O alto custo financeiro para se viver no Brasil

  • 1

A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo 5º , o direito a igualdade entre todos perante a lei como essencial a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal direito não tem se reverberado quando se observa o aumento de preços de itens essenciais para se viver no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se indispensável a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em primeira mão, deve-se ressaltar a ausência de medidas para combater o alto custo financeiro para quem vive no Brasil. De acordo com uma pesquisa feita pelo IBGE, o preço do grupo de alimentação e bebidas aumentou em 14,77% em 12 meses, a gasolina, 20% em oito meses e, ainda prevê o acréscimo de 13% na energia, o que, talvez não pareça tão extremo, porém, dentro de casa, essa mudança é enorme. Diante disso, é inevitável afirmar que a dificuldade de arcar com tamanho crescimento de custos dentro de casa, é preocupante para as famílias com menor condição financeira, visto que foram todos os meios de sobrevivência que aumentaram de preço.

Ademais, é fundamental apontar a extrema fome como grande consequência dessa inflação no Brasil. Segundo um levantamento feito pela OMS, FAO e Unicef, há 19,3 milhões de brasileiros vivendo em pobreza extrema no país em 2021. É fato que a população não observa isso somente em dados estatísticos e pesquisas, mas também na vida cotidiana, como as cenas trites em muitos açougues e supermercados espalhados pelo Brasil onde os moradores estavam a procura de ossos e restos de carnes nos descartes desses estabelecimentos. Logo, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de combater esses obstáculos. A fim de tornar acessível os itens básicos para se viver, cabe às prefeituras das cidades de todo o Brasil, mediante verba governamental, a distribuição de cestas básicas de alimentação e higiene pessoal e da casa para todas as famílias em extrema dificuldade financeira, de forma que minimize as dificuldades e custos dessas pessoas. Assim, espera-se que se consolide uma sociedade permeada pelos elementos dispostos na magna carta e que prolifere a igualdade entre todos.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Thalyne! Primeiramente, quero dizer que não sou especialista em correção nem nada parecido, mas tenho um prévio conhecimento em redações.
    Bom, eu gostei muito da sua redação, ela tem um modelo de redação nota mil, foi coesa e respeitou os direitos humanos. Não encontrei erros ortográficos, você soube argumentar muito bem, teve uma boa proposta de intervenção.
    Acredito que sua nota seria de 900 pra cima haha
    continue assim!

    • 1
  2. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.

    “A Constituição Federal de 1988 prevê, em seu artigo 5º, o direito a igualdade entre todos perante a lei, como essencial a todo cidadão brasileiro.”
    Perceba que reorganizei as vírgulas

    “Diante disso, é inevitável afirmar que a dificuldade de arcar com tamanho crescimento de custos dentro de casa é preocupante para as famílias com menor condição financeira, visto que foram todos os meios de sobrevivência que aumentaram de preço”
    Não se separa sujeito de verbo, nem que o período esteja longo

    “como as cenas tristes em muitos açougues e supermercados espalhados pelo Brasil, onde os moradores estavam a procura de ossos e restos de carnes nos descartes desses estabelecimentos.”
    A palavra ‘triste’ deixa a redação emotiva, o que não é recomendado para um texto dissertativo argumentativo

    A proposta de intervenção está completa, mas aconselho que coloque a finalidade da proposta no final, em vez de colocá-la no início.

    • 0
  3. Competência 01: 160 pontos;
    Competência 02: 120 pontos;
    Competência 03: 160 pontos;
    Competência 04: 160 pontos;
    Competência 05: 160 pontos.

    Total: 760 pontos.

    Oi Thalyne, tudo bem? Eu estou aprendendo a confeccionar uma redaçao de acordo com o Enem. Usei como base para a correçao o disposto no site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
    Espero ter feito uma correçao justa para você e cuidado com a vírgula. Boa sorte e sucesso na sua prova!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.