Com o início da globalização e a consequente ascensão de um processo também intercultural, presente em diversas áreas do planeta, torna-se visível a noção agravada de um afastamento dos mais inseridos no contexto mundial em relação a suas próprias culturas. Desse modo, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida para atenuar os impactos de tal fenômeno em nosso país.
Em primeiro lugar, a crescente supervalorização daquilo que é estrangeiro em detrimento da produção local atua como relevante alavanca para o pequeno incentivo dado à cultura popular. Sendo assim, é possível identificar a influência que a chamada indústria cultural, termo criado por Theodor Adorno e Max Horkheimer – relevantes filósofos e sociólogos alemães do século XX – para a fabricação de produtos artísticos destinados à massa e com propósito de gerar lucro aos produtores, possui sobre os cidadãos. Infelizmente, percebe-se cada vez mais o apagamento e o desinteresse que tal fabricação passou a gerar por aquilo que surgiu entre o povo e é, de fato, feito para todos.
Como fruto dessas atividades, torna-se perceptível o fato de que aqueles que são conhecidos puramente de forma popular se veem desmotivados com a falta de desejo por suas artes que seu público conterrâneo apresenta. Sob essa perspectiva, vê-se que, com o enorme contato que existe entre diferentes costumes sociais, muitas vezes aqueles mais simples, vistos como “inferiores”, acabam por enfraquecer-se e deixam aos hábitos estrangeiros um lugar de prioridades, uma vez que esses são tidos como melhores, superiores. É, pois, lamentável que se veja tamanho descaso em relação às criações locais e haja tanto descrédito àquilo que é, realmente, a base da sociedade, enquanto demais práticas artísticas e culturais estrangeiras são aceitadas com tanta naturalidade.
Para que o incentivo à cultura popular seja intensificado e esteja presente em todos os cantos do país, o governo de cada município deve promover maior conhecimento das artes que são produzidas especialmente para o povo, com base em sua própria cultura local, por meio de apresentações com artistas regionais, principalmente em áreas públicas, então o direito de acesso aos costumes e produções populares poderá ser assegurado a toda a população. Espera-se, com isso, uma valorização mais presente daquilo que é da sociedade, e não apenas do que vem do exterior.
Ps: corrigir pelas competências do ENEM, se possível. grata ^-^
raiane_bento
oi, tudo bem? vamos lá!
na sua introdução só teve 2 períodos (frase terminado com ponto final) sendo que é recomendo ter no mínimo 3 em cada parágrafo para o texto ficar bem legível. Dividindo o seu parágrafo em 3 períodos você consegue dividir ele em (na introdução) 1- alusão histórica, filósofo… 2- problematização 3- tese
O seu segundo parágrafo de argumentação não tem filósofo, dado nada para dar base no que vc está falando, então fica apenas no senso comum. É bom utilizar algo para enriquecer seu texto
sua conclusão tbm só tem 2 períodos, logo fica um texto cansativo. Procura colocar mais conectivos isso irá aumentar sua nota e faltou um dos cinco elementos que vc tem que colocar na conclusão
Samara Araujo
Oiiii, não tenho capacidade para estar corrigindo redações ainda pois estou aqui para aprender junto com você. Aqui vou falar o que achei do seu texto.
Lendo seu texto, usa bem os conectivos e se impõe bem na construção dos seus argumentos. Também consegui identificar sua tese.
Parabéns pela redação!
ANGELMUSIC
OLÁ, TUDO BEM ??? ^_^
PARABÉNS PELA REDAÇÃO.
*Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
* Consegui identificar a sua tese. LEMBRE-SE, QUANTO MAIS OBJETIVA FOR MELHOR SUA NOTA.
* Usou correto os conectivos. PORÉM, DAVA PARA TER USADO MAIS.
* Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
*Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.
——————————-Relação dos parágrafos. ——————————
– INTRODUÇÃO: correto é conter de 5 á 6 linhas.
– DESENVOLVIMENTOS: 7 A 8 LINHAS ( CADA) .
-CONCLUSÃO: 7 LINHAS. ( DEPENDENDO DO TAMANHO DE SUA LETRA ) .
* CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.
SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
# Competência I :180
# Competência II :200
# Competência III: 180
#Competência IV: 180
# Competência V: 180 —– Não identifiquei UM dos agentes cobrados na conclusão , CUIDADO ! ( OBS: Atente-se, pois cada agentes vale 20 pontos, colocando os mesmo de forma correta vc já tem 100 pontos garantido).
>>> Procure também, usar mais conectivos isso deixará a usa redação mais rica consequentemente elevará a sua nota.
>>> CUIDADO, com a quantidade de períodos dos seus parágrafos, para não ficar cansativo ao leitor.. O CORRETO E COBRADO DE MANEIRA RÍGIDA PELOS CORRETORES, SÃO EXATAMENTE 3 PERÍODOS POR PARÁGRAFO.
>>> PRESTE ATENÇÃO TAMBÉM, no tamanho dos seus parágrafos para os mesmos não ultrapassar as 30 linhas.
NO MAIS, ESTÁ ÓTIMA A SUA REDAÇÃO!
CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO :^)