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O Aborto E As Políticas Públicas

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O aborto é praticado há muito tempo na sociedade. A prática de interromper a gravidez já é relatada desde a antiguidade com histórias que continham como protagonistas meretrizes, que não possuíam nenhum método de prevenção contra a gravidez indesejada. O aborto em tal situação era totalmente brutal e danoso, feito por meio de plantas abortivas, choques mecânicos ou incisões de objetos cortantes e pontiagudos nos órgãos sexuais reprodutivos , o que levava as mulheres que o cometiam danos irreparáveis, como a perda da fertilidade ou ao óbito. Porém, esta prática milenar não está apenas no passado da humanidade, na idade contemporânea ainda lidamos com o aborto.

Mulheres de todas as idades, etnias e crenças ainda abortam como método de emergência. No cenário nacional, o aborto induzido é dado como crime contra a vida, seja ele induzido pela própria mãe ou por outro cidadão. As exceções para tal lei são a gravidez que cause risco de vida a mãe ou ao feto, a gravidez em caso de estupro ou a anencefalia do feto. Por conta desta lei, mulheres no auge do desespero recorrem a abortos caseiros ou a clínicas clandestinas de aborto.

Muitas das grávidas recorrem ao aborto por falta de prevenção posterior. Mesmo com políticas públicas de democratização da vida sexual segura que fornece uma série de contraceptivos, as mesmas muitas vezes não buscam se conscientizar sobre a importância do seu uso.

Para tal feito, deverá de haver outra política pública, vulgo tão importante quanto a democratização da vida sexual segura, a educação sexual. Com ela sendo ensinada e praticada, milhares de mulheres deixariam de ser estatísticas do tal ato e começariam a ser donas do seu próprio destino.

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8 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 160

    Nota final: 800, a nota é apenas simulação, para uma nota exata é necessário de um profissional para avaliar.

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  2. 1ª COMPETÊNCIA
    Estrutura sintática boa e poucos desvios
    160
    2ª COMPETÊNCIA
    Abordagem completa do tema mas o repertório não está tão legitimado.
    120
    3ª COMPETÊNCIA
    Projeto de texto selecionado, relacionado e organizado
    160
    4ª COMPETÊNCIA
    Presença aparente de elementos coesivos inter e intraparagrafos, com raras repetições e sem inadequações.
    200
    5ª COMPETÊNCIA
    Resolução completa do problema, com elementos interventivos válidos.
    200

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  3. Oi, tudo bem? É importante que vc fique atento com as regras gramaticais. O texto apresenta muitos locais sem vírgulas. No primeiro parágrafo de desenvolvimento, por exemplo, vc não usou a vírgula nenhuma vez. (na frase: com os jovens mais conectados, tem-se o aumento da solução) nessa frase, assim como em outros pontos, vc deixou passar a vírgulas. Creio que relendo com calma, você encontra esses erros. Além disso, vc pode usar mais conectivos e usar alusões históricas ou citações também,pq isso enriquece mais a redação. Tente defender mais a sua tese nos parágrafos de desenvolvimento, ficou um pouco vago. Espero que de alguma forma te ajude! Bom estudo.

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  4. PARABÉNS PELA REDAÇÃO!
    1ª COMPETÊNCIA
    Estrutura sintática boa e poucos desvios
    160
    2ª COMPETÊNCIA
    Abordagem completa do tema mas o repertório não está tão legitimado.
    120
    3ª COMPETÊNCIA
    Projeto de texto selecionado, relacionado e organizado
    160
    4ª COMPETÊNCIA
    Presença aparente de elementos coesivos inter e intraparagrafos, com raras repetições e sem inadequações.
    200
    5ª COMPETÊNCIA
    Resolução completa do problema, com elementos interventivos válidos.
    200

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  5. Oi flor, tudo bem ?
    No título, as letras maiúsculas não devem ser usadas nos artigos e conjunções, como em “E” e “As”. Somente no primeiro artigo “O”, já que ele inicia sua frase.
    Na introdução, a referência histórica é interessante, porém, indicaria a você situar um pouco melhor sobre qual antiguidade era essa – no quesito de tempo e de espaço-, a qual você se referiu. Por exemplo: na Antiguidade Clássica grega ou na Europa medieval. Outro ponto que eu notei é a repetição da palavra “aborto”. Tente sempre, se possível, usar num mesmo parágrafo até duas vezes a mesma palavra. Recorra aos sinônimos , que podem ser encontrados num site que se chama “sinonimos.com” (nao to zoando, é verdade). A sua introdução também está um pouco grande. Minha sugestão de padrão textual é de um texto com 4 parágrafos, com 5-6 linha na intro, 8-10 linhas nos desenvolvimentos 1 e 2 e 5-6 linhas na conclusão ( foi o q aprendi no cursinho de redação ). Na sexta linha da introdução, ” às mulheres” deve ser craseado. Lembre-se, quem leva, leva algo ( danos irreparáveis) A alguém ( às mulheres).
    Em relação aos desenvolvimentos, achei interessantes, também, porém, são muito curtos. Você poderia desenvolver um pouquinho mais. Além disso, nunca se esqueça de usar conetivos no início dos parágrafos e de , também, concluir seu raciocínio no final de cada parágrafo. Ao citar as leis, seria interessante ser mais específica ou fazer outra referência como citação. Pela leitura geral dos seus desenvolvimentos, indico vocÊ a pesquisar vídeos de estrutura de redação coringa no ytb da “Luma e ponto” e do “Felipe araujo”. Os vídeos deles são ótimos e vc só precisaria gravar uma estrutura básica pronta e adaptar aos diferentes temas. Voce erra pouco a gramática, mas eu ponturia o erro na utilização de “as mesmas’ no segundo desenvolvimento. Esse termo não deve ser usado para retomar termos da oração anterior como “mulheres”. Pra nao errar, minha sugestao é : nao use. Ao invés disso, use “elas”, “as gestantes”, ‘as mães”… Também no seg desenvolvimento vc usou “muitas DAS mulheres”, o correto é só “muitas mulheres”. Outro erro nesse parágrafo é um de coerência. Na primeira linha vc usou “prevenção posterior”, faria mais sentido só “prevenção” ou “anterior”, antes de a jovem se imaginar grávida.
    Conclusão:
    Nesse parágrafo vc não efetuou uma boa proposta. Ela deve responder a 5 perguntas
    -Quem fará? Ministério da saúde, Assembleia Legislativa….
    – O que fará? programa de sensibilização, campanha publicitária, (se quiser soltar a criatividade e dar nome ao seu projeto, também pode, viu flor?)
    – Como fará? propagandas na internet, na tv, no rádio, distribuição de preservativos em postos de saúde…..
    – A quem?ao publico jovem, às pessoas de periferia de acesso à saúde
    – A fim de que? A fim de evitar a gravidez indesejada e, consequentemente, as tentativas nocivas de aborto.
    Acredito no seu potencial e voce consegue melhorar bastante em redação. Boa sorte gatinha e bons estudos.

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  6. É perceptível que o(a) examinando(a) possui certo domínio sobre o tema, introduzindo-o com uma narrativa histórica, contudo, conforme vai desenvolvendo a escrita, notável os erros ortográficos, falta de coerência e conectivos nas frases, bem como a ausência de vírgula, empobrecendo, assim, a redação. Apesar de citar a lei, pouco acrescentou em sua conclusão, por se tratar de um assunto de saúde pública, além da educação sexual, como os órgãos públicos podem, de modo eficiente, promover assistência as mulheres que não querem prosseguir com uma gestação indesejada? Seria o caso de mudança legislativa? Visto que, somente em alguns casos previstos em lei, há o direito de um aborto acompanhado e digno. Em questões relacionadas ao direito ao corpo, qual o papel da sociedade? Visto que a maioria da população é composta por mulheres, contudo, infelizmente, ainda predomina padrões machistas. Ainda, faltou destacar que a prevenção da gravidez é conjunta, pois a camisinha é um contraceptivo para homens e mulheres, além de evitar a propagação de doenças sexualmente transmissíveis. Por fim, frisar que o aborto seguido de morte, bem como as sequelas são mais frequentes em mulheres de baixa renda, nesse sentido, faltou evidenciar a participação do Poder Público no acompanhamento da mulher que deseja abortar, o qual, como se vê, é imprescindível. Outra alternativa, seria a orientação de uma equipe interdisciplinar, composta por médicos especialistas, psicólogos, assistentes sociais entre outros para atender adequadamente essas mulheres. E, claro, a questão da mudança legislativa como já citado, a educação sexual e o debate sobre o tema são opções para redução do aborto.

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