Estudante

O ATUAL CENÁRIO DA LEITURA NO BRASIL

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Sob a ótica de Carlos Drummond de Andrade, “ A leitura é uma fonte inesgotável de prazer, mas, quase a totalidade, não sente esta sede”. Analogamente, o trecho do cronista brasileiro é semelhante ao panorama da leitura no Brasil hodierno. Embora seja imprescindível para a formação cidadã dos indivíduos, encontra-se prejudicada e com diversos obstáculos, o qual ocorre devido à dificuldade ao acesso à bibliotecas e ao insuficiente incentivo.

A priori, um dos óbices que compactuam com o cenário desfavorável da leitura, é o quantitativo insuficiente de espaços públicos para essa prática. Por esse prisma, segundo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), aproximadamente ⅓ das bibliotecas do país localizam-se no Sudeste, o que atua como obstáculo para a difusão e adesão da população para esse hábito essencial. Ademais, impedem que esse direito reconhecido pela Política Nacional de Leitura e Escrita (PNLE), torne-se realidade para as variantes populações.

Além disso, a carência de incentivo para que as pessoas tenham interesse em ler, é outro contribuinte para a continuidade da problemática. Nessa perspectiva,  Ruth Rocha, escritora brasileira, afirma: “A leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo”. Todavia, ao analisar o contexto atual do país, é notório que essa postura não é realidade frequente nos ambientes familiar e escolar. A partir disso, é fundamental meios para transformar esse cenário.

Infere-se, portanto, que à leitura apesar de ser importante, nem todos desfrutam desse direito. Sendo assim, para que a coletividade tenha acesso e engajamento à essa temática, urge que o Poder Legislativo intensifique a fiscalização no cumprimento da PNLE, nas três esferas de governo. Em soma, o Ministério da Educação deve propagar campanhas de incentivando as pessoas a lerem, através dos canais de comunicação do MEC, juntamente às escolas. Será executado por intermédio da exposição dos benefícios da leitura  e distribuição de livros digitais.

ATRIBUAM NOTA POR COMPETÊNCIA, POR FAVOR!

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5 Correções

  1. Você escrece bem, parabéns, não vi erros graves, digo para na proposta de intervenção fazer uma proposta para resolver um problema, essa bem feita causa melhor impressão do que tentar escrever duas e faltar algum dos 5 elementos, também indico para deixar cíclico fechando com algum de seus repertórios.
    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
    Por favor, vai no meu perfil e analisa minha nova redação, não consegui enviar mensagem.

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  2. c1- 160
    c2- 180
    c3- 180
    c4- 180
    c5- 160
    Total: 860
    – Sua introdução está maravilhosa, apenas te dou a dica de não usar a palavra direito 2 vezes, procure sinônimos.
    – Seu 1° Arg está impecável.
    – Seu 2° Arg está ótimo, mas faltou opinião na ultima oração do parágrafo, pois sua última frase ficou muito vaga e pobre.
    – Sua intervenção está boa, mas sua última oração não fez sentido pra mim.
    “Será executado por intermédio da exposição dos benefícios da leitura e distribuição de livros digitais.”. Vc poderia ter resgatado a analogia de Carlos Drummond.
    – Não utilize verbos terminados em ndo, pois é gerúndio e parece que vc está se colocando no texto, o que não pode acontecer.
    Sua primeira frase tbm ficou sem nexo, pois não há concordância verbal.
    “Infere-se, portanto, que à leitura apesar de ser importante, nem todos desfrutam desse direito”. Ficaria melhor assim:
    “Infere-se, portanto, que à leitura apesar de ser importante, não é uma virtude desfrutada por todos.
    “Em soma, o Ministério da Educação deve propagar campanhas de incentivando as pessoas a lerem, através dos canais de comunicação do MEC, juntamente às escolas.”
    Nessa oração, vc pode reescrever assim, pra substituir o verbo no gerúndio e a sigla Mec, uma vez que vc já citou esse órgão na mesma frase.
    Em soma, o Ministério da Educação deve propagar campanhas que incentivem as pessoas a lerem, através dos canais de comunicação desse órgão, juntamente às escolas.”

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  3. Introdução pautada na literatura, e as duas teses bem explícitas.
    D1 bem desenvolvida
    D2 eu achei que você poderia problematizar mais sua ideia, achei um pouco vago
    A sua intervenção, eu notei que você fragmentou sua proposta. Fique atento com os 5 elementos cobrados. Pois os fragmentos não se completam e é pontuado apenas o mais completo.
    Agente: Ministério da Educação
    O que fazer: deve propagar campanhas de incentivando as pessoas a lerem
    Como fazer(detalhamento): através dos canais de comunicação do MEC, juntamente às escolas. Será executado por intermédio da exposição dos benefícios da leitura e distribuição de livros digitais.
    Por que fazer: ?
    Para que fazer : ?
    Evite o termo “através “, substitua pelos termos “por intermédio”, “por meio”, etc
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 120
    Total: 840

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  4. Introdução:
    •Qual foi a sua tese?
    – Não identifiquei
    •D1: não entendi o intuito
    •D2: apesar de muito extenso e cheio de informações, e que deveria ser dividido em 2 parágrafos, está muito bom!
    Intervenção: muito boa.
    Essas são as minhas opiniões, q não sou formado em letras e tudo mais, porém eu não conheço várias palavras, apesar do seu conhecimento vasto na linguagem portuguesa, vc acha q o corretor vai procurar alguma palavra q ele não saiba, isso pode ser motivo da perda de pontos.

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