O filme de animação “Up: altas aventuras”, conta a história do Senhor Frederiksen, um idoso que, ao perder sua esposa, se sente sozinho e deprimido, pois não tem filhos e nem amigos, porém, sua vida muda completamente ao cativar-se por uma criança. Embora seja ficção, o abandono de pessoas mais velhas é um problema social persistente na sociedade brasileira, logo, muitos são os idosos desprezados pelas pessoas. Sendo assim, nota-se que esse óbice ocorre em virtude, principalmente, da negligência governamental e a falta de representatividade na mídia.
Primeiramente, é relevante abordar que a forma como o governo lida com a situação dos idosos é um fator determinante para a consolidação desse problema no Brasil. De acordo com o sociólogo Pierre Bourdieu, em seus estudos sobre a violência simbólica, violentar não é somente agredir fisicamente, mas também configura-se como uma forma de violência e, nesse caso, moral, o desleixo com os mais velhos. Dessa forma, o recorrente crescimento de idosos sem convívio social prova que o governo violenta essa parte mais vulnerável da população.
Ademais, outro ponto relevante nessa temática é a ausência de expressão desse problema nas redes sociais. Na obra “Arqueologia do Saber” de Michel Foucalt, alguns temas tendem a serem silenciados na sociedade, com objetivos pré-determinados, no qual o homem diferente passa a ser excluído do convívio social. Desse jeito, é visível que a escassa representatividade do abandono de idosos na mídia faz com que esse tema seja despercebido pelas pessoas, omitindo então essa questão como um problema a ser solucionado.
Portanto, mediante a problemática exposta é notório que medidas devem ser tomadas a fim de solucionar esse problema. Destarte, cabe ao Governo Federal criar um projeto intitulado “Todos merecem afeto”, que promova campanhas nas redes sociais com o intuito de explicar a importância da família para o bem estar de seus entes mais envelhecidos. Além disso,deve incentivar o público a darem mais atenção aos idosos, fazer visitas, dialogar, fazendo com que estes sintam-se queridos. Finalmente, somente quando essa medida for tomada, o abandono de idosos deixará de ser um problema no Brasil.
Vanessamelo06
Boa noite. Achei sua redação muito boa, com um ponto de vista muito real e necessário. também achei que argumentou muito bem e não notei muitos erros. Não posso dizer exatamente onde há erros pois não sou formada na área, mas acredito que com dedicação você vai conseguir uma nota muito boa.
Luiz
A introdução está muito boa. Da para perceber que você tem um bom repertório sociocultural, isso ajuda demais. A conclusão também ficou boa, detalhou bem. Porém, acho que nos desenvolvimentos você deu muitas informações, precisa argumentar mais, mostrar mais seu ponto de vista. Creio que se você conseguir melhorar nessa parte irá conseguir uma nota maior.
Vhgujkjkh
Oi, sua introdução está ótima, amei a citação, inclusive.
Você tem um repertório sociocultural fabuloso, parabéns .porém acho que você poderia argumentar de forma mais incisiva, marcando muito claramente seu ponto de vista, as causas e as consequências dos problemas.
Sua intervenção está completinha, tem todos elementos necessários
JacieliCosta
Olá, boa tarde !!
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 200
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural-200
Total – 880
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa- 160
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo- 160
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- 200
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural-200
Total – 880