Iniciante

O Analfabetismo Digital no Brasil

  • 2

“A insatisfação é o primeiro passo para o progresso de um homem ou de uma nação.” A afirmação atribuída ao dramaturgo Irlandês Oscar Wilde pode ser aplicada à questão do Analfabetismo Digital no Brasil, já que é a falta de incômodo diante dessa vicissitude que a põe como um regresso para a nação. Nesse sentido, essa situação de indiferença se origina da falta de conhecimento sobre a existência dos analfabetos digitais por parte da população. Dessa forma, pode-se afirmar que os elevados índices de desigualdade social assim como a negligência governamental agravam esse cenário de desconhecimento.

Em primeiro plano, faz-se necessário destacar que, em virtude da desigualdade social no Brasil, muitas pessoas não possuem acesso aos meios tecnológicos. De acordo com a Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios, em 2019 o Brasil registrou 0,543 no índice de Gini, colocando a nação como uma das mais desiguais do mundo. Logo, esse cenário faz com que os mais favoráveis desconheçam os problemas dos menos favoráveis, como a falta de acesso à tecnologia.

Além disso, o descaso das autoridades governamentais colocam os analfabetos digitais como excluídos da sociedade. A Constituição Federal de 88, em seu artigo 23, defende que é competência da União proporcionar os meios de acesso à tecnologia para a população. No entanto, o que se observa é uma negligência da União sobre as suas responsabilidades constitucionais. Assim sendo, vê-se que tal negligência permite que o quadro perdure.

Logo, é evidente que a desigualdade social assim como a ignorância do Governo permitem que os analfabetos digitais sigam isolados. Dessa maneira, faz-se necessário que a parte da população ciente do problema promova manifestações, alertando para a desigualdade social e também exigindo que a União cumpra suas responsabilidades constitucionais, a fim de amenizar o problema do analfabetismo digital. Somente assim, com demonstração de indignação, que a nação caminhará para o progresso, como afirma a frase atribuída à Oscar Wilde.

Compartilhar

6 Correções

  1. Ótimo! além de ser um possível tema para o enem, sua redação contém informações que são bem relevantes, tudo contextualizado do inicio ao fim, além de ter escrito uma proposta de intervenção ótima, tudo bem idealizado, porém observei a repetição de alguns termos e isso me incomodou um pouco, fora isso, eu daria nota 700/800.

    • 1
  2. Parabéns pela redação você conseguiu argumentar e estruturar muito bem .
    Também uso esse modelo de redação, você conseguiu abranger todos os requisitos necessários.
    Assim como os outros colegas, observei que você repetiu alguns termos porem não é nada tão complicado de se resolver.Apenas pesquise alguns sinônimos e continue com esse modelo de escrita.

    • 0
  3. Boa tarde, espeto poder ajudar.

    Excelente texto. Argumentou bem e parece estar bem de acordo com as normas do ENEM. Apresentou bom domínio da língua, organizou e selecionou bem os argumentos usados no texto, demonstrou também um ótimo uso de conectivos e fez uma conclusão relacionando com a introdução. Só me incomodou na sua redação o uso de palavras muito repetidas no seu texto, tente substituir por palavras sinônimas.

    • 0
  4. A redação está ótima, na introdução foi cumprido os requisitos de Contextualização, Tese e Encaminhamento Argumentativo de forma clara, assim como você soube no Desenvolvimento expor claramente o seu argumento e comprová-lo com dados e com a citação da Constituição Federal. A sua Conclusão conseguiu expor de maneira clara quem é o Agente (população), a Ação (manifestações), o Meio/Modo (alertar sobre a desigualdade), o Detalhamento (exigir da União o cumprimento de suas responsabilidades, e a Finalidade (amenizar o analfabetismo). Sem contar que fazer uma Conclusão por Retomada é uma maneira excelente de encerrar a redação.
    Não sei avaliar por nota numérica, mas você cumpriu com os requisitos que cada etapa requere.

    • 0
  5. achei a sua redação perfeita! você demonstrou um bom domínio das competências do Enem, desenvolveu o tema corretamente e a sua proposta de intervenção está muito boa, mas você repetiu alguns termos varias vezes – tente substituí-los por sinônimos. Não tenho dúvidas que você teria uma nota muito boa no Enem. E o seu repertório está ótimo.

    • 0
  6. Parabens, aprendi mt com sua redaçao, fiz uma sobre o mesmo tema mas estava perdido em alguns termos e vc me ajudou, obg. redaçao nota 1000 facil. por acaso vc usa algum tipo de modelo? Se sim poderia me dar algumas dicas? Me chama no wpp se possivel (22) 9 9774-5172 – Rômulo ~ *completando os caracteres de 300 blabla*

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.