O acesso à educação em tempos de pandemia

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Para o educador Paulo Freire, a educação serve para conscientizar o aluno, para, por conseguinte que o mesmo possa  usar de seu conhecimento para transformar o mundo. Presentemente é necessário se apropriar de todas as ferramentas possíveis para dar continuidade ao processo educacional. Hoje no Brasil, o óbice não é a ferramenta para se ensinar e sim se esse meio é disponível para todos os estudantes.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em cada quatro pessoas, uma não tem acesso à internet. A oportunidade de dar continuidade aos estudos por meio das redes não é aberto para todos, como resultado dificulta o processo de aprendizagem dessa parcela que não tem acesso, trazendo dificuldades para aqueles que desejam prestar vestibular e dar continuidade ao seu ensino médio, técnico ou superior.

Segundo a Constituição Federal de 1988, a educação é dever do Estado e da família, portanto é de suma importância uma boa educação independentemente da situação em que estamos, além de ser excepcional a educação deve possuir equidade, sendo adaptada para quaisquer cidadão. Os dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) relacionam a educação brasileira com as distinções de distribuição de renda no país, reforçando que medidas devem ser tomadas para garantir o ensino igualitário, principalmente na atual situação do país.

Portanto, é de tamanha relevância que o Ministério da Educação tome medidas com o objetivo de adequar o ensino para todos os brasileiros nessa circunstância, por meio da abertura das escolas exclusivamente para alunos que não tem acesso algum á internet, de modo que esses estudantes obtenham o acesso aos materiais digitais e didáticos seguindo todos os processos de prevenção contra a Covid-19 com o uso de máscaras, distanciamentos, higienização adequada das escolas e em horários alternativos para a precaução contra aglomerações. Por meio dessas ações o ensino será entregue igual para todos os aprendizes, assim o desejo de Paulo Freire será cumprido, o anseio de uma educação capaz de fazer todos   “lerem o mundo”.

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1 Correção

  1. Olá, boa tarde. Sua redação tá boa, no geral, mas é perceptível a falha em relação à pontuação. Falta o uso de vírgulas em algumas partes e de pontos finais, fazendo com que os períodos fiquem longos. Além disso, é interessante que a proposta de intervenção seja algo mais alcançável. Não que a sua não seja, mas acho que seria mais viável, por parte de estado, fornecer o material necessário para que esses estudantes tenham acesso igual às aulas, do que abrir escolas que além da aglomeração, exigem dos estudantes um meio de transporte, caso morem longe da escola (meios de transportes, para quem não tem um próprio, pode causar aglomeração). Tirando esses detalhes, a redação tá boa, parabéns. <3

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