéias e selecionando um pouco as informações , cuidado com a pontuação e o uso da vírgula , tem alguns erros de escrita ou digitação .
Mas no mais ótima redação ,continue treinando 🌟🌟🌟🌟
Nota : 900
BARBARA BRUNA DE ALMEIDA
Olá, tudo bem? Percebi que você escreve muito bem porém há alguns erros que comprometem seu texto entre eles têm acentuação inadequada, erros de digitação, vírgulas inadequadas, seu texto é muito grande , tem frases justapostas e translineação, você coloca muita informação nos desenvolvimentos , porém, sua conclusão está completa e você escreve bem, continue praticando e bons estudos.
Yaemin Miranda
Gostei muito do seu texto, parabéns!
Os 2 desenvolvimentos ficaram ótimos, introdução e conclusão também. Só achei que você poderia melhorar na tese, poderia citar o que você ia falar nos 2 desenvolvimentos.
Continue estudando, você escreve muito bem.
Minha nota seria: 920