Na série “Anne With an E”, Anne é uma garota que gosta muito de ler, é munida de imaginação, tem muito intelecto e busca transformar sua vida conquistando seu lugar no mundo. Fora da ficção, a questão da leitura e da escrita se encontra em risco sendo algo que necessita de muita atenção, tendo em vista que o analfabetismo continua em evidência no Brasil hodierno. A partir desse contexto, é fundamental a discussão acerca dos impasses para que a educação formal não ocorra de maneira adequada na sociedade brasileira.
O primeiro aspecto a se considerar é que a baixa atuação do Estado contribui com os índices de analfabetismo. uma vez que esse não cumpre seu papel de garantir que os cidadãos desfrutem dos direitos indispensáveis, como educação, que infelizmente é a realidade dos brasileiros, o que representa a ideia do filosofo John Lock em que tudo isso configura-se como uma violação do “contrato social”. Além disso, o processo educacional falho do Brasil também torna-se um entrave porque não há prioridade com um sistema de educação que forme indivíduos com capacidade crítica de transformação de vida.
Percebe-se, ainda, que um dos principais potencializadores desse quadro é a desigualdade social. De acordo com os dados apresentados pela PNAD ( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) observa-se que a maior parte das pessoas analfabetas têm mais de 60 anos e 27% deste grupo se identifica como preto ou pardo. A propósito, a região do nordeste, que concentra a maior parte da população submersa em pobreza, também é a região que concentra mais pessoas analfabetas. Ou seja, o analfabetismo não é um problema isolado e solto no mundo, ele é causado e mantido por um contexto social, político e econômico.
Portanto, é necessário que se obtenha uma visão revolucionária sobre tal questão. Para mitigar o problema, o Ministério da Educação, junto com o Governo, deve criar projetos que construam mais escolas em todos os locais, sendo zona urbana e rural. Tal ação ocorrerá por meio de investimentos a fim de permitir a ingressão de todos os indivíduos desde a infância. Também é preciso direcionar atenção aos idosos que sejam analfabetos, afinal todos têm o direito de desfrutar da sua intelectualidade e imaginação assim como Anne.
Ps: Não sei se gostei dessa redação de hoje, estou cismada com alguma coisa só não sei ainda o que é kkk. Desde já obrigada pela ajuda galera :)
mariaeduardanunes
No 1º parágrafo senti falta das causas (ao decorrer dos parágrafos você apresentou “a baixa atuação do estado” e a “desigualdade social”, então poderia ter apontado essas causas já na introdução e em seu respectivo parágrafo citá-las novamente).
No 2º parágrafo “analfabetismo.” troque o ponto final por vírgula.
“que infelizmente” não é bom usar termos pessoais como “infelizmente”.
“ideia do filosofo” a palavra filósofo tem acento.
“John Lock” faltou apena o “e” de “John Locke”.
No 3º parágrafo “pela PNAD ( Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios)” é preferível escrever primeiro por extenso e deixar a sigla entre parênteses, daí, nesse caso, depois de fechar esse parêntese você acrescenta vírgula (por causa do “de acordo com”).
“que concentra” eu trocaria o “que” por “a qual” para evitar queísmo.
No 4º parágrafo “investimentos a fim de” acrescente vírgula antes de “a fim de”.
Sua proposta de intervenção está completa e ela é capaz de solucionar suas causas. Além disso, foi uma ótima escolha retomar o repertório que você utilizou.
Em resumo, atente-se ao uso de conectivos (principalmente os interparágrafos, tente começar o 3º parágrafo com “Ademais” e o 4º parágrafo com “Portanto” mesmo, assim, ficaria excelente, uma vez que o ENEM exige 2). Sua argumentação está coerente e seus repertórios ficaram bem encaixados, você desenvolveu uma boa redação! Parabéns, bjus, sucesso para você!!
OBS: Ainda sou estudante, entretanto, imagino que sua nota seria parecida com:
Competência 1= 160
Competência 2= 200
Competência 3= 160
Competência 4= 160
Competência 5= 200
Nota final= 880
nathejm
Olá, vou fazer a correção da sua redação de acordo com meus conhecimentos, espero te ajudar!
Introdução:
Estrutura ideal – Contexto (alusão)+Problemática+Tese (2 argumentos)
Sua estrutura – Contexto (citou uma série)
Problemática (deixou bem clara, ótimo)
Tese (optou por deixar em aberto, sem especificar os argumentos, ok)
Pontuação (vírgula)
“…leitura e da escrita se encontra em risco(,) sendo algo que necessita de muita atenção, tendo em vista que(,) o analfabetismo…”
Coerência:
“…impasses para que a educação formal não ocorra de maneira (IN)adequada na sociedade brasileira.” – uma palavra pode mudar todo o sentido da frase
Desenvolvimento 1
Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
Sua estrutura-Argumento (baixa atuação do Estado)
Repertório (John Locke )
Conclusão (tem potencial mas precisa organizar melhor )
Seu desenvolvimento está bom, porém há muitos problemas de pontuação e coerência. Vou reescrevê-lo a seguir, acho que pode te ajudar.
“O primeiro aspecto a se considerar é que a baixa atuação do Estado contribui com os índices de analfabetismo. Dessa forma, com base na teoria de John Locke, onde ele diz que, o não cumprimento dos direitos do cidadão, pelo Estado, configura-se como uma violação do “contrato social”, fica evidente que essa falha está presente na sociedade brasileira, por falta de investimentos destinados à área da educação. Logo,deve se tornar prioridade do governo um sistema de educação que permita ao povo melhores condições de aprendizado”
Desenvolvimento 2:
Estrutura ideal- Argumento+repertório (que comprove o argumento)+conclusão do parágrafo
Sua estrutura-Argumento (desigualdade social)
Repertório (dados estatísticos)
Conclusão (concluiu bem, mas não usaria o termo “solto no mundo” por 2 motivos: toda relação deve ser ligado ao Brasil, não ao mundo em geral; aparenta ser um termo informal )
Conclusão:
Estrutura ideal- Retomada do tema+proposta de intervenção+conclusão do parágrafo
Sua estrutura-Retomada do tema ( citar qual é a questão)
Proposta de intervenção (vou utilizar as informações da sua proposta e completar os tópicos abaixo, para concluirmos se está completa)
Ação- deve criar projetos/direcionar atenção aos idosos
Agente 1- Ministério da Educação
Agente 2- governo
Modo ou meio- por meio de investimentos
Detalhamento-que construam mais escolas em todos os locais, sendo zona urbana e rural (explicar mais sobre: quais investimentos serão feitos para tornar essas escolas adequadas)
Efeito- a fim de permitir a ingressão de todos os indivíduos desde a infância
Conclusão do parágrafo (ótima conclusão)
Sugestão: Estudar pontuação, conectivos, apresentar mais marcas da sua opinião na hora de argumentar, lembranado de sempre escrever na terceira pessoa
Competências:
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa – 120
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto – 160
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 120
5. Respeito aos direitos humanos – 160
Nota: 720
Não sou especialista, mas de acordo com meus conhecimentos acho que essa correção pode te ajudar, você está no caminho certo, parabéns! Qualquer dúvida pode me mandar mensagem, estou a disposição:)
JoaoGomesD
Sua introdução ficou muito boa, mas sinto que faltou clareza na apresentação das teses
Os dois desenvolvimentos ficaram ótimos e excelentes repertórios
Conclusão plausível, mas o trecho “o Ministério da Educação, junto com o Governo”, o Ministério da Educação já faz parte do governo, não precisa fazer essa separação, use um ou outro