O ABSURDO PARADOXAL DE ALIMENTOS EM BOM ESTADO JOGADOS NO LIXO

  • 0

– Após anos em declínio a fome retorna ao protagonismo no cenário brasileiro. Atualmente cerca de 10 milhões de pessoas não têm o que comer, contraditoriamente o país desperdiça 40% da sua produção alimentícia, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). Tal fato tem como causas a falta de conscientização da sociedade sobre o consumo racional dos alimentos e a estimulação do consumo exagerado por parte da mídia.

– Em uma primeira análise, vale ressaltar o pensamento do filósofo inglês Francis Bacon no qual a citação “saber é poder” lhe foi atribuída em que tal frase se relaciona ao fato de que se as pessoas tiverem conhecimento das consequências dos seus atos, possam evitar esse desperdício inadmissível que impulsiona cada vez mais a fome no país .

– Ademais, outro entrave são os métodos da obsolescência planejada e a percebida, produzidos pela indústria mundial e apresentado para a população através do meio midiático com o intuito de sempre ocorrer o descarte do material de consumo para a compra de outro, ocasionando no desejo de sempre ter que comprar mais, artifício este que estimula diretamente a consumação exacerbada de alimentos, sem muitas das vezes precisar.

– Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para atenuar a problemática ainda persistente que é o desperdício de alimentos no Brasil. Cabendo assim, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e o Ministério da Comunicação (MCom), através de políticas públicas voltadas à fomentação informacional da população acerca do consumo racional dos alimentos, a fim de que o Brasil consiga mitigar o absurdo paradoxal de alimentos em bom estado jogados no lixo.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, boa noite!

    Parágrafo 01
    Linha 01: Após anos em declínio, ***
    Linha 01: Atualmente, **
    Linha 02: deveria ter um ponto final após “comer”, iniciando a próxima frase com letra maiúscula
    Linha 02: contraditoriamente, **

    Parágrafo com tese 1 ( dra de conscientização da sociedade sobre o consumo racional de alimentos) e tese 2 ( estimulação do consumo exagerado por parte da mídia). Parabéns!

    Parágrafo 02
    Linha 01: Francis Bacon, **
    Linha 02: Saber é poder **
    Linha 02: retire esse “em que”, coloque um ponto final após “atribuída” e inicie a frase seguinte com letra maiúscula, vai deixar a frase mais coesa.
    Linha 03: não é possam, mas sim PODEM**

    Parágrafo 03
    Linha 01: não é produzidos, e sim produzidas **
    Linha 02: não é apresentado, e sim apresentadas **
    Linha 02: midiático, **
    Linha 03: não é ocasionando no desejo, e sim ocasionando o desejo

    Parágrafo 04
    Linha 02: ficaria melhor sem a frase ” que é o desperdício de alimentos no Brasil”.
    Faltou o agente e o detalhamento de um dos elementos

    Poderia ter desenvolvido um pouco mais os dados com a realidade brasileira, boa parte do seu parágrafo é citando os mesmos. Tenta desenvolver/ relacionar/ conectar um pouco mais com a SUA argumentativa.
    Apesar disso,eu gostei bastante da sua introdução e realmente ficou a um passo de ótima e bem produtiva. Parabéns!
    Seus parágrafos de desenvolvimento foram POUCO aproveitados. No desenvolvimento 01, apesar de ter um repertório socicultural ÓTIMO, novamente você desenvolveu pouco e apresentou de forma escassa a sua opinião. É tanto que tem 4 linhas só, poderia ter desenvolvido mais, ok? Apresenta mais sua opinião, relacionando com a citação do filósofo.
    Desenvolvimento 2 a mesma coisa, mas no caso senti falta de um repertório sociocultural.
    Uma dica para que os seus desenvolvimentos fiquem melhor: 1° tópico frasal com a sua tese/ 2° repertório socicultural/ 3° relacionar o repertório com a atualidadee/ou com o tema segundo a sua opinião e argumentativa/ 4° fechamento.
    A maioria das redações nota mil seguem esse padrão kkkk
    Por fim, tenho pontos a elogiar também. Você faz um ótimo uso de conectivos, aplicando quando necessário e corretamente também
    Seu texto não tem nenhum ponto de incoesao ou incoerência e isso é um fator a parabenizá-lo mil vezes, de verdade. Muitas pessoas pecam nesse fator, mas você foi muito bem, compreendi seu texto ( apesar de pouco desenvolvimento), é possível ver um posicionamento, ainda que mal expressado, quase não repete palavras e se repete é em intervalo longos de período. Provavelmente perderá poucos ou nenhum ponto na competência 4.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.