O abuso de álcool na sociedade brasileira

  • 2

Na Roma Antiga, o Imperador Nero ateou fogo sob uma estátua a fim de colocar outra em seu lugar, no entanto a chama se alastrou por toda a cidade e matou 1/3 de sua população. De maneira análoga, as bebidas alcoólicas, muitas vezes são consumidas de maneira social e em comemorações, porém o excesso de seu uso pode desencadear a dependência física e causar diversos danos à saúde. Desse modo, evidencia-se nos dois fatos que o homem não possui controle sobre as consequências de suas ações.

A demasiada ingestão crônica da bebida alcoólica apresenta riscos a longo prazo, como lesões no fígado, certos cânceres e distúrbios mentais. No entanto, observa-se que há uma insipiência na sociedade brasileira quanto aos males desta bebida a saúde, segundo o escritor alemão Goethe “Nada no mundo é mais assustador que a ignorância em ação”, com isso, é notório que se trata de uma ação na qual, em muitos casos, o indivíduo que abuso do álcool se encaixa.

É válido salientar que, além de colocar sua vida em risco, essas pessoas alteradas, se tornam um perigo para o trânsito, podendo causar acidentes e tirar a vida de outros cidadãos. Apesar da existência da Lei Seca no Brasil que proíbe o indivíduo de dirigir sob a base de álcool, na prática é possível constatar a ineficácia desta legislação, dado que não há supervisionamento suficiente para que esta seja respeitada. Conforme as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS), 3,3 milhões de pessoas morrem todos os anos pelas consequências do álcool no mundo. Destacam-se, portanto, dados inadmissíveis que coage por mudanças.

Infere-se, que ainda há entraves para a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessarte, urge que o Governo Federal em consonância com o Ministério da Saúde deve criar campanhas de conscientização sobres as avarias que o abuso das bebidas alcoólicas pode acarretar, por meio de vídeos/áudios em rádios, televisão e internet, de curta duração com depoimentos reais de pessoas que sofrem com essa problemática. Ademais, é necessário haver mais fiscalização policial nas rodovias para diminuir os casos de acidentes automotivos por motoristas embriagados. A vista disso, o abuso a bebida alcoólica poderá ser controlado na sociedade brasileira.

Compartilhar

2 Correções

  1. Amore rua redação tá ótima, ótimo repertório sociocultural porém na proposta de intervenção eu sentir falta da ligação da introdução nesse quesito, a norma padrão a gente corre atrás né 😌💖 nota 890

    • 1
  2. No primeiro parágrafo é melhor usar o termo “ser humano” no lugar de “homem” para se referir à raça humana.
    Em “essas pessoas alteradas, se tornam um perigo para o trânsito” não há vírgula, pois não se separa o sujeito do seu complemento.
    Em “indivíduo de dirigir sob a base de álcool” seria melhor “sob o efeito de álcool”
    Em “Infere-se, que ainda há entraves para a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor” não há vírgula pois o verbo está separado do sujeito oracional.
    Em “A vista disso” o A é craseado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.