Estudante

O analfabetismo digital no Brasil (ENEM)

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A Constituição Federal de 1988 é um documento que, apesar de recente elaboração, possui representatividade internacional pela sua vanguarda jurídica em garantir que a população brasileira tenha acesso aos direitos sociais elementares, como a educação. No entanto, mesmo diante desse arcabouço normativo, a necessidade de combater o analfabetismo digital no país demostra limitação prática deste código legal, o que acaba por romper a plenitude da sociedade. Nesse sentido, é clarividente que a morosidade do Governo em promover os direitos previstos na constituição brasileira figura como origem da problemática. Assim, não só as disparidades socioeconômicas, como também a negligência estatal aprofunda essa situação calamitosa.

As desigualdades sociais, desse modo, contribuem para a perpetuação do analfabetismo digital na sociedade atual. Isso acontece porque com a falta de poder aquisitivo, advinda de uma má distribuição de capital entre as bolhas sociais, o cidadão médio menos favorecido é privado de bens, como computadores e aparelhos celulares, por não conseguir comprar. Diante do exposto, tais indivíduos não têm a oportunidade de alfabetização nesse âmbito, pois a falta de recursos materiais inviabiliza a educação plena dessa minoria.  Além disso, tal reflexão pode ser confirmada com a afirmação do ator Charles Chaplin, o qual afirma que “precisamos lutar por um mundo em que o progresso leve felicidade para todos”, uma vez que não se pode esperar uma população engajada no meio eletrônico sendo que, nem mesmo mediante ao progresso humanitário, é estimulada na prática a se desenvolver digitalmente.

Ademais, a visão negligente do Estado, nesse viés contemporâneo, fere o desenvolvimento intelectual do corpo social brasileiro. Essa situação surge da falibilidade educacional vivenciada no país, considerando que não há projetos socioeducacionais destinados às classes sociais marginalizadas em relação à ascensão cabal na era digital, cenário advindo do descaso dos representantes públicos associado a dilapidação do poder econômico disponível a educação. Sendo assim, essa conjuntura é analisada como uma infração do “contrato social” na ideologia do filósofo John Locke, pois o Estado não garante que o seu povo desfrute de direitos importantes, como acesso a programas sociais com finalidade educativa.

Portanto, inferem-se ações do Poder Público para mitigar o analfabetismo digital presente no Brasil. Dessa forma, urge que o Ministério da Educação crie, por intermédio de verbas estatais, projetos educacionais com o fito de democratizar e ensinar de forma interativa e presencial indivíduos de todas as idades e condições econômicas os conceitos que engloba o meio cibernético, buscando baixar os índices de analfabetismo. Outrossim, cabe ao Ministério da Economia financiar a implantação de computadores em escolas, para que seja universal o acesso à tecnologia na nação verde amarela.  Quem sabe assim, a educação na pátria deixará de ser apenas um texto constitucional.

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3 Correções

  1. Competência 1-160
    Competência 2-200
    Competência 3-200
    Competência 4-200
    Competência 5-200
    Nota:960
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    * Coloque conectivo no início do D1, no começo.
    * “… engajada no meio eletrônico, sendo que nem mesmo mediante ao progresso humanitário é estimulada, na prática, a se desenvolver digitalmente.
    * Associado à dilapidação
    * Disponível na educação
    // A competência 1 permite 3 erros ortográficos, de vírgula, crase, ao todo, mas você apresenta dois erros de vírgula na correção que eu fiz ali em cima, totalizando 4 erros. Você precisa melhorar o uso da vírgula e crase. As palavras que você usa na redação são bem boas, vou plagiar nos meus textos algumas dessas palavras, se você me permitir.

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  2. Amei seu texto! Mas te aconselho que na hora de planejá-lo pense quais são os problemas que tal tema traz consigo. O seu texto foi sobre analfabetismo digital, acho que faltou você falar sobre esses problemas, por exemplo, o que a falta de analfabetismo pode trazer? Desinformação? As famosas Fake News elas são espalhadas por quais grupos de pessoas? Os golpes cibernéticos cai quem quer, ou quem não entende nada nesse âmbito? Como o analfabetismo digital contribui com tudo isso?

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  3. Oii, boa tarde!!

    Eu até iria corrigir seu texto, mas, sendo sincero, não tem muita coisa para corrigir. Você escreve muito bem e conhece a estrutura do Enem.
    Só vou pontuar uma coisa que pode te prejudicar na competência 3. Faça uma conclusão dos desenvolvimentos retomando a ideia central de seus argumentos. Isso vai mostrar pro corretor que você realmente fez um projeto de texto e teve um planejamento.

    C1 – 200
    C2 – 200
    C3 – 160
    C4 – 200
    C5 – 200

    Nota: creio que seja um 960 ou 980
    Parabéns!!
    Se você continuar assim logo alcançará suas metas.
    Espero ter te ajudado ;)

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