Em conformidade com o contexto histórico da Idade Média, grande parte dos estudantes vinham da nobreza, pois esta camada social possuía recursos para manter seus filhos na escola. Já os camponeses e seus filhos, presos às condições servis e sem recursos financeiros, não tinham acesso a educação escolar, ficando sem saber ler e escrever por toda a vida. Nesse âmbito, perante a perspectiva contemporânea, observa-se a persistência dessa realidade entre pessoas de baixa renda, que não tem acesso a escola e permanecem sem este recurso. Assim, reforçar a importância da inclusão social de pessoas de baixa condição financeira na nossa sociedade é indispensável.
Constitucionalmente, todas as pessoas sem restrições de classe social, gênero, sexualidade, religião ou cor da pele, tem direito aos serviços básicos, dentre eles, a educação escolar. Dessa forma, a mudança da realidade de milhões de brasileiros que não participam desse cenário delegado pela Constituição Brasileira, se torna urgente. Contudo, faz-se notório no nosso cotidiano, que os esforços governamentais para altera-la não são tomados como prioridade, agravando os índices de analfabetismo no país.
Ainda de acordo com a Lei Maior, 25% do orçamento do Estado e 18% de impostos federais e taxas municipais devem ser destinados a instituições educativas. Mas de acordo com o relatório da ONG Todos pela Educação, o gasto do MEC com educação básica em 2020 foi o menor da década. Além da falta de investimento, a pandemia do corona vírus tornou ainda mais distante a possibilidade do analfabetismo não ser mais uma questão no Brasil, já que 13,4 milhões de pessoas ficaram desempregadas e sem condições de pagar uma escola para seus filhos. Esse cenário dificulta imensamente a vida de quem o enfrenta, pois se torna incapaz de ler simples bulas de remédios, rótulos de alimentos, assinar documentos, entre outras atividades.
Logo, faz-se necessário que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) desenvolva estratégias econômicas e sociais que incluam os mais carentes nos serviços básicos, em especial o acesso a educação escolar, investindo na melhoria dos recursos de meios de transporte, material escolar e no ambiente da sala de aula, incentivando-os a frequentarem as instituições educativas e a busca por um futuro melhor, através de palestras em comunidades periféricas. Assim, pode-se eliminar o analfabetismo como uma questão a ser discutida no Brasil.
glauberx1
Competencia 1: erros em “tem(1° parágrafo), , uso correto seria “têm”, e faltou usar virgula apos “pessoas”(2° parágrafo) e tome cuidado com a repetirão excessiva dessa ultima palavra ao longo do seu texto!
Competencia 2: Compreendeu bem oz temas e aplicou repertorios pertinentes
Competência 3: Notei que seus paragrafos de desenvolvimento ficaram muito expositivos, senti falta de autoria e objetividade na sua argumentação também, lembre-se de deixar seu ponto de vista mais claro!
Competência 4: Usou muito bem os conectivos! Parabens!
Competencia 5: Você abordou muito bem os 4 elementoz + o detalhamento, apenas notei que o modo/meio ficou desconexo do resto da proposta e a finalidade ficou muito generalizada, sugiro que você a objetive mais ! (Obs: o conectivo atraves de tem significado de atravessar algo)
CP 1: 160
CP 2: 200
CP 3: 140
CP 4: 200
CP. 5: 160
Total:860
Klauck16
Adorei a introdução e o repertório que vc trouxe.
Pessoalmente acredito que o desenvolvimento 1 também ficou como se fosse uma introdução ao conteúdo que seria abordado no 2 desenvolvimento.
Te aconselho a separar e elaborar um pouco mais seu arg 1 e 2, acho que não ficou muito especifico quais são eles.
Tbm achei bom ter trazido dados, tornou mais concreto, mas senti falta de uma citação para não ficar preso em meio a dados.
continue! boa sorte!
anapradoo
Boa noite, sou apenas uma estudante!!
Algumas observações e dicas:
1. Se atente ao tamanho dos parágrafos e a quantidade de linhas. Um conselho para introdução é que ela varie entre 5 e no máximo 7 linhas.
2. Utilize conectivos entre os parágrafos (desnvolvimentos).
3. Projeto de texto- deixe mais claro. Faça o uso de tópico frasal !!!!!!!
4. D1: acredito que seria mais interessante colocar o período “Contudo…” após o 1º. E sempre terminar com uma ideia/ iniciativa da proposta.
Para exemplificar melhor:
….Contudo, faz-se notório no nosso cotidiano, que os esforços governamentais para a educação não são tomados como prioridade, agravando os índices de analfabetismo no país. Dessa forma, a mudança da realidade de milhões de brasileiros que não participam desse cenário delegado pela Constituição Brasileira, se torna urgente.
Além disso, acho importante provar que “milhões de brasileiros não participam desse cenário…” para que seu repertório seja legitimado e bem aproveitado.
5. D2: Se atente novamente ao seu projeto de texto! Eu colocaria o 1º perído para o D1, já fala sobre a falta de investimento.
Se você acredita que a questão do analfabetismo funcional no Brasil se deve, sobretudo, a falta de investimentos e a pandemia do novo corona vírus ou no caso, desemprego (e a covid seria um agravente) você precisar deixar isso claro desde a introdução! E em cada parágrafo desenvolver, separadamente, cada uma dessas ideias, ou melhor, causas! Isso fará com que tenha um projeto bem arquitetado. Não se esqueça dos tópicos frasais.
6. Proposta. Faltou o “para que”
Espero que eu tenha ajudado de alguma forma, e que de para entender as minhas considerações. Abs!