O abuso de álcool na sociedade brasileira

  • 0

É notório que combater o abuso de álcool na sociedade brasileira é uma tarefa desafiadora, pois segundo a OMS, em 2016, o uso de bebida alcoólica ultrapassou 8 litros por pessoa. Nesse viés, a uma configuração de um grave problema, em virtude da má influência midiática e do silenciamento.

A princípio, a influência da mídia caracteriza-se como um complexo dificultador. Conforme o sociólogo Pierre Bourdieu, o que foi criado para ser instrumento de democracia não deve ser convertida em mecanismo de opressão. Dessa forma, pode-se observar que a mídia – especialmente as redes sociais como Instagram e YouTube – contribui fortemente para o abuso de álcool ao ser um meio de divulgar ,muitas vezes, anúncios que estimulam a compra de bebidas alcoólicas, principalmente entre jovens.

Ademais, é fundamental apontar a falta de debate como impulsionador do impasse. Com isso, o filósofo Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Porém, percebe-se uma lacuna no que se refere a questão do abuso de álcool no país, que é muito silenciada, uma vez que a sociedade não tem consciência que o uso excessivo de álcool trazem prejuízos à saúde e física e mental, por exemplo, com a cirrose, depressão e ansiedade. Assim, trazer à pauta esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

Portanto é indispensável intervir sobre o desafio. Para isso, o poder público deve investir em campanhas e palestras sobre o uso excessivo de álcool, por meio da destinação de verbas, a fim de reverter má influência midiática. Tal ação pode, ainda ser divulgada na mídia de massa para que a população tome conhecimento. Paralelamente, é preciso erradicar o silenciamento social presente no problema.

Compartilhar

3 Correções

  1. Introdução: Ela está boa porém faltou a sua explicação.

    Desenvolvimento: Está bom, desenvolvido, mas falta o “aprofundamento” no assunto, a sua opinião, a diminuição das mesmas palavras. Buscar desenvolver mais, dar sua opinião e mostrar do porquê você acha isso.

    Conclusão: Está boa, mostra sua ideia e opinião do quê pode ser fazer e como tratar desse assunto.

    • 1
  2. Sua introdução está muito boa, sinto que faltou apenas explicitar sua tese.

    Seu desenvolvimento 1 está bem fundamentado, no entanto, sinto falta de mais aprofundamento, as ideias estão muito superficiais, e não se esqueça de ym fechamento crítico no fim dos seus desenvolvimentos! Ex: Destarte, fica evidente a influência midiática como perpetuadora para esse quadro caótico.

    No desenvolvimento 2 você coloca “Ademais, é fundamental apontar a falta de debate como impulsionador do impasse.” diga qual é esse impasse.

    “Com isso, o filósofo Habermas traz uma contribuição relevante (,) ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. ” preste atenção nas vírgulas!

    trazem= evite verbos no gerúndio, o correto nesse sentido, seria “traz”

    Na sua conclusão : “Portanto é indispensável intervir sobre o desafio.” Vírgula depois de portanto e diga qual é esse “desafio”.

    Você apresenta os 4 agentes, mas senti falta do detalhamento, além disso, você não concluiu a sua sengunda conclusão, “Paralelamente, é preciso erradicar o silenciamento social presente no problema.” Como?

    Você está próxima do 1000, seu uso com as palavras é ótimo.

    C1: 140
    C2: 160
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 160

    Total: 700

    • 1
  3. Oi, boa noite.
    Vou tentar te ajudar e dar umas dicas

    Na introdução do seu tema recomendo fazer antes uma contextualização, no final apresentar a sua tese.

    Tente evitar também a repetição de palavras, para isso procure sinônimos e substitua.

    E também logo no final da sua introdução em “Nesse viés, a uma configuração…” Nesse caso no lugar da preposição “a” o correto seria utilizar a expressão “há” do verbo haver.

    Espero ter ajudado um pouco.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.