Iniciante

O Assédio nos Transportes

  • 0

O transporte é o meio mais movimentado, e infelizmente, é nele onde assédios são feitos, até motoristas particulares fazem o ato, hoje, vítimas veem isso como violência grave, e exigem que leis ou multas como solução.

Não é de hoje que esta problemática abrange o país, pois sempre foi ignorada, mas, atualmente, pesquisas feitas em 2019, onde comprovam que 97℅ das mulheres entrevistadas foram vítimas de assédio no transporte, que geralmente, são superlotados. Algumas delas tentam se desviar, optando pelo motorista particular.

Assim, o transporte particular virou uma segunda opção para as pessoas, e mesmo assim, é onde gera um local violento. No início de fevereiro deste ano, uma adolescente de 17 anos gravou o diálogo com o motorista de Uber® que a assediou e publicou na internet. Com isso, as vitimas do mesmo motorista assumiram a violência.

Contudo, é exigido de vitimas a justiça, pois em cada 10 mulheres, 4 foram violentadas. E, pode-se citar ,como o pedido das vitimas e ordens do Governo,  o Vagão Das Mulheres, que foi desenvolvido como uma solução para a problemática, mas é totalmente der respeitado pelos homens hoje em dia, onde leis ou multas rígidas são um dos mais atalhos para a resolução.

Portando, diante esse viés, para a diminuição desse ato constante, cabe ao MDH, e ao Senado, propor mais leis, e cameras de segurança nos transportes públicos e particulares ajudando na segurança da mulher por meio de investimentos nos transportes, para a diminuição do caso contínuo no Brasil. Assim, poderá haver uma diminuição que resulta no respeito à mulher.

Compartilhar

3 Correções

  1. Tem marco de autoria ;isso é excelente.Quando se trata do gênero Enem ocorre a necesidade de acrecentar alguns conectivos,intra e inter parágrafos.Diversifique seu repertório,ficou muito retrito a ditadura,depois da introdução não citou bem a proposta.Esse termo “risadas de hiena”nao use ,não se adequa ao gênero. Refaz esses dois últimos parágrafos em um só,procura uma solução(sem dúvida alguma uma ação melhor) melhor pra proposta em si,lembrando dos cinco elementos que precisam estar presentes na proposta de intervenção do Enem.

    • 1
  2. Errado:
    O transporte é o meio mais movimentado
    Ideal:
    O transporte PÚBLICO é o meio mais movimentado
    Explicação:
    O seu tema é sobre mobilidade urbana e não dever haver brechas para ambiguidades
    Errado:
    fazem o ato, hoje, vítimas veem isso como violência grave, e exigem que leis ou multas como solução
    Ideal:
    fazem o ato hoje. Vítimas vêem isso como violência grave, e exigem que leis ou multas como solução.
    O SEGUNDO PARÁGRAFO NÃO POSSUI TÓPICO FRASAL!!!
    SUGESTÃO
    Não é de hoje que esta problemática abrange o país, mas sempre foi ignorada. Atualmente, pesquisas feitas em 2019, onde comprovam que 97℅ das mulheres entrevistadas foram vítimas de assédio no transporte, que geralmente, são superlotados. Algumas delas tentam se desviar, optando pelo motorista particular.
    Correção do Conteúdo:
    A dissertação é muito bem fundamentada em dados estatísticos e isso é de suma importância e algo extremamente qualificador. Entretanto, a falta de referências que ultrapassem o mundo real passando pelo âmbito filosófico, artístico, antropológico, etc. faz com que o seu texto empobreça

    • 0
  3. O Brasil tem enfrentado, com frequência, problemas sérios e até constrangedores, como os elevados índices de violência, pobreza e corrupção – três mazelas fundamentais que servem para ilustrar uma lista bem mais longa. Porém, mesmo diante dessa triste realidade, boa parte dos brasileiros parece não se constranger – e, talvez, nem se incomodar –, preferindo fingir que nada está ocorrendo. Em um cenário marcado pela passividade, é preciso que a sociedade se posicione frente à ética nacional, de forma a honrar seus direitos e valores humanos e, assim, evitar o pior.
    Na época da ditadura militar, grande parte da população vivia inconformada com a atuação de um governo opressor, afinal, com as restrições à liberdade de expressão, não era possível emitir opiniões sem medir os riscos de violentas repressões. Apesar de uma conjuntura tão desfavorável para manifestações, muitos foram os movimentos populares em busca de mudanças, mesmo com as limitações na atuação da mídia. Talvez a sensação de um Brasil melhor hoje ajude a explicar a inércia da sociedade diante da atual crise de valores na política e em todas as camadas da população.
    Muitos não percebem, mas esse panorama cria um paradoxo perverso: depois de tanto sangue derramado pelo direto de expressar opiniões e participar das decisões políticas, o indivíduo se cala diante da crise moral contemporânea. Nesse contexto, protestos se transformam em lamúrias, lamentações em voz baixa, que ninguém ouve – e talvez nem queira ouvir. Ou então em piadas, “ótimo” recurso cultural para sorrir e se alienar frente à falta de uma postura virtuosa. Assim, apesar de viver em um país democrático, o brasileiro guarda seus direitos – e os dos outros – no bolso da calça, pelo menos quando tem uma para vestir.
    Para que o indivíduo não se dispa de sua cidadania, é preciso honrar o sistema democrático do país. Nesse contexto, o povo deve ir às ruas, de modo pacífico, para exigir uma mudança de postura do poder público. Além disso, a mobilização deve agir na direção de quem mais necessita, ajudando, educando e oferecendo oportunidades para excluídos, que vivem à margem da vida social, abaixo da linha da humanidade. Para tudo isso, entretanto, é preciso uma mudança prévia de mentalidade, uma retomada de valores humanos esquecidos, que só será possível com a ajuda da família, das escolas e até mesmo da mídia.
    Por tudo isso, fica claro que o brasileiro deve parar de negar e de rir do evidente problema ético que enfrenta. Trata-se de questões sérias, cujas soluções são difíceis e demoradas, mas não impossíveis. Se a sociedade não se mobilizar imediatamente, chegará o dia em que as piadas alienadas e alienantes resultarão, para a maioria, em risadas de hiena. E, para a minoria privilegiada, imune – ou beneficiada? – à crise ética, restarão apenas olhos marejados.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.