O álcool é a substância psicoativa com maior consumo e dependência no Brasil. De acordo com os dados da OMS (Organização mundial da saúde), demonstram que o consumo de bebidas alcoólicas pelos brasileiros acima de 15 anos acelerou em uma década.
O consumo nacional está acima da média mundial, de 6,4 litros. Além disso, o Brasil é o terceiro país na América Latina e o quinto em todo o continente com o maior consumo de álcool per capita, ficando atrás apenas de Canadá (10 litros), Estados Unidos (9,3 litros), Argentina (9,1 litros) e Chile (9 litros).Dados nacionais demonstram que há um consumo cada vez mais cedo entre os jovens e que cerca de 13% da população apresenta um quadro de dependência alcoólica.
O uso de álcool ocasiona mais de 3 milhões de mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, cerca de 40 mil mortes por acidentes de trânsito e 60 mil homicídios ocorrem, por ano, como resultado do consumo de álcool.Os danos ocasionados pelo consumo abusivo de álcool compreendem desde os efeitos crônicos, tais como transtornos mentais, cirrose hepática, câncer, bem como outros agravos à saúde.
O consumo em altas doses e a embriaguez é culturalmente estimulado na população, em especial entre os jovens, mas há outros fatores associados, como a fácil disponibilidade das bebidas alcoólicas para pessoas de diversas idades, especialmente os jovens, e uma grande pressão social pelo consumo que, na realidade, é financiada pela indústria do álcool.
Com o intuito de reduzir o consumo abusivo de álcool na sociedade brasileira, é adequado que o indivíduo esteja instruído acerca dos males desse excesso e sobre saúde pública. Essa finalidade pode ser obtida por meio do Ministério da Saúde, através de projetos educacionais e conscientizadores nas escolas, empresas e mídia a fim de informar a sociedade sobre o consumo de álcool. Além disso, é fundamental que o Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária haja sobre às propagandas de produtos alcoólicos com a intenção de reduzir o estímulo ao consumo, principalmente de adolescentes e jovens. Dessa forma, os índices de abuso de álcool na sociedade brasileira reduzirão e haverá o progresso sustentável da nação.
VitoriaMB
Olá!
C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 120
C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 120
C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 120
C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 120
C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 120
Nota final: 600, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.
Pam Menezes
A redação está bem elaborada e segue a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, porém há um erro de concordância verbal em “O consumo em altas doses e a embriaguez é culturalmente estimulado na população”, em orações com sujeito composto anteposto ao verbo, o verbo tem que ser no plural, então ficaria ” O consumo em altas doses e a embriaguez são culturalmente estimulados na população”.
Nota: 940
Carlos Eduardo
Seu texto foi bem escrito e argumentado. Atente-se, principalmente, à questão da pontuação. Só fiquei com dúvida quanto à estrutura do seu texto, visto que, normalmente, são utilizados somente 4 parágrafos.
Gabrielly De Jesus Gonçalves
Excelente redação, porém há uso excessivo de vírgulas é falta de alguns advérbios e conectivos.
Redação: 930
Samila
Está muito boa sua redação, só algumas vírgulas que são desnecessárias e algumas palavras também
Redação:910
Elisangela Isabel
Muito boa redação,só com algumas vírgulas desnecessárias,tais como “60 mil homicídios ocorrem, por ano”
Redação:920