Em 1999, o mundo acompanhava uma das maiores tragédias ocorridas em escolas. Erick e Dilan, eram dois jovens americanos que estudavam no colégio de Columbine na cidade do colorado, e planejam uma espécie de “plano” para acabar com a vida de vários estudantes, com os sites ilegais (deep web), foi possível obter armas e equipamentos para fabricação de bombas na qual os mesmos produziram. No dia da execução, tiveram problemas com os explosivos e partiram de imediato para carnificina deixando 13 mortos e uma marcante história mundial, após o ato os dois indivíduos vinheram a cometer suicídio. Em nossa realidade atual é comum observamos atos trágicos que se “inspiram” neste massacre, o Brasil não fica de fora, e possui um dos maiores índices de violência nas escolas.
É importante destacar que, o Ministério da Educação (MEC) ressalta o bullying como o principal fato desses ocorridos, e até mesmo de simples brigas e discussões. A vítima após receber ofensas e até mesmo perseguições, tendem á ter outro tipo de comportamento que por sinal passa a ser extremamente preocupante, muita das vezes se mantém calados e escondem até da própria família. No entanto, muitos escolas deixam passar despercebido e não tomam medidas concretas para que este problema seja resolvido.
Torna-se evidente, portanto, as relações de grupos que se acham superiores, causando assim conflitos que geralmente se agravam. Muita das vezes passa despercebido a agressão até mesmo contra professores e funcionários seja ela verbal ou física, sem muitas opções e defesas preferem ficar calados e fazerem o seu papel, o que preocupa o levantamento de dados contra a violência na escola. As consequências desta conduta é um péssimo rendimento de aprendizagem e de trabalho, levando em consideração resultados péssimos no Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) .
É inegável a eficiência da Lei para combater a violência nas escolas em todas as suas propostas, mas não se descarta a propositura de profissionais da área de psicologia para gestão escolar , além de campanhas semanais para impugnar o bullying, aumentando a autonomia daqueles que sofrem, além de alertar os pais para observar sintomas visiveis como o isolamento, mudança de comportamento e até mesmo a auta-mutilação. Ressaltando assim que casos graves como o de columbine e outros acontecidos em nosso país não passem à se repartir.
Rafael Balbino de LimaIniciante
O alto índice de violência nas escola
Compartilhar
ANGELA CÁSSIA
COMENTÁRIO GERAL: A sua introdução ficou boa, porém senti falta de sua tese (opinião).
Procure usar conectivos que somem as suas ideias, que liguem os períodos de sua frase.
Tente não deixar a contextualização grande, pois você pode fugir dos padrões de uma introdução.
Na conclusão ficou faltando apenas alguns pontos: O AGENTE…
SUA NOTA FICARIA ENTRE: 700 e 800.
BONS ESTUDOS….
andre15
Introdução muito bem feita,porém faltou sua tese (impor sua opinião) .
No desenvolvimento do texto achei que faltou um pouco mais de conectividade com o ocorrido que você destacou na introdução (o massacre de Columbine)
Conclusão esta bem feita porém faltando o agente. Fora isso você foi muito bem, parabéns.
NOTA 1 : 200
NOTA 2 :100
NOTA 3 : 80
NOTA 4 : 160
NOTA 5 : 140
Nota final: 680
Robert
Na sua introdução, você contextualiza com um fato/notícia que aconteceu em 1999. Certo. Mas você não mostrou o seu ponto de vista acerca do assunto, ou seja, você deveria impor seu ponto de vista sobre o tema/tese. Com ênfase em dois enfoques que você ia abordar no desenvolvimento 1 e 2. A exemplo: uma causa e consequência do tema abordado. Percebo também que você não usou conectivos para retomar suas ideias, o que isso vai ocasionar perda de pontos na Competência 4.
Nos seus desenvolvimentos você só coloca ideias/ideias e isso deixa seu texto expositivo. O certo era, você começar com um tópico frasal, sem seguida você usar um repertório produtivo e, por conseguinte, sua análise crítica/ ponte de vista. Isso você tem que fazer nos dois desenvolvimentos.
Não vejo conclusão no seu texto. Sendo assim, vais ficar apenas com 40 pontos na Competência 5.
C1: 160
C2: 120
C3:120
C4: 80/120
C5 :40/80
Nota 01: 500
Nota 02: 600
Leo Silva
A contextualização ficou ótima ! Tende não deixá-la tão grande pois você pode fugir dos padrões de uma introdução , ou seja, sua tese não está tão boa ! Por um instante parecia está lendo um texto narrativo
Outra coisa , usar conectivos é uma boa idéia pq faz com que haja coesão entre os parágrafos e faz com que suas idéias seja bem explícita
A argumentação está ótima! Competência 3 e 4 o notão vem
Na conclusão faltou alguns detalhes como o agente etc…
A nota ficaria entre 760 e 800
Dayaane0
Introdução: Sua contextualização com o ocorrido em Columbine essa impecável. Portuária: 200 na competência 2, porém você deveria se impor mais pois sua tese não está muito explícita por tanto você não portuária muito nas competências 3 e 4.
Desenvolvimento: Os parágrafos devem está interligados por meio de conectivos para que o projeto de texto esteja coeso. Perderia mais pontos na competência 4.
Conclusão: Está muito boa e parabéns por ter retomado a escola de Columbine.
Na minha opinião você portuária:800 na redação.
PARABÉNS