Iniciante

O atual panorama da impunidade no Brasil

  • 1

Segundo Aristóteles “a base da sociedade é a justiça”, em contraposto a essa frase do filosofo, a sociedade brasileira vive momentos de caos em relação a justiça. A corrupção e o desvio de dinheiro (que seria aplicado na sociedade), resulta no sétimo pais mais desigual do mundo.Diante desses fatos, é primor uma intervenção sobre essa conjuntura.

Convém ressaltar, a impunidade dos políticos diante da corrupção no brasil, a mesma, é crescente desde o período colonial, tolerada pela corte e ignorada pela justiça, a corrupção, encontrou condições propicias para sobreviver e difundir na cultura de um novo país em formação (Brasil). Enquanto isso a sociedade cresce em meio a “buracos” na sua base: saúde e educação. Dessa forma, seria negligente não notar o problema enraizado e mal resolvido.

Neste mesmo viés, é de extrema importância observar o quanto a desigualdade influencia até na justiça, ela diverge entre hierarquia e raça, segundo o IBGE 75% dos homicídios no pais são de negros, e parte deles são por letalidade policial. Milhares de jovens negros morrem por ano vitimas de uma violenta abordagem policial, como por exemplo o caso do George Floyd nos Estados unidos, em contraposto dados apontam que a letalidade policial no Brasil é 5 vezes maior que nos EUA. Por fim, enquanto ricos tem condições de pagar fiança, os pobre não tem escolha.

Diante desse panorama, o Governo Federal deve atuar com medidas de redução de disparidade. Também deve-se elaborar leis mais rígidas para a aplicabilidade das abordagens policiais, através do Ministério publico, juntamente com a Policia Civil. Ademais, que a busca por corrupção seja fiscalizada, para que não aja impunidade. E que aja uma reforma no código penal, pra que os corruptos permaneçam presos. Assim, combater a impunidade e estabelecer a justiça.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, boa noite!
    Não to corrigindo, só vou apontar coisas que eu não faria .
    Desde já qualquer duvida ou desconcordância pode mandar msg!
    1- Na primeira estrofe, alteraria para justiça publica pois deixando apenas justiça o sentido fica muito amplo para o tema.
    “a sociedade brasileira vive momentos de caos em relação a justiça.”
    2- País*. “resulta no sétimo pais”
    3- Colocaria primordial no lugar de primor, pois primor vem numa característica de excelência e primordial de essencial. “Diante desses fatos, é primor uma intervenção sobre essa conjuntura.”
    4- No trabalho do raciocínio na terceira estrofe, há uma parcialidade nos dados, pois a maioria da população é negra, ah uma diferença gritante do modelo policial adotado em ambos países e suas remunerações. Deixando claro que não sou a favor de abuso de autoridade e nem de violência.
    Gostei muito do tema abordado, mas o tema foi muito amplo e aguardo ansioso uma próxima redação sua sobre ” violência policial” e ou “racismo institucionalizado”, creio que você ira torcer boas linhas referente a esses assuntos.
    Ótimo trabalho :)

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.