Iniciante

O acesso a livros e o incentivo a prática de leitura no Brasil

  • 0

No quadro ” The Wall ”  do programa Caldeirão do Hulck  , exibido em março , foi retratada a história de uma Biblioteca Comunitária criada por dois amigos com o intuito de incentivar a leitura ás crianças da região onde eles moram . Infelizmente , no Brasil ainda há poucas bibliotecas comunitárias em regiões de biaxa renda , o que dificulta o acesso a livros a crianças , jovens e adultos .  A problemática está ligada tanto a falta da prática de leitura da população no país , quanto a desigualdade social , problemas estes que podem acarretar na formação do cidadão á sociedade .

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um cidadão . Entretanto no Brasil devido as más condições das escolas públicas , e os poucos acessos a livros e bibliotecas  nas regiões , tem prejudicado o habito a leitura de grande parte da população brasileira , o que acarretou no desinteresse a prática . De acordo com dados obtidos pela CBL ( Câmara Brasileira do Livro )  mostram que o brasileiro lê 1,8 livros por ano, enquanto  em outros países uma pessoa lê em média cinco a sete livros por ano .

A desigualdade social tem contribuido muito ao problema , devido a baixa renda de muitas familias e os altos valores de livros em livrarias , torna-se impossível criar o habito á compra de livros , o que se torna preocupante uma vez que , falta de leitura pode intervir não só a falta de exercícios a mente , mas também no pouco conhecimento , na fala e  no aprendizado .

Por tanto , medidas são necessárias para resolver o impasse . o Ministério da Educação deve facilitar o acesso aos livros por meio de um projeto de lei a ser entregue a Câmara dos Deputados . Nele , deve constar que todo cidadão deve ter acesso ao livros por meio de bibliotecas comunitárias implantadas em regiões de baixo IDH , além de pessoas com baixa renda devem possuir  descontos em em livrarias particulares . Espera-se ,  que com essa medida  possa haver o acesso a livros e o incentivo a prática de leitura no país .

Compartilhar

3 Correções

  1. C1- 120
    C2- 120
    C3- 160
    C4- 160
    C5- 200
    . As teses foram bem apresentadas, Projeto de Texto também.
    . Argumentação muito bem olocadas, uso dos Conectivos Ótimos.
    . Um fechamento de paragrafos perfeito.
    . Finalidade de Conclução muito boa.
    . Coesão Ótima.
    OBS: POUCAS COISAS TEM QUE SER TRABALHADO.

    • 1
  2. Ooi
    Introdução pautada na área televisiva, tome cuidado apenas para a sua área sociocultural não ficar muito “fora de mão”.
    As teses foram apresentadas :)
    Tome cuidado com os desvios gramaticais, há uma quantidade bem considerável.
    Utilize mais convectivos, eles deixarão seu texto coeso e irão fortalecer a C4
    Na argumentação aponte dados, citações, ligue com seu ponto de vista, problematize seus argumentos, isso é muito avaliado pela banca
    Sua proposta de intervenção está completa!
    C1- 120
    C2- 120
    C3- 120
    C4- 120
    C5- 200

    • 1
  3. Sob o panorama filosófico de São Tomás de Aquino, todos os seres de uma associação democrática possuem a mesma importância, os mesmos comportamentos, os mesmos direitos e maneira de agir, o que está também dissertado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH). Entretanto, percebe-se que, no Brasil, a problemática da automedicação no século XXI à sociedade, hodiernamente, apresenta-se como um dos desafios a solução de uma questão que emerge na contemporaneidade. Frente a provectos fatores éticos e estatais e insuficiências governamentais, a problemática instala-se deixando- sequelas morais e física no corpo do país.
    Em primeira análise, convém ressaltar, a princípio que o descaso do Estado e da sociedade que incentiva a automedicação, entre os jovens no país mostra-se um imbróglio à consolidação de uma solução, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado para destinar a saúde dos habitantes brasileiros. De acordo com estimativas divulgadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) 35% dos medicamentos são adquiridos sem prescrição médica. Pela interpretação do índice, percebe-se diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos ligados a ingestão de remédios sem prescrição médica, é necessário analisar as consequências acerca dessa problemática.
    Em segunda análise, vale salientar que a insuficiência governamental que incentiva a venda de remédios entre às pessoas que necessitam de cuidar da sua saúde psíquica como corporal, É o principal motivo do aumento do número de casos de morte. Desse modo, é necessária uma execução de melhorias que tratem da saúde dos brasileiros. George Bernad Shaw- autor de comédias satíricas de espírito irreverente e inconformista- definia que o progresso é impossível sem mudanças. De maneira análoga, reivindicações da sociedade para incentivar o progresso à diminuição dos casos de descuidado com a saúde por automedicação, são necessárias para a realização de mudanças nessa área.
    Diante dos fatos supracitados, a automedicação no século XXI, no Brasil, apresenta-se barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário, urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, na melhoria dos casos de automedicação, alertando os brasileiros acerca desse problema. Além disso, cabe à população promover manifestações, através de uma petição assinada, com o objetivo de atingir toda à população de habitantes, incentivando a diminuição de mortes por ingestão de remédios. Também é importante a veiculação de campanhas mediáticas e publicitárias chocantes e abrangentes para conscientizar acerca da automedicação e palestras escolares acerca desse fim. Somente assim, talvez, será possível cumprir a perspectiva de São Tomás de Aquino e ter uma sociedade igualitária, sem a automedicação.
    Livre de vírus. www.avast.com.
    980

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.