Iniciante

O agrotóxico no Brasil

  • 0

Utilizando em produções agrícolas, o agrotóxico, também chamada de pesticida, aumenta a produtividade e evita a interferência de insetos nas lavouras. Porém, após um contexto histórico, é prejudicial para o ambiente e sociedade.

Na Revolução Verde (1950), as medidas tomadas pelo México para aumentar a produção e diminuir a fome, trouxe o agrotóxico para a agricultura. Assim, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o produto quando afetado na água, pode poluir e matar plantas, em conjunto, no solo e no ar, pode diminuir a biodiversidade, e a intoxicação de seres vivos.

Com isso, a população quando inala, ingere, ou entra em contato direto com o produto, pode ter: tonturas, vômitos e o óbito, nas informações agudas; e irritabilidade, depressão e dores de cabeça, nas intoxicações crônicas, segundo o Ministério da Saúde. Com base nisso, em 2017, 4.003 casos de intoxicação na agricultura foram relatados, destes, 164 pessoas foram ao óbito.

Nesse viés, com a aceitação de 51 novas substâncias desse produto no Brasil, uma solução deverá ser tomada o quanto antes. Por isso, cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) juntamente com o Ministério da Saúde, proibir o uso doméstico do produto para diminuir a letalidade de 0,44%; além do Governo e o presidente aperfeiçoar novas tecnologias e o Manejo Integrado de Pragas (MIP)-visando o uso de recursos naturais, preservando alguns insetos e o ambiente, para minimizar o índice de alguns dos casos leves, graves e severos.

Compartilhar

2 Correções

  1. Vou corrigir por paragrafo, pfv acompanhe no seu texto:
    int: “Utilizando(acho que foi erro de digitaçao o gerundio) em produções agrícolas, o agrotóxico, também chamada de pesticida, aumenta a produtividade (produtividade do que? eu entendo que é da plantaçao, mas sem escrever isso e terminando de ler a frase posso considerar que esta contradizendo que evita os insetos)e evita a interferência de insetos nas lavouras. Porém, após um contexto histórico, é prejudicial para o ambiente e sociedade.(essa é a tese? precisa trazer um destaque a ela, talvez detalhando e falando mais do agrotoxico, apresentando seu tema)”
    d1: o que o mexico fez para isso acontecer?pq? como? segue de outra citaçao e nao há opiniao sua ou detalhamento em nenhum momento nesse paragrafo
    Outra coisa é o conectivo ASSIM, é como se vc tivesse dito algo antes e vai relacionar com o que escreverá em seguida, mas nao é o que acontece, veja que vc mudou o assunto (e tbm nao explicou ele, como? pq? quem?)
    Uma dica, já que são citaçoes bem diferentes, divida em dois paragrafos e crie sua tese com base nelas, ai sim comece a escrever seu texto
    d2:cuidado com erros de gramatica, as informaçoes estao um pouco embaralhadas, digo, para compreender precisa reler ou voltar no que foi dito, o que perde pontos, novamente nao há informaçao sua, apenas texto baseado em terceiros, citaçao é legal, enriquece, mas o corretor quer saber o que voce acha do assunto, o que voce pensa, o que voce tem a dizer
    conc: mais citação, com um pouco de palavras suas. Conclusao, caso seja redaçao para o enem, precisa ter 5 competencias, procura elas no google, agente, finalidade, modo/meio, detalhamento e ação.
    Treine bastante, espero que goste de saber que pode melhorar porque é quando apontam nossos erros que aprendemos a lidar com eles e melhoramos : )

    • 1
  2. Oieee, tudo bem?
    INTRODUÇÃO:
    -acho que você quis dizer ‘utilizado’;
    -também chamadO* (concorda com o agrotóxico, masculino);
    -senti falta de sua tese;
    DESENVOLVIMENTO 1:
    -senti falta do tópico frasal no início do parágrafo, qual seu argumento?
    -não defendeu um ponto de vista, você poderia ter feito assim: Em primeira análise, vale ressaltar a necessidade do uso dos agrotóxicos. Durante a Revolução Verde, em 1950… Contudo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística…
    DESENVOLVIMENTO 2:
    -apenas apresentou sintomas e mais dados;
    -ausência de um argumento, de um tópico frasal
    -uso adequado de conectivos;
    CONCLUSÃO:
    -como eles vão proibir esse uso? Por meio de uma lei, de fiscalizações… Precisamos do meio e do detalhamento;
    -Você apresentou quem vai fazer a ação, a ação e a finalidade (falta meio e detalhamento);
    -Estrutura, em si, bem desenvolvida, mas falta uma proposta consolidada, de fato.
    Notei apenas isso! Espero que tenha gostado, qualquer dúvida, pode perguntar! <3

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.