O acesso á informação na Sociedade brasileira

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No filme ´´O menino que descobriu o vento´´ é retratada a história de William, um garoto africano que descobre, através de um livro de ciencias, informações valiosas que o inspiram e o permitem construir uma turbina eólica capaz de auxiliar na plantação de milho e, assim, acabar com a fome de sua comunidade. Além da ficção, é possível relacionar a mensagem abordara no longa á realidade presente no século XXI.

Nesse contexto, a democratização de acesso á informação torna-se essencial para a formação dos individuos e construção de uma sociedade mais justa e igualitaría. A priori, vale destacar que a Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu quinto artigo, assegura a todos os cidadãos o livro acesso á informação. Diante disso, é importante destacar que as novas tecnologias favorecem a difusão de diversas informações de maneira cada vez mais fácil e abrangente, no entanto uma parcela significativa da população brasileira não dispoe de aparelhos tecnológos, tampouco de materiais básicos para a obtenção de uma educação formal de qualidade.

Em meio a esse cenário, as pessoas ficam propensas á alienação, o que corrobora a perpetação dessa problemática. De acordo com o escritor brasileiro Gilberto Dimenstem, só existe razão quando há informação. Sob tal ótica, é possível analisar que, nos locais onde o conhecimento não é difundido, as pessoas não possuem os mecanismos quando privados de recursos comunicativos, ficam constantemente submetidos á reprodução da pobreza, outro sério problema social. Infere-se, portanto que assegurar o acesso á informação a todos é um grande desafio no Brasil.

Então, é mister que o Governo Federal, como poder máximo de administração executiva, atue em favor da população promovendo uma educação básica de qualidade a todos os contextos populares por meio de maiores investimentos financeiros ás instituições de ensino público. Além disso é, imprescendível que a sociedade trabalhe em conjunto para combater a alienação por intermédio de amplas campanhas de mobilização.

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4 Correções

  1. No filme ´´O menino que descobriu o vento´´ é retratada a história de William, um garoto africano que descobre, através de um livro de ciencias, informações valiosas que o inspiram e o permitem construir uma turbina eólica capaz de auxiliar na plantação de milho e, assim, acabar com a fome de sua comunidade. Além da ficção, é possível relacionar a mensagem abordara no longa á realidade presente no século XXI.
    *Bom, introdução bem elaborada; alusão muito bem pensada e com forte marca de autoria própria; falta de citação de problemáticas que levam ao empecilho e deverão ser expostas no desenvolvimento.
    Nesse contexto, a democratização de acesso á informação torna-se essencial para a formação dos individuos e construção de uma sociedade mais justa e igualitaría. A priori, vale destacar que a Constituição Federal Brasileira de 1988, em seu quinto artigo, assegura a todos os cidadãos o livro acesso á informação. Diante disso, é importante destacar que as novas tecnologias favorecem a difusão de diversas informações de maneira cada vez mais fácil e abrangente, no entanto uma parcela significativa da população brasileira não dispoe de aparelhos tecnológos, tampouco de materiais básicos para a obtenção de uma educação formal de qualidade.
    *Bom, alguns desvios gramaticais; argumentação consistente, porém deixe mais nitído qual a problemática que esta defendendo, se não, seu desenvolvimento se torna muito expositivo, o que não queremos.
    Em meio a esse cenário, as pessoas ficam propensas á alienação, o que corrobora a perpetação dessa problemática. De acordo com o escritor brasileiro Gilberto Dimenstem, só existe razão quando há informação. Sob tal ótica, é possível analisar que, nos locais onde o conhecimento não é difundido, as pessoas não possuem os mecanismos quando privados de recursos comunicativos, ficam constantemente submetidos á reprodução da pobreza, outro sério problema social. Infere-se, portanto que assegurar o acesso á informação a todos é um grande desafio no Brasil.
    *Bom, senti um pouco de embaralho em certa parte, acho que se confundiu e pulou alguma palavra; bons argumentos.
    Então, é mister que o Governo Federal, como poder máximo de administração executiva, atue em favor da população promovendo uma educação básica de qualidade a todos os contextos populares por meio de maiores investimentos financeiros ás instituições de ensino público. Além disso é, imprescendível que a sociedade trabalhe em conjunto para combater a alienação por intermédio de amplas campanhas de mobilização.
    *Insatisfatório, proposta de intervenção não atendendo a todos os requisitos necessários, falta de detalhamento e erros sintáticos.
    C1. 160 pontos, bom domínio da norma culta da língua portuguesa, com poucos desvios gramaticais.
    C2. 200 pontos, compreendeu bem o tema e não fugiu do que foi proposto.
    C3. 180 pontos, elaborou satisfatoriamente os parágrafos, com algumas inadequações.
    C4.200 pontos, texto coeso e coerente.
    C5. 80 pontos, elabora proposta de intervenção de forma vaga.
    Total: 820 pontos.
    Espero ter te ajudado! Bjoos.

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  2. Olá, então gostei muito do seu texto, você tem muita capacidade, sabe desfrutar do conhecimento, na introdução quando trouxe o filme, ficou claro o repertório, senti a falta da sua tese, o seu posicionamento, o que seria tratado a parti do parágrafo de introdução. ou seja, faltou mais detalhamento, nos seus desenvolvimentos, estão bem produzidos trouxe a constituição e a música, tem um excelente vocabulário, escreveu dentro das regras padrão da língua portuguesa, soube apresentar o tema diante do texto e não teve nenhum desvio isso é bom, apresenta clareza, ou seja, coerência. No seu projeto de intervenção, quando diz ” o governo federal’, poderia exemplificar mais esse agente, por exemplo, com sabe dentro do governo existe vários ministérios, então escolheria dentro do assunto , o que mais lhe atribui. Como se trata do acesso a informação, o Ministério da Comunicação, o Ministério da Educação seriam uma boa escolha, também, poderia usar institutos ou Organizações e etc. foque mais nos elementos que compõem a conclusão e use detalhadamente cada um. Continue assim, tenho certeza que vai muito longe.

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  3. Olá Nuneslaís. Gostei da tua citação ao filme. No teu lugar, porém, eu teria colocado e nacionalidade do William, ao invés de apenas africano. Faltou, na introdução, apresentar tua tese, e possivelmente os problemas que tu vai apresentar nos desenvolvimentos. Desenvolvimento um. Gostei bastante deste parágrafo, não consigo pensar em nada que modificaria. No teu desenvolvimento dois, também não consigo identificar nenhum erro, só o mesmo da crase, mas imagino que não seja por não saber onde utilizá-la, e sim a colocar ao digitar, não sei. Já na tua conclusão, achei que dava pra desenvolver melhor uma das duas intervenções, e também fazer algum fechamento legal. Acho que só, espero ter ajudado de alguma forma.

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  4. Olá!
    INTRODUÇÃO: Gostei da alusão, mas faltou a tese (dizer o que será abordado nos parágrafos de desenvolvimento, o que você vai defender), retirando isso a introdução esta bem feita.
    DESENVOLVIMENTO 1: Gostei da argumentação, trouxe tópico frasal, exemplificou mas senti falta da conclusão desse parágrafo. Fique atenta aos erros de escrita, na terceira linha esta ”Livro acesso”, mas acredito que seje na hora de digitação, mesmo assim fique atenta.
    DESENVOLVIMENTO 2: Fique atenta aos nomes de autores/ filosofos/sociólogos e etc, é Gilberto Dimenstein o correto, seu corretor pode tirar pontos, de resto, esta um bom desenvolvimento.
    CONCLUSÃO: Uma boa conclusão, mas faltou um maior detalhamento em sua conclusão.
    Nota: 800
    Espero ter ajudado! :)

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