Aprendiz

O acesso à internet no ambiente educacional como um direito – Estilo ENEM

  • 3

Em 1988, quando o Brasil passava por um processo de redemocratização, após a Ditadura Militar, o deputado Ulysses Guimarães iniciou sessões na Assembleia para a criação de um novo documento, a Constituição Federal. Nesse registro ficou assegurado a todos o direito de igualdade de oportunidades. Entretanto, o acesso à internet no âmbito educacional é limitado, principalmente em escolas da rede pública, devido à negligência governamental, atrelada à falta de investimento e infraestrutura, impedindo o sucesso da legislação brasileira. Dessa forma, devem-se analisar essas causas que corroboram com a continuidade da problemática.
Diante desse contexto, deve-se analisar o prejuízo gerado pelo descaso do Governo diante a falta de internet nas escolas do país. Nesse viés, segundo Flávio Bastos, presidente da Frente Ampla Democrática dos Direitos Humanos, “o Brasil foi construído como uma sociedade para poucos”. Dessa maneira, pode-se observar que, aqueles estudantes da rede privada, além da maioria possuir condição financeira suficiente para estudar com o auxílio de aparelhos tecnológicos em casa, as escolas também os oferecem esse apoio educacional. Porém, percebe-se também os alunos da rede pública sem tais recursos digitais, ora pela falta de infraestrutura, ora pela falta de investimentos governamentais.
Consequentemente, é perceptível que a falta de acesso à internet para uns e a grande disponibilidade para outros, irá gerar uma enorme desigualdade de oportunidades. Diante disso, com base em dados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos, menos de um terço dos estudantes brasileiros possuem acesso a computadores com internet nas escolas. Nesse sentido, conclui-se que, devido ao fato de a internet ser uma enorme facilitadora educacional para a vida dos jovens atualmente, muitos estudantes são prejudicados pela disparidade deste recurso estudantil.
É evidente, portanto, que o acesso à internet no âmbito educacional é impedido por vários fatores. Desse modo, cabe à União, órgão responsável pela distribuição de verbas no país, em conjunto com o Ministério da Educação, direcionar investimentos para a criação de laboratórios com computadores nas escolas da rede pública com a infraestrutura que suporte tal acesso à internet, por intermédio de verbas públicas, com o fito de melhorar a qualidade de ensino nas escolas e diminuir a desigualdade de oportunidades entre os estudantes. Feito isso, espera-se encaminhar a sociedade em direção da proposta na Carta Magna de 1988, levando-a a outro patamar.

– Deixe a nota final, por favor. Obrigado :)

Compartilhar

3 Correções

  1. Eu iria corrigir sua redação, porém não tem muito o que falar. Você domina muito bem o que se pede nas competências do ENEM. tome cuidado com o tamanho da letra para não esconder sinais graficos quando for fazer manuscrito.

    CI= 200/Nível 5 (poucos desvios): A CI avalia o seu domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    CII= 200/ Nível 5: A CII avalia a sua compreensão quanto à proposta de redação e a aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa
    CIII= 160 Nível 4 (poucos argumentos não desenvolvidos): A CIII avalia a seleção, a relação, a organização e a interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    CIV= 200 Nível 5: A CIV avalia o seu conhecimento em relação aos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    CV= 200 Nível 5: A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    Nota: 960

    • 1
  2. Competência 1 – Domínio da língua portuguesa: 160

    Competência 2 – Compreensão da proposta: 160

    Competência 3 – Organização e defesa: 200

    Competência 4 – Conhecimentos linguísticos e argumentação: 200

    Competência 5 – Proposta de intervenção: 200
    total: 920

    Análise geral: Texto muito bem escrito e coeso, achei legal o uso do formato causa e consequência no desenvolvimento já que não é tão fácil. Um adendo que eu faço é deixar mais claro teus argumentos na tese e ligar logo na segundo frase teu tema ao repertório, assim tu não precisa escrever quatro frases e não desperdiça linhas. Quanto a conclusão, pra mim ficou perfeita, contém todos os agentes e termina de forma muito coerente com todo texto.
    Parabéns!! Bons estudos.

    OBS: Não sou nenhum especialista, mas tentei analisar melhor forma possível.

    • 1
  3. Oie

    Sua introdução maravilhosa, volta ao fato histórico importante com base na sua idéia de texto as poblematicas bem postas .

    Desenvolvimento bem claro no que vc quer passar, mostrando as dificuldades e flexibilidade daqueles mais favorecidos.

    Conclusão voltando a problematica e apresentando a proposta de intervenção..

    So parece que estar muito grande, acredito que colocando as letras bem pequenas cabe ne uma folho de 30linhas.

    Sou aluna iniciante ainda, mas acho que vc tiraria entre 850 a 900 ou mais😘

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.