O acesso à internet em questão no Brasil.

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Segundo o empresário norte-americano Steve Jobs, a tecnologia move o mundo. Logo, infere-se que, o progresso científico para supremacia tecnológica, tornou-se o motor da sociedade, impulsionador das relações sociais, comerciais e produtivas. Ainda assim, parte significativa da população brasileira, não usufrui do aparato tecnológico atual, acentuando-se as desigualdades, presentes no âmbito informacional.
Em primeiro lugar, vale mencionar que, de acordo com os dados estatísticos do IBGE, cerca de 20% dos brasileiros não possuem acesso à internet. Assim, dada a situação atual do Brasil que, em combate à uma doença pandêmica, reformulou seu sistema de educação para uma EAD (educação à distância), proporcionando o processo de formação básica e superior, à estudantes dentro de suas próprias residências. No entanto, parte dos alunos não são amparados por essa nova estrutura, devido à falta de infraestrutura das escolas e qualificação dos professores.
Ademais, é evidente que, na segunda metade do século XX, com a revolução técnico-cientifico-informacional, as produções foram voltadas para a inserção de um extenso pacote tecnológico e informacional. Em contrapartida, consta-se, na contemporaneidade, o desamparo de tecnológias básicas, como a internet ou até mesmo televisores, promovendo o aumento das desigualdades sociais e, acarretando em uma série de consequências que, levam o indivíduo a uma posterior segregação informacional. Essa suscetível exclusão, desqualifica e incapacita o agente para o mercado de trabalho, quando, consequentemente, o priva de uma autonomia frente às vertentes eletrônicas e sistemas operacionais que capitalizam, primordialmente, o mercado atual.
Em suma, o acesso à internet no Brasil ainda se faz ausente para parcela da população. Desse modo, compete às prefeituras de cada município, oferecer linhas gratuitas de internet, a partir de acordos de cooperação do governo para projetos de EAD, de saúde, entre outros direitos básicos essenciais para a formação do indivíduo. Promovendo, de forma igualitária, a distribuição de uma rede de informação, e de auxílio tecnológico para as classes menos favorecidas, construindo uma sociedade justa e amplamente capacitada.

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3 Correções

  1. Olá, Cecilia :D
    Td bem?
    Muito bom o seu texto, parabéns!
    Introdução : possui uma boa delimitação de tema e uma tese bem clara.
    Desenvolvimento: Boa argumentação e com uso de repertório sociocultural. Em ambos os parágrafos há um tópico frasal, argumentação e registro de autoria,
    O segundo período do D1, eu achei longo, porém, compreensível.
    O primeiro período do D2, vc usou dois apostos explicativos seguidos, essa construção não é fácil. Parabéns.
    Houve um bom uso de conectivos e uma boa coesão textual.
    Conclusão: Vc reafirmou sua tese, cumpriu os 5 itens da proposta de intervenção e fez uma boa retomada no fechamento.
    O texto tem raríssimos desvios gramaticais, pois vc escreve muito bem.
    Vc obedeceu no padrão de texto dissertativo-argumentativo e se manteve no tema.
    Devo concluir dizendo que vc conhece as 5 competências da redação do enem e sabe fazer o tipo de produção textual requerido pelo exame.
    Como vc escreve bem e conhece a estrutura da prova, faço um convite a vc, ir à minha pagina e corrigir algum dos meus textos. :)
    Observações:
    1-“à estudantes”- proibido a crase diante de um “a” no singular a qual precede uma palavra no plural
    2-“para modalidade EAD”
    3-“Essa suscetível exclusão desqualifica e incapacita” (Sem virgula)- para não separar sujeito do predicado
    4-“compete às prefeituras de cada município oferecerem linhas” (Sem virgula/ concordância verbal)
    5-“proporcionando o processo de formação básica e superior a estudantes dentro de suas próprias residências.” (Sem virgula)
    Não sou corretor profissional, mas te daria a seguinte nota:
    160, 200, 200, 200, 200
    TOTAL: 960

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  2. Bom dia!
    Olhe parabéns por sua redação. Não achei erros que perdesse muita nota não…
    Sua introdução ficou bem detalhada…
    Seu desenvolvimento perfeito com citacoes e bem agurmentada…
    Sua conclusão ficou muito boa soube fazer uma excelente intervenção.
    C1 – 180
    C2 – 180
    C3 – 180
    C4 – 180
    C5 – 180 ==== Nota: 900 pontos!

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  3. C1: 160 C2: 200 C3: 200 C4: 160 C5: 200
    Gostei muito da sua introdução, principalmente do seu desenvolvimento 1, porém, percebi alguns erros de vírgula, articulou bem, mas alguns errinhos atrapalharam na organização do texto, continue fazendo desenvolvimentos no estilo do seu D1 nessa sua redação, sempre enquadrando uma estrutura simples e completa: retoma a tese, contextualiza e coloca seu ponto de vista.

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