Aprendiz

O Apagamento das Culturas Populares no Processo de Globalização

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Com o início da globalização e a consequente ascensão de um processo também intercultural, presente em diversas áreas do planeta, torna-se visível a noção agravada de um afastamento dos mais inseridos no contexto mundial em relação a suas próprias culturas. Desse modo, convém analisarmos as principais causas, consequências e possível medida para atenuar os impactos de tal fenômeno em nosso país.

Em primeiro lugar, a crescente supervalorização daquilo que é estrangeiro em detrimento da produção local atua como relevante alavanca para o pequeno incentivo dado à cultura popular. Sendo assim, é possível identificar a influência que a chamada indústria cultural, termo criado por Theodor Adorno e Max Horkheimer – relevantes filósofos e sociólogos alemães do século XX – para a fabricação de produtos artísticos destinados à massa e com propósito de gerar lucro aos produtores, possui sobre os cidadãos. Infelizmente, percebe-se cada vez mais o apagamento e o desinteresse que tal fabricação passou a gerar por aquilo que surgiu entre o povo e é, de fato, feito para todos.

Como fruto dessas atividades, torna-se perceptível o fato de que aqueles que são conhecidos puramente de forma popular se veem desmotivados com a falta de desejo por suas artes que seu público conterrâneo apresenta. Sob essa perspectiva, vê-se que, com o enorme contato que existe entre diferentes costumes sociais, muitas vezes aqueles mais simples, vistos como “inferiores”, acabam por enfraquecer-se e deixam aos hábitos estrangeiros um lugar de prioridades, uma vez que esses são tidos como melhores, superiores. É, pois, lamentável que se veja tamanho descaso em relação às criações locais e haja tanto descrédito àquilo que é, realmente, a base da sociedade, enquanto demais práticas artísticas e culturais estrangeiras são aceitadas com tanta naturalidade.

Para que o incentivo à cultura popular seja intensificado e esteja presente em todos os cantos do país, o governo de cada município deve promover maior conhecimento das artes que são produzidas especialmente para o povo, com base em sua própria cultura local, por meio de apresentações com artistas regionais, principalmente em áreas públicas, então o direito de acesso aos costumes e produções populares poderá ser assegurado a toda a população. Espera-se, com isso, uma valorização mais presente daquilo que é da sociedade, e não apenas do que vem do exterior.

 

Ps: corrigir pelas competências do ENEM, se possível. grata ^-^

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3 Correções

  1. oi, tudo bem? vamos lá!
    na sua introdução só teve 2 períodos (frase terminado com ponto final) sendo que é recomendo ter no mínimo 3 em cada parágrafo para o texto ficar bem legível. Dividindo o seu parágrafo em 3 períodos você consegue dividir ele em (na introdução) 1- alusão histórica, filósofo… 2- problematização 3- tese
    O seu segundo parágrafo de argumentação não tem filósofo, dado nada para dar base no que vc está falando, então fica apenas no senso comum. É bom utilizar algo para enriquecer seu texto
    sua conclusão tbm só tem 2 períodos, logo fica um texto cansativo. Procura colocar mais conectivos isso irá aumentar sua nota e faltou um dos cinco elementos que vc tem que colocar na conclusão

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  2. Oiiii, não tenho capacidade para estar corrigindo redações ainda pois estou aqui para aprender junto com você. Aqui vou falar o que achei do seu texto.

    Lendo seu texto, usa bem os conectivos e se impõe bem na construção dos seus argumentos. Também consegui identificar sua tese.
    Parabéns pela redação!

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  3. OLÁ, TUDO BEM ??? ^_^

    PARABÉNS PELA REDAÇÃO.

    *Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa.
    * Consegui identificar a sua tese. LEMBRE-SE, QUANTO MAIS OBJETIVA FOR MELHOR SUA NOTA.
    * Usou correto os conectivos. PORÉM, DAVA PARA TER USADO MAIS.
    * Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    *Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS.

    ——————————-Relação dos parágrafos. ——————————

    – INTRODUÇÃO: correto é conter de 5 á 6 linhas.
    – DESENVOLVIMENTOS: 7 A 8 LINHAS ( CADA) .
    -CONCLUSÃO: 7 LINHAS. ( DEPENDENDO DO TAMANHO DE SUA LETRA ) .

    * CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO MEDIANTE AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;
    # Competência I :180
    # Competência II :200
    # Competência III: 180
    #Competência IV: 180
    # Competência V: 180 —– Não identifiquei UM dos agentes cobrados na conclusão , CUIDADO ! ( OBS: Atente-se, pois cada agentes vale 20 pontos, colocando os mesmo de forma correta vc já tem 100 pontos garantido).

    >>> Procure também, usar mais conectivos isso deixará a usa redação mais rica consequentemente elevará a sua nota.
    >>> CUIDADO, com a quantidade de períodos dos seus parágrafos, para não ficar cansativo ao leitor.. O CORRETO E COBRADO DE MANEIRA RÍGIDA PELOS CORRETORES, SÃO EXATAMENTE 3 PERÍODOS POR PARÁGRAFO.
    >>> PRESTE ATENÇÃO TAMBÉM, no tamanho dos seus parágrafos para os mesmos não ultrapassar as 30 linhas.

    NO MAIS, ESTÁ ÓTIMA A SUA REDAÇÃO!

    CONTINUE PRATICANDO, MUITO SUCESSO :^)

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