O ANALFABETISMO EM QUESTÃO NO BRASIL

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*Por favor corrigir e pontuar com base nas competências do ENEM

 

No seriado “Todo Mundo Odeia o Cris” mostra um episódio no qual Cris “cola” na avaliação para conseguir ganhar uma competição escolar. Em contrapartida, avaliações acadêmicas vão muito além de prêmios ou pontuação, elas medem a capacidade que o aluno tem de reflexão e interpretação que foram desenvolvidos com a alfabetização. Desse modo, o indivíduo também desenvolve capacidades de interação social e um senso de reflexão crítica do mundo e da sociedade em que vive.

Em primeiro plano, percebe-se que a importância da alfabetização se dá pelo primeiro contato de uma pessoa com textos e obras literárias. Conforme Immanuel Kant: “O homem é aquilo que a educação faz dele”, ou seja, quando alguém é instruído a ler livros e além disso, refletir sobre as histórias, ele passa a entender melhor a sociedade. Com isso, as representações cotidianas retratadas nas narrativas desenvolvem no leitor uma capacidade de interação e comunicação social em suas relações.

Ademais, é importante destacar que alguns brasileiros adultos são analfabetos por terem de abandonar a escola devido a causas econômicas, como exemplo. De acordo com o que Guy Debord mostra em seu livro “A Sociedade do Espetáculo”, um espetáculo social seria o ideal no qual a analfabetização não existe enquanto a realidade social mostra o contrário. Por causa disso, muitos brasileiros deixam de adquirir o senso crítico quando à sociedade, questões econômicas e políticas de seu país.

Portanto, para resolver esse problema e incentivar adultos analfabetos a aprendizagem, o Ministério da educação deve por meio da mídia em geral divulgar propagandas de um programa de alfabetização exclusivos para indivíduos sem formação escolar em instituições de ensino públicas com aulas aos sábados. Assim, professores já atuantes dentro das escolas ou novos contratados ministrarão aulas objetivas para contribuir no ensino. Espera-se, então, que de acordo com Immanuel Kant, a educação transforme essas pessoas.

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1 Correção

  1. Oii, Lucas, tudo bem ?? Vou corrigir por parágrafos e pontuar algumas observações, ok? Qualquer erro ou se não compreender alguma coisa, me manda uma mensagem e a gente fala sobre! =)

    INTRO——————————–
    Sua introdução está excelente quanto à gramática. Não observei nenhum erro de pontuação ou escrita, além de uma tese bem desenvolvida. O único problema é que você não disse quais os problemas do analfabetismo, bem menos fez um encaminhamento para eles, apenas defendeu as causa positivas da afalbetização. A unica obsevação que eu tenho a fazer é quanto ao nome do seriado “Todo mundo odeia o Chris”

    D1—————————————-
    Parágrafo bem estruturado, sem nenhum erro de ortografia e argumentação pertinente, além de um otimo uso de repertorio. Oparágrafo estaria >perfeito “um espetáculo social seria o ideal no qual a analfabetização não existe enquanto a realidade social mostra o contrário” acredito que faltou pontuação de vírgula em algum lugar (a posição desta dependerá do que você quis dizer), o que dificultou a leitura, prejudicando a comunicação
    –> Sem erros ortograficos
    –> boa estruturação e argumentação

    CONCLUSÃO———————————–
    –> ação: divulgar propagandas de um programa de alfabetização exclusivos para indivíduos sem formação escolar
    –> meio/modo: por meio da mídia em geral
    –> agente: Ministério da educação
    –> finalidade: para resolver esse problema e incentivar adultos analfabetos a aprendizagem
    –> detalhamento: em instituições de ensino públicas com aulas aos sábados e Assim, professores já atuantes dentro das escolas ou novos contratados ministrarão aulas objetivas para contribuir no ensino.

    OBS:
    -> ausência de crase: “à aprendizagem’
    -> ausência de vírgulas: “Ministério da Educação deve, por meio da mídia, em geral, divulgar…”

    |FEEDBACK|
    Seu texto, apesar de sucinto, foi bem objetivo. Trouxe otimos argumentos e repertórios. Indico a você uma coisa: não cite a frase do pensador em si, argumente em cima dela e diga so “de acordo/segundo conceitos de tal pessoa”, isso revela autoria e abre mais espaço para sua argumentação, visto que esta ultima é o fator principal no seu texto. Mas, não tem problema algum fazer da forma que você abordou, é apenas um “bizu”. Outra coisa, traga mais problematização para sua redação, fica até mais fácil na conclusão para resolver os problemas, uma vez que não precisa solucionar os 2, basta 1, mas de forma criativa e completa. Parabéns pelo texto, está ótimo!

    C1: 180
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200
    NOTA: 940

    Lucas, essa nota é apenas representativa, visto que eu não tenho autoridade para tal ato. Atente-se às dicas/sugestões. Espero que tire algum proveito da correção e, qualquer dúvida, só chamar. ❤️❤️

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