O analfabetismo funcional e a qualificação das ocupações no mercado de trabalho.

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    Em sua música, “estudo errado”, Gabriel, O Pensador, critica um ensino obsoleto e ineficaz, em que o aluno frequenta a escola, mas não adquire nenhum aprendizado. Assim como na música, a sociedade sofre com as conseqüências da baixa qualificação das instituições escolares e com o subsequente analfabetismo funcional. Nesse contexto, a precária metodologia de ensino e a falta de incentivo ao desenvolvimento profissional dos indivíduos tornam-se questões a serem resolvidas pela sociedade.                                                       Em primeiro plano, evidencia-se que a metodologia falida das instituições de ensino, é fator determinante na permanência do problema. Visto que, segundo o antropólogo e escritor Darcy Ribeiro, existe na educação o “pacto da mediocridade”, no qual o professor finge que ensina e o aluno finge que entende. Nesse sentido, é preciso que sejam feitas mudanças no método educacional vigente, transformando a forma pela qual o conhecimento é transmitido, evitando o analfabetismo funcional.                                                Em segunda instância, a falta de incentivo ao desenvolvimento profissional contribui para a continuidade da problemática, pois, de acordo com pesquisas realizadas pela empresa de contratações Man Power, 39,1 mil empregadores, em 43 países do mundo, enfrentam dificuldades em encontrar profissionais qualificadas em diversos setores, que vão da agropecuária até a construção civil. Em outras palavras, o mercado de trabalho não carece de vagas, mas sim de profissionais competentes e capacitados.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar tal questão. Para tanto, as instituições escolares devem elaborar novas metodologias educacionais, que visem, de fato, o aprendizado efetivo do conhecimento, desconstruindo o “pacto da mediocridade” de Darcy Ribeiro. Alem disso, os órgãos públicos responsáveis pela educação, devem incentivar o aprimoramento das futuras profissões dos alunos, através de palestras, tratando do mundo do trabalho e a implantação de uma matéria voltada tal assunto. Dessa forma, o analfabetismo funcional no mercado de trabalho será minimizado.

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9 Correções

  1. Ola, gostei da sua redação porem houve uso exagerado de virgulas em minha opinião. Acho que no ultimo paragrafo perderia muitos pontos por causa da citação q seria usada apenas na introdução.Alem de boa argumentação soube usar bem os conectivos. Em suma fez um ótimo trabalho!

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  2. *Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa.*
    Correção: 180.
    *Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.*
    Correção: 200.
    *Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.*
    Correção: 200.
    *Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.*
    Correção: 200.
    *Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.*
    Correção: 160. (na conclusão, em no lugar de órgãos públicos, você poderia falar o nome deles, por exemplo: o Ministério da Educação)
    [940]

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  3. Bom, sua introdução foi bem contextualizada e de acordo com o tema proposto, sem fugir do tema ou adentrando em outras areas distantes. Tem uma grande quantidade de vírgulas, mas nada que seja muito ruim para sua nota. Unica coisa a mudar seria mesmo a questão das virgulas e a utilização de uma outra citação, mas achei sua proposta de intervenção bem detalhada e elaborada. S2

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  4. bom dia kaymed, nao sou professor então meus comentarios podem nao ser adequados kkkkkk. sua introdução foi muito bem desenvolvida e deu pra entender bem o contexto.
    atente sobre o uso de conectivos adequados no inicio e no meio do paragrafo.
    sua proposta de intervebnção euachei boa, bem desenvolvida, porém nao atingiria 200 na competencia
    nota 900

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  5. Bom, gostei muito da sua redação, ficou bem elaborada. Só cuidado na quantidade de vírgulas que você usou no inicio da sua introdução. Porém acho que ficou muito legal a citação na conclusão, use citações apenas para argumentar. Fora isso está muito legal, as citações, as teses… Parabéns pela redação!😉

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  6. Olá, Kaymed! Primeiramente meus parabéns, você produziu um ótimo texto.
    No entanto, na finalização a reprodução da citação já mencionada ficou um pouco repetitiva. Gostaria de salientar que também existem palavras que já foram usadas mais de uma vez no mesmo paragrafo e, que por mais simples que possa parecer isso tira a fluidez e a beleza do texto.
    Mas, ressalto que você sabe argumentar muito bem e fez um grande trabalho.

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  7. Bom… eu gostei do seu texto.
    A introdução foi muito bem contextualizada.
    Os argumentos, foram ótimos.
    A única coisa que você precisa se atentar, é o uso de citação na conclusão. Ainda que a sua redação tenha sido muito bem desenvolvida, carece de detalhamento. Lembre-se a CITAÇÃO é pra ser articulada na introdução e no desenvolvimento para embasar seus argumentos.

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  8. Bom, eu gostei, meus parabéns!
    A introdução ficou muito bem elaborada e deu para entender.
    Porém a citação na conclusão não é uma ideia muito boa. A citação é para ser exposta na introdução e nas argumentações, precisa tomar um pouco de cuidado com isso.
    Gostei muito dos conectivos usados.

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  9. Oi Kaymed, parabéns pelo texto!
    – Gostei de sua introdução, você contextualizou bem. Houve um excesso de emprego de vírgulas na entrada do seu parágrafo. O sinal de trema foi abolido da língua portuguesa.
    – Eu acredito que “em primeira plano”, “em segunda instância” não são recursos coesivos de articulação. Se for, depois me manda o manual de redação que citou que é, não reconheço. Fora isso, seu desenvolvimento está muito bom. Você usou boas citações, trouxe dados, argumentou bem.
    – Sua intervenção, embora muito bem articulada com o texto, carece de mais detalhamento.
    920 pontos!

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