Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante a ditadura no país, estava certo ao dizer: ‘’O Brasil é feito por nós, falta desatar os nós. ’’. Nesse sentido, a falta de acesso a informação no Brasil se apresenta como um nó a ser desatado. Assim, seja pela negligência governamental ou a falta de incentivo pela população, o descaso relacionado a deficiência no alcance a informação continua afetando uma parcela da população brasileira.
Em primeira análise, o descaso estatal com a desinformação da sociedade, mostra-se um desafio às pessoas de baixa renda, em sua maioria, uma vez que poucos recursos são destinados pelo Estado a esse problema. Uma pesquisa realizada pelo IBGE (instituto brasileiro de geografia estatística) aponta que cerca de um quarto da população brasileira não possui acesso à internet, um dos maiores meios de comunicação e informação atualmente. Consoante a isso, faz-se mister que o Estado invista minimamente em melhorias para um aumento na obtenção de informação.
Somado a isso, a falta de incentivo ao governo pelo povo dificulta na execução de aperfeiçoamentos para o desenvolvimento informativo. Segundo o jornalista irlandês George Bernard Shaw ‘’O progresso é impossível sem mudanças. ’’. Analogamente, reivindicações da sociedade pela resolução da escassez do acesso a informação, são necessárias para a realização de mudanças nessa área.
Portanto, a deficiência no sistema informacional, no Brasil, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário, urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais, na melhor distribuição da informação, a fim de sanar as necessidades da população. E ainda, cabe a população promover manifestações, através de abaixo-assinados direcionados ao poder público, com o intuito de pressionar os governantes a desenvolver uma solução para o problema em questão, com o objetivo de levar maior informatividade a população. Somente assim será possível uma evolução na obtenção de informação no Brasil.
Abigail
Introdução: Você relacionou bem a citação com o tema e apresentou de forma clara os dois argumentos que serão desenvolvidos nos parágrafos seguintes. Há crase em: “acesso à informação” e em “alcance à informação”. Tente evitar a repetição de palavras, procure usar sinônimos para “população” e “informação”. Acho que a frase ficaria mais organizada assim: “Assim, seja pela negligência governamental ou pela falta de incentivo da população…”.
Desenvolvimento 1: Achei a frase: “Uma pesquisa realizada pelo IBGE (instituto brasileiro de geografia estatística) aponta…” desconectada do resto do parágrafo; antes dela você poderia ter colocado: “Sob tal perspectiva” ou “Nesse sentido”, e depois explicar melhor essa questão do acesso à internet.
Desenvolvimento 2: Os argumentos foram bem desenvolvidos, mas achei que o parágrafo ficou muito curto comparado aos outros, você poderia ter apontado, por exemplo, porque existe essa falta de interesse da população.
Conclusão: Na primeira proposta de intervenção faltou o detalhamento. A segunda proposta achei bem completa.
Nota: 880
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3; 160
Competência 4: 160
Competência 5: 200