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O analfabetismo no Brasil

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O analfabetismo é um problema que atinge muitas pessoas em todo o mundo, principalmente aos mais necessitados que não tem acesso a educação, isso dificulta o desenvolvimento do individuo na sociedade causando exclusão social. Porém, é uma questão que vem sendo resolvida com programas escolares, facilitando a inclusão e o aprendizado de todos.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que “toda pessoa tem direito à educação” porém, mesmo com tanto desenvolvimento, ainda há pessoas que não tem acesso a educação básica. São pessoas de classe baixa ou que nasceram em épocas passadas onde a educação não era oferecida como é atualmente. De acordo com a Unesco, milhões de pessoas não tem acesso a educação, principalmente crianças, isso dificulta o desenvolvimento social da sociedade e do país. Há pessoas que por ter baixa renda precisam trabalhar em tempo integral, sem haver tempo para ir a escola, e pessoas com idades avançadas acham que não conseguem aprender. Isso leva a exclusão na sociedade, e não gera oportunidades de emprego.

Mesmo com tantos obstáculos, educação tem evoluído, com projetos escolares como o EJA – educação de jovens e adultos- disponíveis para aqueles que não completaram os anos de educação básica em idade apropriada. Com isso, muitos se dedicam e conseguem aprender, com apoio da família e a colaboração da sociedade, gerando oportunidades de empregos e inclusão.

Conclui-se que, o analfabetismo está em fase de evolução, onde muitas pessoas possuem acesso a educação, porém milhares não tem. Cabe ao governo tomar medidas cabíveis que inclua todas as classes ao acesso da educação básica, disponibilizando oportunidades de empregos e novos projetos estudantis que envolvam todas as idades. E que a sociedade se atente para adquirir conhecimento e ter novas oportunidades na vida.

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10 Correções

  1. 1 ° parágrafo: sua introdução foi muito bem construida, sem erros gramaticais e nem de concordância. Apesar disso, há uma colocação que poderia ser substituída, para que se tornasse mais clara a mensagem. Um exemplo isso é: “[…] principalmente aos mais necessitados que não tem acesso a educação”. Nesse caso, você poderia substituir o termo “mais necessitados” por “menos favorecidos”, ou complementado com “mais necessitados economicamente”. E poderia ter sido utilizada a crase em “acesso à educação”. Mas, novamente, são pequenas observações, pois, de maneira geral, o primeiro parágrafo foi bem construído.
    2° parágrafo: em todo o segundo parágrafo não há a utilização da crase, atente – se a isso! ( crase = preposição + artigo feminino). Outrot elemento que poderia ter sido substituído neste parágrafo é “pessoas de classe baixa”, pois poderiam ser trocado para ” pessoas baixas condições socioeconômicas”. De maneira geral, o parágrafo foi bem construído e houve alusão à um documento oficial e a um órgão oficial, sendo assim, isso demonstra um bom repertório sociocultural e capacidade de estabelecimento e correlações entre o plano teórico e prático.
    3 ° parágrafo: “mesmo com tantos obstáculos, educação tem evoluído” nesse ponto, há a falta de um artigo. Não identifiquei erros de concordância ou de estruturação gramática. Foi um parágrafo curto, mas direto.
    4° parágrafo (conclusão): “conclui – se que,no analfabetismo[…]” a vírgula foi inadequadamente utilizada nesse caso. “Cabe ao governo tomar medidas cabíveis que incluAM” há um problema concordância nesse caso, pois quem inclue são as medidas cabíveis.
    O texto, de maneira geral, foi bem estruturado e com argumentos fortes e coerentes. Apesar disso, atente – se quanto à concordância nominal e à utilização da crase.

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  2. sua redação ficou ótima… na próxima tenta usar mais conectivos!! um outro problema é que você colocou “porém”duas vezes, isso deixa a sua redação muito repetitiva, tente melhorar isso usando um “outrossim” ou outras palavras chaves, que assim irá ficar perfeito!!!!!!!
    boa sorte!!

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  3. Sua redação é muito bem construída, acho que o que você poderia mudar para deixá-la ainda melhor, é tentar não repetir os conectivos e usar o ponto. Como aqui por exemplo ” […] principalmente aos mais necessitados que não tem acesso a educação…” Se você usasse um ponto aqui, ou um ; seria excencial.
    E você repetiu o “porém” duas vezes, usar um sinônimo cairia perfeitamente. Sua redação está ótima

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  4. Bem, como você já leu as outras correções, apenas irei reforçar.
    Eu gostei da construção da sua redação ( 4 parágrafos ).
    cuidado com as repestições de palavras.
    Decore mais conectivos.
    Na sua conclusão faltou aopenas desenvolver melhor uma outra proposta de intervenção. ( a primeira ficou muito boa :) )

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  5. Muito boa redação.
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  6. Como você já recebeu muitas correções, só irei adicionar alguns pontos notados que poderiam ser aperfeiçoados:
    Bom, sua introdução poderia ser fortalecida se usasse, por exemplo, algum tipo de alusão ou citação para dar base ao argumento que vai ser levantado, além disso é importante usar as técnicas de montagem de uma boa introdução, como por exemplo frisar um pouco mais a tese que será defendida.
    Outro ponto, em relação aos outros parágrafos, você pode começar a usar tópicos frasais no começo desses parágrafos, pois além de dar uma melhor forma a redação, ajudam no ganho de pontos.

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  7. Bom, você precisa pesquisar mais sinônimos e conectivos, para evitar repetições de palavras como ” pessoas” vc utilizou muito que poderia substituir por (indivíduos, cidadãos, etc).
    Nos desenvolvimentos vc precisa deixar os argumentos mais claros, usar frases de filósofos, sempre usando os ” na frase acontecimentos historias.
    E na conclusão vc tem que deixar a possível solução do problema mais detalhado (Quem? Como? Onde? Quando? Para quer?

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  8. Não sou especialista mas vou tentar falar algo que vi que seria melhor mudar
    No primeiro parágrafo você começou com “o analfabetismo “,seria melhor analfabetismo devido ao artigo indefinido essas coisas .
    No 2 parágrafo a parte em que você cita a unesco e fala “dificulta o desenvolvimento social da sociedade no país “ a repetição de “social” deixou a frase sem sentido
    E a 2 avaliação é a repetição de porém.
    Sua redação está ótima existem alguns erros que podem ser reparados ,mas fora isso você foi bem e parabéns pelo esforço

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  9. O analfabetismo é um problema que atinge muitas pessoas em todo o mundo, principalmente os mais necessitados que não têm acesso a educação, dificultando o desenvolvimento do individuo, o qual se mantém excluído socialmente. Trata-se de um óbice que necessita ser resolvido a partir de diversas atitudes no meio escolar, as quais envolvem sua qualidade, de acesso e sua valorização.
    A Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”. No entanto, é de ampla consciência que tal objetivo não é cumprido da devida maneira, uma vez que há pessoas sem o mínimo acesso a educação básica. É evidente que existem muitos casos de pessoas que, por possuírem uma baixa renda ,precisam trabalhar em tempo integral, deixando a educação em segunda via, atitude que, apesar de necessária, leva à exclusão social e não gera oportunidades de emprego melhores.
    Mesmo com tantos obstáculos, a educação tem evoluído a partir de projetos escolares como o EJA – educação de jovens e adultos- disponíveis para aqueles que não completaram os anos de educação básica na idade apropriada. É uma excelente medida que nos remete à inclusão e que deve ser valorizada e mantida.
    Destarte, tendo em vista os problemas supracitados, cabe ao governo a tomada de medidas as quais inclua todas as classes ao acesso da educação básica, disponibilizando oportunidades de empregos e novos projetos estudantis, garantindo a evolução culta e educacional de todos e, por conseguinte, melhores índices de desenvolvimento ao país.
    DICAS: tente evitar a repetição de palavras, faça mais uso de conectivos e tente, ao máximo, fazer parágrafos de mesmo tamanho. Um beijo!

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  10. Vamos lá.
    Vou corrigi-la da forma que eu aprendi. Não sou profissional, portanto vou julgar pontos importantes.
    Em todos os parágrafos é muito importante que você utilize frases prontas e fixas feitas por você, nada de cópia, pois em qualquer prova de concurso, ENEM… você pode ficar perdido em ter que mudar o sistema do seu texto toda hora. Pesquise bastante conectivos, preposições, sinônimos para evitar repetições de palavras e frases. Seja objetivo, não fique enchendo linguiça . Os corretores irão querer ler textos inteligentes, breves e argumentativos. Procure sempre uma problemática e fale sobre ela. Não fuja do assunto. Isso pode te levar a um 0.
    No primeiro parágrafo é importante que você coloque: TEMA+ 2 ARGUMENTOS + SUA OPINIÃO+ FECHAMENTO DO SEU PARÁGRAFO.
    No segundo paragrafo você vai começar com um conectivo para não deixar o seu texto avulso e sem sentido, todos os parágrafos tem que se conectar, como por exemplo: Nesse ínterim, Em primeiro lugar, De início, Primeiramente… depois você vai apresentar o seu primeiro argumento, vai argumentar, comprovar (o que é muito importante), como? Com frases de filósofos, figuras de autoridade, livros, dados etc… e depois você vai fechar o parágrafo com uma frase de efeito. Isso se repete com o terceiro parágrafo. No ultimo você irá retomar o tema, mais seus dois argumentos, uma resolução do problema pelo orgão civil e uma pelo orgão público (gorverno), falando O QUE? COMO? ONDE? QUANDO? E FECHA O PARÁGRAFO COM UMA FRASE DE EFEITO. TUDO ISSO TEM QUE CABER EM 30 LINHAS. PROCURE TREINAR BASTANTE E FAZER EM MENOS DE 2 HORAS.

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