Mestre

O acúmulo exagerado do lixo no Brasil (ENEM)

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O acúmulo exagerado do lixo no Brasil

 

No filme “Wall-e” de 2008, um robô de mesmo nome do título é designado para limpar o planeta Terra, que tornando-se um lixão. Ao longo da trama a narrativa revela que o planeta ficou daquela forma por consequência de maus atos dos humanos. Fora da ficção a realidade vivida no século XXI corre o risco de se igualar a situação presenciada no filme, visto que, aumenta-se a cada ano os casos de acúmulo de lixo, principalmente os descartados de maneira errada, e a falta de colaboração do Estado em relação ao tema.

Em primeiro lugar, é importante destacar a ausência de conhecimento demonstrado pela sociedade brasileira, pelo fato de descartar o lixo de forma incorreta. Desse modo percebe-se uma certa ingenuidade da população em relação ao problema, já que com a falta de informação sobre o assunto acaba que a população não põe em prática métodos, como a separação de lixo e a reciclagem, por exemplo. No entanto tal comportamento, de certa forma, há solução, contudo não é incentivado pelo Estado.

Ademais, é possível citar as falhas do Governo em relação ao meio ambiente, como a falta de estrutura parar tratar desse assunto. Segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular no Brasil. Dessa forma o Governo deixa de cumprir com a Constituição Federal de 1988, documento de alta importância onde assegura a todos os cidadãos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, logo é inaceitável que esse cenário continue dessa forma.

Portanto, compreende-se que, medidas são necessárias para que mude essa situação de desalento no Brasil. Sendo assim, cabe ao Estado e ao Ministério do Meio Ambiente por meio de parcerias dos veículos de comunicação alertar a população sobre o impasse, com a exibição de campanhas e propagandas voltadas a importância da questão do lixo no Brasil, com o intuito de incentivar e educar a população de todo o território nacional, e palestras na quais é instruído a maneira correta de separar o lixo, além de projetos de artesanato ofertados a população, onde a matéria usada seja o lixo, promovendo assim a reciclagem. Somente dessa forma espera-se que os direitos previstos na Constituição de 1988 sejam colocados em prática, diminuindo dessa forma os casos de acúmulo de lixo no Brasil.

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4 Correções

  1. Vou falar pelo que entendo, sua redação foi boa você utilizou um modelo de redação do youtube você usou bem gostei da citação do filme, Você sabe escrever sua proposta de intervenção ficou muito boa, usou bem a argumentação mostrou que entende do assunto.

    1C; 120
    2C; 160
    3C; 160
    4c; 120
    5C; 200

    nota 760

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  2. Olá! Boa noite.
    Sua redação está muito boa, com poucos erros, e você usa alusões interessantes, apresenta informatividade também. Só acho que a redação está muito grande, tome cuidado com isso.

    Segue a nota:

    C1: 150 = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.

    C2: 160 = Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.

    c3: 140 = Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.

    c4: 190 = Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.

    c5: 170 = Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.

    NOTA FINAL: 810.

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  3. Você escreve muito bemmm, sua redação conseguiu me prender, mas percebi pequenos erros, e falta de foco em defender, porém está ótimo, mas creio que da para melhorar!!! falta muito tempo para o ENEM, você consegue até la, não desistas, está no caminho certo ! leia redações nota mil

    nota: entre 680-720

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  4. Olá, vou citar algumas observações e cometários do que observei ao ler o seu textos!

    Tema: O acúmulo exagerado do lixo no Brasil

    INTRODUÇÃO:

    No filme “Wall-e” de 2008, um robô de mesmo nome do título|1| é designado para limpar o planeta Terra, (*sem vírgula aqui) que tornando-se (*se tornava) um lixão. Ao longo da trama (*nessa ocasião, usa-se vírgula aqui) a narrativa revela que o planeta ficou daquela forma por consequência de maus atos dos humanos. Fora da ficção (*nessa ocasião, vírgula aqui) a realidade vivida no século XXI corre o risco de se igualar a (à) situação presenciada (*Sugestão: apresentada) no filme, visto que, (*sem vírgula aqui) aumenta-se a cada ano os casos de acúmulo de lixo, principalmente os descartados de maneira errada, e a falta de colaboração do Estado em relação ao tema.|2|

    1 – O termo “de mesmo nome do título” é uma especificação ao termo robô (um aposto), tal expressão virá, portanto, entre vírgulas.
    2 – Nessa parte, sentimos uma falha de sentido por conta da falta de uma conjunção adequada, assim essa frase final deve ser reescrita, como exemplo:
    “(…) a realidade vivida no século XXI corre o risco de se igualar à situação apresentada, visto que a cada ano ocorre o acréscimo nos casos de acúmulo de lixo – principalmente os descartados de maneira errada –, isso acontece devido à falta de colaboração do Estado em relação ao tema. (…)”

    — Foi uma boa introdução, apesar da falta de sentido na última frase. Por ela, você demonstrou um bom repertório sociocultural e o assimilou com sua tese (o excesso de lixo é um problema).
    Entretanto, não tivemos a especificação de onde se encontra o problema, okay? Que era muito necessária, pois o seu tema (O acúmulo exagerado do lixo NO BRASIL) cobra isso.
    Ademais, senti a falta de um *encaminhamento argumentativo*, que é responsável por dar-nos a ideia de que terá mais texto a ser lido, de que você continuará a discussão sobre o tema.
    ___________

    DESENVOLVIMENTO 01:

    Em primeiro lugar, é importante destacar a ausência de conhecimento demonstrado pela sociedade brasileira |1|, pelo fato de descartar o lixo de forma incorreta. Desse modo (*usa-se vírgula aqui) percebe-se uma certa ingenuidade|2| da população em relação|3| ao problema, já que com a falta de informação sobre o assunto acaba que a população não põe em prática métodos, como a separação de lixo e a reciclagem, por exemplo. No entanto tal comportamento, de certa forma, há solução, contudo não é incentivado pelo Estado.|4|

    1 – É importante destacar porquê? No quê? Tente especificar um pouco o tópico frasal, para que possamos nos situar sobre qual é a relação desse tópico com o tema central.
    2 – Sugestão para a fluidez desse parágrafo: como mais à frente você afirmou que a causa dessa “ingenuidade” é o descaso do Estado, você poderia colocar esse argumento aqui, como exemplo:
    “(…) percebe-se o Estado, que é responsável pelo bem-estar do cidadão brasileiro, segundo a Carta Magna, não cumpre com o seu ofício, uma vez que não incentiva sua população a procurar informação sobre o tratamento adequado do lixo.”
    3 – Repetição do termo “em relação”.
    4 – As conjunções adversativas seguidas dão uma sensação de oralidade, tente evitar esse tipo de vício, se necessário refaça toda a frase.

    — Esse desenvolvimento, pela falta de uma marca de autoria, ficou um tanto raso para um texto argumentativo. Além disso, a validação não foi totalmente garantida, isso se deve à falta de dados concretos.
    _________
    DESENVOLVIMENTO 02:

    Ademais,|1| é possível citar as falhas do Governo em relação ao meio ambiente, como a falta de estrutura parar (*para) tratar desse assunto (*que assunto? Se possível, especifique). Segundo dados do Banco Mundial, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas de forma irregular no Brasil. Dessa forma (*vírgula aqui) o Governo deixa de cumprir com a Constituição Federal de 1988, documento de alta importância (*vírgula aqui) onde (*Sugestão: o qual) assegura a todos os cidadãos o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, logo é inaceitável que esse cenário continue dessa forma.

    1 – No parágrafo anterior, tivemos “Em primeiro lugar” para começar o desenvolvimento, então, essa é uma sugestão de uma pessoa (eu) que usa muito esses tipos de conectivos, tente fazê-los de forma contínua, como assim? Bem, você colocou “em primeiro lugar” no primeiro parágrafo de desenvolvimento, por que não colocar “em segundo lugar” no segundo parágrafo de desenvolvimento? Isso poderá desencadear as ideias de maneira mais fluída. Só uma dica pessoal.

    — Gostei desse parágrafo, finalmente temos um dado (Banco mundial) que sustente a ideia central (a falha do Governo em providenciar um ambiente adequado para a sua população)! Além disso, tivemos uma marca de autoria bem evidenciada: “logo é inaceitável que esse cenário continue dessa forma.” Essa marca de autoria nos deixa claro que estamos em um texto argumentativo, que estamos ante o posicionamento de alguém.
    __________

    CONCLUSÃO:

    Portanto, compreende-se que, (*sem vírgula aqui) medidas são necessárias para que mude essa situação de desalento no Brasil. Sendo assim, cabe ao Estado e ao Ministério do Meio Ambiente (AGENTES) (*vírgula aqui) por meio de (MEIO) parcerias dos veículos de comunicação (*vírgula aqui) alertar (AÇÃO) a população sobre o impasse, com a exibição de campanhas e propagandas voltadas a importância da questão do lixo no Brasil (DETALHISMO), com (Sugestão: tendo, para evitar a repetição de “com”) o intuito de (OBJETIVO) incentivar e educar a população de todo o território nacional |1|, e palestras na (*nas) quais é instruído a maneira correta de separar o lixo |2|, além de projetos de artesanato ofertados a população, onde a matéria usada seja o lixo, promovendo assim a reciclagem. Somente dessa forma espera-se que os direitos previstos na Constituição de 1988 sejam colocados em prática, diminuindo dessa forma os casos de acúmulo de lixo no Brasil.

    1 – Incentivar/Educar a população de quê? Expecifique.
    2 – “(…) e palestras na quais é instruído a maneira correta de separar o lixo (…)” tente começar com uma conjunção para conectar corretamente com a oração anterior.

    — Conclusão e proposta de intervenção eficiente, retoma e reafirma as ideias abordadas ao longo do texto. Entretanto, demasiado longo, não é necessário citar mais de duas intervenções, pois isso, além de estender o texto, pode acarretar em mais erros que acometerão sua nota. ;3

    C1 – Demonstrou moderado domínio da norma culta: 120pts.
    C2 – Demonstrou compreensão da proposta, e se mostrou parcialmente fiel às estruturas de um texto dissertativo-argumentativo = 150pts.
    C3 – O texto apresenta algumas falhas quanto à coesão, como no encadeamento das ideias, na marca de autoria e na progressão textual, principalmente em seu primeiro desenvolvimento= 80pts.
    C4 – As partes dos parágrafos são bem demarcadas, porém há falha de sentido devido a alguns erros na estruturação dos períodos = 100pts.
    C5 – Boa conclusão e uma boa proposta de intervenção, apenas falta um pouco de detalhe = 160pts
    Somando, então, temos: 610pts!

    Bem, espero que minha correção tenha lhe servido de alguma coisa e espero profundamente que você ganhe muito nessa jornada! Com a prática, vemos nossos erros e procuramos meios de melhorar, recomendo que estude um pouco sobre os aspectos que citei ao decorrer da minha correção!

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