O analfabetismo digital entre os brasileiros

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Na série televisiva “Mandalorian”, do futurístico universo de “Star Wars”, é narrado a jornada do guerreiro solitário Mandaloriano, em suas missões ao longo do Espaço Sideral. Durante a narrativa, o tal protagonista demonstra não ter confiança aos “droids” – robôs com inteligência artificial avançada –, assim, tendo receio de utilizá-los. Porém após reconhecer seus incríveis benefícios, passa a ter apreço a eles. Fora da ficção, de maneira análoga, vê-se que grande parte da população desconhece os benefícios dos aparelhos digitais: o que, gradativamente intensifica os dados de analfabetismo digital, corroborando tanto para a vulnerabilidade do indivíduo, quanto á ineficiência da cidadania plena.

Primeiramente, é importante destacar que, a falta de acessibilidade é um fator que dificulta cada vez mais os cidadãos a terem contato e proveito do meio digital. Segundo a Aliança Por Internet Acessível, 20% das pessoas com menor instabilidade financeira do país, utilizam 8% de sua renda para comprar apenas 1GB de internet, fazendo com que a pessoa fique limitada e muitas vezes impossibilitada de utilizar essa tecnologia. Esse fato demonstra que, há um deficitário incentivo dos órgãos governamentais a cerca do tema, contrariando o Direito – proposto na Constituição – a inclusão social desse meio, inerente para qualquer cidadão brasileiro e, dessa forma, o indivíduo fica mais suscetível a se tornar um analfabeto digital.

Por conseguinte, isso causa muitas consequências negativas a vida do analfabeto, na qual fica vulnerável ao mundo externo, pois, por exemplo, a maioria das empresas buscam profissionais qualificados com conhecimento na área digital – consequentemente fica excluído e gera desigualdade e exclusão social a sociedade. De acordo com o termo “Atitude Blasé”, proposto pelo sociólogo alemão Georg Simmel: Se a maioria das pessoas agirem com indiferença em meio as situações que ele devia ter atenção, elas permanecerão constantes, ou melhor, não serão resolvidas. Sendo assim, esse pensamento demonstra a excessiva despreocupação de muitos cidadãos com o entrave, o qual acarreta no retardamento da situação dos analfabetos.

Portanto, para resolver a problemática, é mister que o Estado com apoio do Ministério da Educação (MEC) crie, por meio de verbas governamentais campanhas que visem dar apoio e instrução as pessoas que necessitem aprender a utilizar os dispositivos digitais, conscientizando também toda a população a respeito do tema. E, ademais, democratizar o uso da conexão Wifi, instalando-os em áreas públicas de regiões carentes por todo o Brasil, a fim de baratear o custo da Internet. Somente assim, será possível consolidar uma sociedade cada vez mais online e democrática, garantido a cidadania plena a todos os indivíduos – utilizando a tecnologia a seu favor, igualmente ao Mandaloriano e os seus adorados “droids”.

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3 Correções

  1. ompetência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa > 200

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo > 200

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista > 200

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação > 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural > 200

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  2. Olá iago, sugiro que revise seu texto prestando mais atenção nos erros gramáticais. Varie também no uso dos conectivos, no segundo desenvolvimento foi usado muitos “consequentemente/consequência”. Poderia já ter iniciado ‘ consequentemente isso afeta negativamente a vida do analfabeto…’ já que você usou o desenvolvimento causa-consequencia. Sugiro também que foque em apenas uma proposta de intervenção, assim você pode trabalhar ela melhor. Ótimo repertório!!

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  3. No primeiro parágrafo erro gramatical ‘é narrado’ (é narradA a jornada). Vírgula desnecessária em ‘Mandaloriano(,) em suas…” Você poderia ter usado ‘Mandaloriano (EM MISSÕES…). ‘Não ter confiança (NOS) droids’. ‘Tendo receio (EM) utilizá-los’. ‘À ineficiência’ (a crase é colocada com o sinal para o lado esquerdo da letra, para o lado direito (´) é acento agudo). Não recomendo o uso de ‘Primeiramente’ no início do segundo parágrafo. ‘ACERCA do tema’ pois você está se referindo ao incentivo dos órgãos governamentais sobre o tema, não ‘perto (a cerca) do tema’. ‘Inerente À qualquer cidadão brasileiro’. No terceiro parágrafo: ‘À vida do analfabeto DIGITAL’. ‘QUE FICA vulnerável’. Em ‘pois, por exemplo (esse por exemplo não era necessário)’. ‘Consequentemente (O INDIVÍDUO) fica excluído… (excluído do quê?), ao invés de ‘e gera’ você poderia usar ‘gerando’. ‘Exclusão social À sociedade’ mas que tipo de exclusão? Gostei da citação que você usou mas é importante você colocar ela entre aspas para demarcar que não são palavras suas. ‘Em meio Às situações que DEVIAM ter atenção’. ‘Esse pensamento ASSEMELHA-SE à excessiva…’, ‘com o entrave’ (que entrave?), poderia ter usado ‘com tal entrave’. ‘o qual acarreta O RETARDAMENTO DA SOLUÇÃO DO ANALFABETISMO DIGITAL’. No último parágrafo poderia ter usado algum sinônimo para a palavra ‘mister’. Faltou detalhamento do agente ‘Ministério da Educação’ como – órgão responsável pela elaboração e e execução da política nacional de educação (PNE), ‘instrução ÀS pessoas’. ‘conexão Wifi… INSTALANDO-A (pq se refere à conexão). ‘GARANTINDO a cidadania’. Retomou a introdução, muito bom. Sua redação ficou muito boa, parabéns :)

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