Em uma nota oficial lançada em 2011, a ONU declarou o contato à internet como o direto humano do século XXI, considerando os diversos benefícios sociais promovidos por essa ferramenta. Contudo, observa-se, na contemporaneidade, que esse dever universal não se encontra amplamente efetuado, tendo em vista a desigualdade no acesso aos meios virtuais no Brasil. Isso acontece, sobretudo, devido à disparidade socioeconômica e à limitação na cobertura de internet no país.
Em primeiro plano, cabe destacar que a internet é responsável por inúmeros benefícios sociais, especialmente no que tange à difusão de informação e à praticidade na comunicação interpessoal. Com o advento da rede mundial de computadores no final do século XX, o mundo assistiu à proliferação progressiva da informação, agora na forma digitalizada, mais acessível para grande parte das pessoas. Isso possibilitou o que o filósofo espanhol Manuel Castells chama de “A Era da Informação”, realidade em que todas as instâncias coletivas dependem dos meios informacionais e de sua geração de conhecimento. Além disso, é indubitável o avanço na intercomunicação, uma vez que as redes sociais propiciam o diálogo a um clique dos internautas.
Entretanto, o acesso a esse bem encontra-se restrito no país, resultado da desigualdade social e do limitado alcance dos provedores de internet. Nesse sentido, o Brasil, com sua vasta dimensão territorial, é também um dos países mais desiguais do globo. Isso se reflete na conexão à internet, em que boa parte dos brasileiros, por não poderem arcar com os custos inerentes à essa tecnologia, são marginalizados dos ambientes digitais, ratificando, assim, a ideia de que toda tecnologia gera seus excluídos, do filósofo contemporâneo Pierre Lévy. Ademais, é notório a limitação da cobertura da internet, tendo em vista que boa parte dos provedores se situam em espaços urbanos privilegiados, privando, desse modo, periferias e áreas rurais do acesso.
Portanto, com vistas a mitigar o desigual acesso à internet no Brasil, é necessário que o Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com prefeituras municipais, crie mais pontos de conexão “wi-fi” no país. Isso pode ser feito mediante a implantação dos chamados “hotspots”, isto é, rede sem fio, em praças e espaços públicos, sobretudo em regiões desprestigiadas, a fim de difundir os ambientes cibernéticos para cada vez mais pessoas. Com isso, as disparidades serão reduzidas e os brasileiros poderão, finalmente, usufruir do direito humano do século XXI declarado pela ONU.
JacieliCosta
Olá, bom dia Jorge !!
Achei sua introdução correta e bem estruturada, e é notório a apresentação dos dois argumentos que serão apresentados durante a redação.
Achei muito útil retratar no primeiro argumento os benefícios que a internet traz consigo, sendo como um deles a capacidade de fornecer a informação, e a jogada de implementar o argumento trazendo a fala de um filosofo, no qual está totalmente pertinente ao tema, foi de muita valia
Quanto ao segundo argumento, achei empático você utilizar o argumento situando pessoas de baixa renda, que são impossibilitadas de fazer o uso deste recurso, achei coeso e necessário citar quando a desigualdade existente em massa em nosso pais e quanto a internet só reforça essa lacuna.
E para finalizar quanto a redação, achei criativa e até mesmo posteriormente possível, sendo válido notar todos os eixos de intervenção.
C1: 200
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5 : 200
Total: 960
Laile Emanuele
Boa noite !! Mesmo sendo uma mera estudante irei tentar corrigir . Espero ajudar :)
Bom , no que tange à introdução, você fez uma ótima contextualização , por conseguinte problematizou ( fazendo um ótimo uso do conectivo de oposição) e por fim , se posicionou muito bem , deixando claro o que irá tratar nos próximos parágrafos. Perfeita introdução!! :)
O seu D1 ( desenvolvimento 1 ) atendeu aos critérios com excelência exigidos pela banca , pois fez uma ótimo embasamento da sua tese com os repertórios utilizados , além de um ótimo desfecho deles . No último parágrafo ainda do D1 , arrasou com o seu posicionamento , sua marca autoral. Muito bom !!
Já o D2 , fez uma ótima apresentação do seu tópico frasal 👏 . Sobre o seu embasamento da desigualdade , acho que ficaria melhor se você colocasse a fonte de dado , pois ficaria mais consistente . Já a sua citação do Pierre Lévy , foi simplesmente otima !! E novamente ao fim do parágrafo deixou sua marca autoral . Muito bom também!!
Por fim , sua conclusão foi muito boa . Foi composta pelos Agentes ( Ministério da Ciência e da Tecnologia e prefeitura municipais) , a ação (crie mais pontos de conexão “wi-fi” no país) , o meio ( to mediante a implantação dos chamados “hotspots”, isto é, rede sem fio, em praças e espaços públicos ) , a finalidade( , a fim de difundir os ambientes cibernéticos para cada vez mais pessoas) e fechamento perfeito retomando a citação acerca dos direitos na introdução . Mostrando o cumprimento de projeto de texto . Parabéns!!
Um único detalhe , aqui foi o detalhamento que sentir falta na conclusão. Mas fora isso ótimo texto 👏
C1: 200
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5:180 ( faltou detalhar ) .
Nota final : 980
Dhamarys Lorrayne
Parabéns, sua redação está muito boa! A introdução está excelente, com uma contextualização e suas teses. Seus parágrafos de desenvolvimento tiveram bons argumentos e demonstraram seu ponto de vista. Por fim, sua conclusão teve uma proposta de intervenção completa que respondeu ao agente, meio\modo, detalhamento e finalidade. Te aconselho a evitar a repetição de palavras, como “isso”, busque variar seus conectivos.
I- 160
II- 160
III- 160
IV- 160
V- 160
Total= 800
Continue que você vai longe e pratique sempre! Caso seja de seu interesse compreender melhor as competências do enem e como é feita a pontuação acesse o site: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Parabéns e saiba que a prática leva a excelentes resultados. Se você puder me ajudar corrigindo minha última redação eu ficaria lisonjeada, desde já obrigada!!!