Iniciante

O analfabetismo funcional no Brasil

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O analfabetismo funcional é um problema muito comum no Brasil, o qual a pessoa sabe identificar números e letras, e ler de forma geral, entretanto não compreende o que é lido, essa enorme falta de interpretação de textos fez com que o instituto Pró-livro fizesse uma pesquisa das quais trouxeram enorme espanto por conta do resultado já que 50% dos entrevistados admitem não ter o hábito de ler livros, revistas e similares por falta de compreensão.

 

Das várias razões para alguém ter tal incapacidade por parte vem da falta de qualidade do ensino básico nas escolas, por isso atualmente, mesmo com a queda do índice, existe mais de 13 milhões de brasileiros acima dos 15 anos que são analfabetos funcionais no Brasil, de acordo com um estudo do IBGE, e os que essa incapacidade sofrem discriminações, exclusões sociais e dificuldade para se comunicar e por essas razões acaba  afetando o cotidiano dessa pessoa como na hora de conseguir um emprego, entender as notícias do mundo atual, complicações para entender leis e normas e muitos outros obstáculos.

 

Outro ponto que colabora com o crescimento de analfabetos funcionais no País é a falta de incentivo a leitura, essa distância que a maioria da população brasileira tem dos livros é uma das grandes causas dessa falta de entendimento na hora de interpretar um texto, muitas escolas forçam alunos a lerem livros que não estão em sua “zona de interesse” dessa forma manchando a real experiência de ler um livro.

 

Para resolver tais problemas o ministério da educação através do poder que tem para a organização do sistema educacional do país deve realizar melhoras nas escolas públicas, trazendo maior eficiência para a educação básica assim ajudando os alunos que futuramente irão cuidar do país, e com maior aptidão os resultados serão melhores no futuro. Além disso deve existir uma união entre pais e professores para incentivarem a leitura tanto na escola quanto em casa, livros que chamem atenção dos alunos e assim eles irão ter mais contato com livros, rodas de leitura devem acontecer no ambiente escolar mas realização de debates, tira dúvidas e dessa forma os alunos depreenderão melhor os livros, e tais livros devem vir de uma biblioteca pública fornecida pelo governo para aqueles de renda mais baixa. Realizando essas melhoras o índice de analfabetismo funcional vai cair e os alunos no futuro conseguiram com mais facilidade empregos e facilidades em seu cotidiano.

 

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5 Correções

  1. Não sou profissional mas espero te ajudar.
    O primeiro parágrafo possui erros de concordância e estrutura, o paragrafo em si não esta ruim, eu só acho que precisa organizar melhor e você não evidenciou os problemas que ira argumenta no desenvolvimento (isso não é errado, mas alguns corretores não gostam), precisa de conectivos no texto inteiro, isso auxilia na compreensão do texto.(procura no google tabela de conectivo, existe conectivo para cada ocasião).
    Não se começa paragrafo sem conectivo.
    Você precisa perceber no tamanho dos parágrafos, sua conclusão esta maior que todos os outros, não precisa todos terem o mesmo tamanho, mas pelo menos fica proporcional.
    Na conclusão precisa estar com 5 coisas: agente(quem realiza), ação, meio(por onde),detalhamento(precisa detalhar o agente ou a ação) e finalidade( o porque dessa ação). Não adianta colocar varias soluções se nenhuma esta completa com as 5 coisas.
    Reescrevi sua conclusão, espero que assim ajuda a entender melhor:
    “Por fim, ações são necessárias para resolver o impasse. Assim, o ministério da educação, que cuida da educação do pais, deve realizar melhoras nas escolas públicas, trazendo maior eficiência para o ensino básico, por meio de um projeto de lei entregue na câmara de deputados, além disso deve existir uma união entre pais e professores para incentivarem a leitura. Espera-se que com essas melhoras o índice de analfabetismo funcional diminua e os alunos alcancem seus objetivos.”

    sua redação toda esta mais expositiva, você não argumentou muito, esta muito coloquial , possui erros de virgulas e não usou conectivos isso diminui muito sua nota. veja redações nota 1000 vai te ajudar muito.
    Não desista, você é capaz, se você não gosta de redação ou acha que não é para você ,fique calme, continue escrevendo, a pratica vem a perfeição.

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  2. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita. 120
    Competência 2 – compreender a proposta da redação.120
    Competência 3 – coerência do texto.120
    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.120
    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado. 120

    Nota final 600 Pontos

    Eu sou professor de língua portuguesa pela UFCE

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  3. ola, não sou profissional mas espero ajudá-la
    primeiro, na sua introdução apesar de explicar o tema e trazer um dado, não há introdução das suas teses na ultima oração.

    você tem muito repertório e bons argumentos mas deixa desejar na organização deles e na forma como argumenta, tente estudar mais sobre a estrutura da redação e formas de argumentação

    sua conclusão tem todos elementos e esta bem detalhada, só tome cuidado pra não ultrapassar as linhas disponiveis.

    nota: 600 – 800

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  4. Olá Bruna! Vou citar alguns pontos da redação.

    introdução: você faz uma ótima apresentação do tema, mas o excesso de informações não deixa sua tese bem delimitada. Além disso, não consegui encontrar seus dois argumentos, o que não é necessariamente obrigatório, entretanto, colocá-los na introdução vai marcar seu planejamento de texto!

    d1: – cuidado com as vírgulas
    – percebe que seu desenvolvimento tem somente um período?! Isso é um erro de
    estrutura sintática, quando você troca ponto por vírgula e vírgula por ponto ( dê
    um google que você vai entender melhor)
    – você defende de forma assertiva suas ideias, isso facilita muito ao leitor. Muito
    bem!
    – use conectivos intra parágrafo

    d2:
    – use conectivos no início dos parágrafos ( ademais, outrossim, além disso..)
    – erros com a vírgula e períodos longos.
    – traga dados, fatos, estudos, falas etc. que comprove sua argumentação, assim,
    você pode convencer o corretor!

    conclusão: duas propostas.

    – uma delas atende todos os elementos exigidos. Parabéns!
    – muita informação desconectada. Faça um planejamento antes de iniciar suas medidas
    intervencionistas, isso vai ajudar na produção de propostas menores, lembre-se no ENEM é obrigatório solucionar somente uma problemática.
    – “ministério da educação” – Ministério da Educação, pois é um órgão público.
    – “melhoras” – melhorias
    – evite repetições
    – muitas redundâncias ( futuro, futuramente)

    Vamos aos 5 elementos exigidos nessa competência:
    agente – “ministério da educação” // “escola e família”

    ação – “deve realizar melhoras nas escolas públicas” // “para incentivarem a leitura
    tanto na escola quanto em casa”

    meio – ?? // tais livros devem vir de uma biblioteca pública fornecida pelo governo para aqueles de renda mais baixa

    detalhamento – detalhamento do agente // detalhamento da ação

    finalidade – “trazendo maior eficiência para a educação básica assim ajudando os alunos que futuramente irão cuidar do país, e com maior aptidão os resultados serão melhores no futuro” // “no futuro conseguiram com mais facilidade empregos e facilidades em seu cotidiano.”
    c1 – 120, estude vírgulas e estrutura.
    c2 – 180, traga mais repertórios para sua redação.
    c3 – 120, apresenta bons argumentos, mas pouca organização .
    c4 – 80, uso conectivos intra e inter parágrafos.
    c4 – 200, uma proposta completa.
    Nota = 700

    Parabéns! Continue praticando, lembrando que sou apenas uma estudante, então, desculpe qualquer coisa. Se precisar é só chamar ;)

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  5. Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita. 120
    Competência 2 – compreender a proposta da redação.120
    Competência 3 – coerência do texto.120
    Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.120
    Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado. 120

    Nota final 600 Pontos

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