Estudante

Novembro azul- Desafios para a conscientização social quanto à saúde masculina.

  • 0

Em “A teoria de tudo”, o protagonista é diagnosticado com uma doença que afeta o seu sistema motor. Para além da ficção, o diagnóstico do personagem não é comum na contemporaneidade visto que a saúde masculina é negligenciada. Isso ocorre por conta de raízes históricas e ideológicas, aumentando cada vez mais a taxa de mortalidade entre os homens. Desse modo, os desafios para a conscientização social dessa problemática merecem um olhar crítico de enfrentamento.

A priori, é fato que a falta de busca por atendimento médico deriva de uma cultura que os vê como indestrutíveis. Conforme o livro “João de ferro”, a imagem do homem deveria ser modificada, desmistificando os seus papéis e acabando com o machismo . Sob esse viés, o preconceito que o livro tenta pôr fim contribui para a falta de incentivo quanto aos cuidados com suas saúdes por ser considerado um sinal de fraqueza, ao contrário do ocorrido com as mulheres. A figura feminina costuma, culturalmente, ter uma rotina mais frequente de exames médicos, de autocuidado e de prevenção contra doenças mais graves. Dessa maneira, constata-se que o modelo hegemônico de masculinidade impede a sociedade de se informar corretamente.

Outrossim, esse desleixamento diminui a expectativa de vida dos homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados mais de 60 mil casos recentes de câncer de próstata e aconteceram cerca de milhares de mortes por ano em decorrência da doença no Brasil. Em síntese, os dados comprovam que essa falta de prevenção gera o diagnóstico tardio, acarretando o prognóstico negativo e posteriormente a morte do indivíduo. Destarte, a postura estatal frente a esse problema não pode ser aceita porque é inegável que a não-informação popular contribui para a persistência da falta de busca por profissionais da saúde pela escassez de notoriedade dada à saúde masculina, geralmente esquecida e pouco discutida.

Depreende-se, portanto, que a conscientização social quanto à saúde masculina seja uma realidade para a minimização do quadro. Nesse sentido, espera-se que o Ministério da Saúde informe a população sobre a importância da prevenção de doenças que afetam os cidadãos brasileiros por meio de campanhas publicitárias –como cartazes e propagandas televisivas- a fim de que a prevenção de possíveis enfermidades ocorra corretamente e com o acompanhamento necessário. Além disso, é imprescindível que a Instituição familiar eduque os jovens da próxima geração sobre a igualdade de gênero para que o pensamento arcaico seja dissolvido. Somente assim, agravamentos poderão ser evitados, assim como ocorreu no filme.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Olá, tudo bem ?
    Vou corrigir sua redação ao longo do seu texto ok ?

    Em “A teoria de tudo”, o protagonista é diagnosticado com uma doença que afeta o seu sistema motor. Para além da ficção, o diagnóstico do personagem não é comum na contemporaneidade visto que a saúde masculina é negligenciada. Isso ocorre por conta de raízes históricas e ideológicas, aumentando cada vez mais a taxa de mortalidade entre os homens ( SÓ CONSEGI VER UMA TESE AQUI ). Desse modo, os desafios para a conscientização social dessa problemática merecem um olhar crítico de enfrentamento.

    A priori, é fato que a falta de busca por atendimento médico ( ESSA INFORMAÇÃO DEVERIA ESTAR NA INTRODUÇÃO QUE SERIA A TESE UM FALTA DE BUSCA POR ATENDIMENTO ) deriva de uma cultura que os vê como indestrutíveis. Conforme o livro “João de ferro”, a imagem do homem deveria ser modificada, desmistificando os seus papéis e acabando com o machismo . Sob esse viés, o preconceito que o livro tenta pôr fim contribui para a falta de incentivo quanto aos cuidados com suas saúdes por ser considerado um sinal de fraqueza, ao contrário do ocorrido com as mulheres. A figura feminina costuma, culturalmente, ter uma rotina mais frequente de exames médicos, de autocuidado e de prevenção contra doenças mais graves. Dessa maneira, constata-se que o modelo hegemônico de masculinidade impede a sociedade de se informar corretamente. ( ”IMPEDE A SOCIEDADE DE SE INFORMAR CORRETAMENTE” , SE INFORMAR SOBRE O QUE ? O QUE ISSO SIGNIFICA? )( ACHO QUE VOCÊ PODE PROBLEMATIZAR MAIS AQUI, DIGA QUE OS HOMENS TEM O PENSAMENTO DE QUE EM TODAS AS SUAS ATITUDES ELSE TEM QUE SER FORTES, BRUTOS E INSUPERAVÉIS E QUE ISSO CONTRIBUI PARA QUE ELES TENHA UMA PERSONALIDADE MAIS DURA , QUE NÃO ACEITA SUJESTÕES POR EXEMPLO DE MÉDICOS , EU VI UMA REPOSTAGEM RECENTEMENTE QUE FALAVA QUE AS PESSOAS QUE O MAIOR PROBLEMA ENVOLVENDO A SAÚDE NO BRASIL ERA SOBRE AS PESSOAS NÃO QUEREREM SE CONSULTA E MAJORITARIAMENTE OS HOMENS , O QUE ISSO MOSTRA PRA VOCÊ ?)

    Outrossim, esse desleixamento diminui a expectativa de vida dos homens. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados mais de 60 mil casos recentes de câncer de próstata e aconteceram cerca de milhares de mortes por ano em decorrência da doença no Brasil.( TALVEZ ESSA SEJA UMA QUESTÃO DE PRECONCEITO DOS HOMENS TMB NÃO? , TODOS SABEM QUE O EXAME DE PROSTATA EXIGE ”AQUELE TIPO DE AVALIAÇÃO” E QUE OS HOMENS POR PRECONCEITO, PREFEREM NÃO FAZER, ELES PREFEREM LITERALMENTE MORRER DO QUE FAZER ESSE EXAME , O QUE ISSO NOS MOSTRA? QUE OS HOMENS TEM UMA MENTALIDADE MUITO REPRIMIDA SOBRE SEUS CORPOS , FAZ COM QUE ELES SINTAM ATÉ MSM VERGONHA, TALVEZ MUDAR A EDUCAÇÃO DOS HOMENS MOSTRAR QUE ELES PODEM SE SENTIR ABERTOS PARA FALAR SOBRE ISSO , PODE SER UMA BOA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ATÉ ) Em síntese, os dados comprovam que essa falta de prevenção gera o diagnóstico tardio, acarretando o prognóstico negativo e posteriormente a morte do indivíduo. Destarte, a postura estatal frente a esse problema não pode ser aceita porque é inegável que a não-informação popular contribui para a persistência da falta de busca por profissionais da saúde pela escassez de notoriedade dada à saúde masculina, geralmente esquecida e pouco discutida. AQUI VOCÊ TROUXE MUITA TESE PRA ARGUMENTAÇÃO, SÃO CAUSAS AQUI

    Depreende-se, portanto, que a conscientização social quanto à saúde masculina seja uma realidade para a minimização do quadro. Nesse sentido, espera-se que o Ministério da Saúde informe a população sobre a importância da prevenção de doenças que afetam os cidadãos brasileiros (VÍRGULA) por meio de campanhas publicitárias –como cartazes e propagandas televisivas- a fim de que a prevenção de possíveis enfermidades ocorra corretamente e com o acompanhamento necessário. Além disso, é imprescindível que a Instituição familiar eduque os jovens da próxima geração sobre a igualdade de gênero ( IGUAILDADE DE GÊNERO? ACHO QUE ESSA É UM OUTRA QUESTÃO ) para que o pensamento arcaico seja dissolvido. Somente assim, agravamentos poderão ser evitados, assim como ocorreu no filme.( COLOQUE O NOME DO FILME PRA SABER QUE VOCÊ RETOMOU O INICIO) VIU SÓ ERA DISSO QUE EU TAVA FALANDO, ESSA CONCLUSÃO FICOU OTIMA , PARABENS !!!
    Enfim espero ter ajudado, perdão pelos erros de digitação , você escreve muito bem , parabéns novamente, e continue praticando ;)

    • 1
  2. Bom sua redação é boa, porém na conclusão não tem os 5 elementos, pois só encontro o Agente, a ação e o modo , isso faz com que você não consiga ter os 200 pontos na competência 5. Mas continue assim , com algumas correções você alcançará a nota 1000. Não vou pontuar porque não sei, e até seria injusto lhe dá uma nota maior ou menor do que você realmente teve entende.

    • 1
  3. Oioi! Tudo bem? Segue a correção:
    *Competências na situação de produção de texto*
    I- Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Sua nota: 160 (senti falta de algumas vírgulas, mas o erro está principalmente no trecho: “A priori, é fato que a falta de busca por atendimento médico deriva de uma cultura que os vê como indestrutíveis” Os vê? Quem? Faltou uma citação da palavra “homens” antes desse período)
    II- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Sua nota: 200.
    III – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Sua nota: 120 (Seu segundo parágrafo de desenvolvimento está ótimo, mas no primeiro, acho que você se perdeu um pouco no raciocínio, principalmente na parte em que gasta quase 4 linhas falando sobre a saúde da *mulher*. Ainda no primeiro parágrafo de desenvolvimento, faltou explicar um pouco mais sobre a citação que você utilizou. De que trata o livro “João de ferro”? Você precisa provar que ele se encaixa na sua argumentação)
    IV – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Sua nota: 160 (novamente, segundo parágrafo de desenvolvimento ok, mas no primeiro você se perdeu um pouco. A argumentação ficou fraca)
    V – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Sua nota: 200. No entanto, acho que você poderia excluir o último período do parágrafo, sobre a instituição familiar. Dizer que a família deve educar as próximas gerações me parece vago, já que não dá pra intervir nisso. A campanha do Ministério já seria suficiente pra “dissolver o pensamento arcaico”, ok? Essa nota 200 está desconsiderando os dois últimos períodos.
    Total: 840.
    Lembrando que não sou uma professora nem nada do tipo, então essa nota não é definitiva, mas espero que sirva pra você ter uma ideia, ok?
    Espero ter ajudado. Um abraço :)

    • 1
  4. Boa noite! só irei dar algumas sugestões e não irei dar nota.

    Caroline, o seu texto está muito bem apresentado, consigo identificar perfeitamente a tese, sentir um pouco de dificuldade em relação as problemáticas, mas percebi que elas estão aí. Seria interessante você deixar mais evidente elas, até mesmo para ficar mais expressas na correção. A sua construção de texto e suas citações estão ótimas! Você consegue desenvolver perfeitamente os seus argumentos por meio de seu repertório. Sobre a competência 4, tanto os coesivos intraparágrafos quanto interparágrafos foram bem colocados, mas poderia melhorar um pouco, sugiro que pesquise uma tabela de coesivos e escolha o de seu gosto e que melhor encaixar-se com texto. A sua conclusão ficou boa, você fez uma bela transmissão, mas os elementos não foram bem dispostos. Creio que nesse ponto você poderia perder um pouco sua nota, pois dos cinco elementos, consegui identificar apenas três😔. Cuidado com as linhas, pois parece ter muito mais linhas do que o necessário(não estou lhe chamando de prolixo) gostaria que revisasse um pouco mais suas ideias, pois elas são ótimas, só ficaram um pouco um inchadas. Por fim é isso. Você escreve muito bem, tem domínio ótimo e com certeza vai tirar 1.000 no ENEM. Espero ter ajudado.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.