A Ditadura no Brasil foi marcada por vários crimes cometidos pelos então governantes do país contra vários de seus cidadãos, inclusive crianças inocentes. Apesar disso, e mesmo com a posterior instauração da Comissão da Verdade, que investigou essas violações dos Direitos Humanos, a maioria dos algozes permaneceu anistiado, o que deixa claro que o grande problema da impunidade no Brasil é histórico, causado pela naturalização do “jeitinho brasileiro” e pela ineficácia do Sistema Penal brasileiro. Assim, é mister a necessidade de se combater o problema em suas raízes.
Em sua teoria sobre o Homem Cordial, Sérgio Buarque de Holanda afirma que o brasileiro historicamente age muito mais pela emoção do que pela razão. Isso caracteriza o famoso “jeitinho brasileiro”, uma vez que ao lidar com seus problemas, o cidadão sofre influência de suas emoções e busca meios não convencionais, muitas vezes ilícitos, para lidar com eles. Isso se estende da vida privada para a pública, acarretando em corrupções no próprio governo. Nesse sentido, a educação deve ser conscientizadora, com o fito de formar adultos mais íntegros de acordo com a visão de Pitágoras de que educando as crianças será desnecessário punir os adultos.
Somado a isso, a ineficácia do Sistema Penal do país é visível e demonstra uma deficiência na justiça brasileira, refletida em sentenças injustas, parcialidade dos julgamentos e demora no seguimento de processos. A exemplo disso, tem-se o grande caso da Lava Jato, que não foi concluído e não puniu de forma correta os envolvidos. Esse problema, portanto, fomenta a execução de infrações por parte de vários setores da sociedade, posto que evidencia a impunidade que há no território brasileiro. Nessa perspectiva, é crucial que haja melhorias nesse setor da sociedade, através de ações do Estado.
Em suma, são indispensáveis ações para abrandar o problema histórico da impunidade no Brasil. Destarte, o Ministério da Educação deve promover ações de conscientização e informação, mediante palestras e discussão do tema nas escolas, a fim de mostrar as consequências do “jeitinho brasileiro” e a importância da participação pública para assegurar a eficácia dos processos judiciais. Além disso, o Ministério da Justiça deve criar e divulgar uma plataforma online que garanta a transparência de grandes ações judiciais de interesse nacional, para que a sociedade esteja informada e participe ativamente. Dessa forma, casos como o dos ditadores impunes podem ser combatidos.
Cristiiina
sua redação está informativa, achei sua conclusão bem escrita.
notei apenas que você repetiu as algumas palavras, tente usar sinónimos, sinto que você poderia ter melhorado a sua introdução. notei alguns erros de escrita mas acredito que tenha sido na hora da digitação.
Avicii
Olá!
Texto interessante e bem estruturado, parabéns!
Contextualizações adequadas e singulares, bom uso dos conectivos. Todavia, notei algumas inadequações:
– A introdução pode ser melhorada. Contextualização boa, mas a relação com a temática e tese pode ser melhor desenvolvida. Apresentou dois núcleos argumentativos, muito bem! Demonstrou planejamento textual. A introdução tem um caráter mais expositivo de ideias que posteriormente serão desenvolvidas.
– “Acarretando em” este verbo não se rege com a proposição “em”;
– “As crianças será” erro de concordância;
– “Online” escrito errado;
– Estrangeirismo entre aspas;
– O desenvolvimento 1 não teve o tópico frasal adequado;
– Atente-se ao uso de “suas”, termo ambíguo. Evite a repetição;
– Hodiernamente a banca corretora admite apenas uma proposta interventiva, com intuito de possuir todos os aspectos exigidos bem detalhados: agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Na sua proposta faltaram algumas dessas características. Ademais, o uso de conscientização não é recomendado.
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 160
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Enfim, espero que tenha te ajudado!
Continue estudando, não desista!
Abraço!!!
Vhgujkjkh
Olá , sua introdução está boa.
No argumento 1 ,você poderia explicar melhor essa citação do jeitinho brasileiro, tirar essa parte de emoções e razão , que não ficou muito claro, e dizer que o jeitinho brasileiro é uma tática usada culturalmente pelos brasileiros para conseguir seus objetivos, algo assim.Também poderia citar as consequências desastrosas que isso pode causar.
O argumento 2 esta bom, bem desenvolvido, senti falta de um repertorio de outra área do conhecimento, história, por exemplo, mas isso é uma escolha sua.
Na finalidade da P.I você fala que precisa mostrar as consequências do jeitinho brasileiro, mas quais?cite, fica mais claro e objetivo