A Constituição Federal de 1988 reitera que :” É direto de todos os cidadãos livre acesso a cultura e informação”. No entanto, percebe- se que, regiões periféricas de grandes metrópoles brasileiras não possuem acesso `a internet com regularidade. Nesse aspecto,o baixo incentivo governamental corrobora para tal desigualdade. Concomitante,tais indivíduos são também,os últimos a acessarem novas tecnologias.
Primeiramente,a internet tornou-se principal meio de comunicação e informação. Em pesquisa realizada pelo TIC Domicílios cerca de 40% dos domicilios não possuem acesso a internet. Nesse sentido, é comprovado a disparidade entre locais com alto padrão de desenvolvimento, e regiões afastadas com pouca infraestrutura. Além de que,o estado de forma utópica, desampara,e não incentiva,o desenvolvimento da cultura e tecnologia em tais localidades.
Ademais, é notório a dificuldade encontrado no acesso a novas tecnologias , uma vez que,por ser escasso nas periferias urbanas,tem o seu valor elevado. Nesse cenário, Nelson Mandela deve ser elencado com:” Devemos promover a coragem onde há medo e promover acordo onde há conflito”. Na qual busca ampliar o fim da desigualdade de classes ,o que é perceptível na conjuntura nacional. Sendo assim,faz necessário políticas que busquem a democratização no acesso a novas tecnologias.
Portanto,com todos os fatos supracitados,torna se evidente a disparidade no acesso a internet no Brasil,seja estrutural ou social. Nesta cerne,cabe o Ministério da ciência (MC), incentivar parceria público-privada que promovam instalação de internet em regiões periféricas, através de descontos em taxas impositarias, afim de que a internet tenha seu consumo por todos de forma acessível. Além disso,o Governo deve ampliar medidas sócio – educativas que permitam acesso a conhecimento e posterior desenvoltura de novas tecnologias em regiões desfavorável. Somente assim, agiremos de acordo com a constituição de 1988 e aproximaremos da realidade defendida por Nelson Mandela.
Por favor corrigir estilo Enem com competência e notas detalhadas.
[email protected]Iniciante
O ACESSO A INTERNET EM QUESTÃO NO BRASIL
Compartilhar
HeloisaAijado
“Além de que,o estado de forma utópica, desampara,e não incentiva,o desenvolvimento da cultura e tecnologia em tais localidades.” Por que isso ocorre?
O texto está muito bem estruturado, gostei muito! Entretanto, na minha opinião, houve falta de problematização e desenvolvimento dos argumentos.
160-Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios. Alguns problemas com concordância.
180-Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
160-Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
180-Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.
200-Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.
Camilla Lopes
Sua redação ficou muito boa, o tema foi muito bem desenvolvido, as ideias foram bem colocadas, quase não houve erros ortográficos, sua proposta de intervenção ficou muito boa, usou conectivos, parabéns!!