Nota pfvv

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Tema : O avanço tecnológico como um agravante ou uma solução para desemprego e a uberização do trabalho

A Terceira Revolução Industrial foi marcada por um extremo avanço da tecnologia, que contribuiu para modificações em diversos setores, como o trabalhístico. Analogamente, a contemporaneidade não diverge desse período, tendo em vista que esse ramo tecnológico está em constante evolução. Nesse sentido, essa questão possui, alem de pontos positivos como a uberização do trabalho, já que surgiram empregos pela internet, os seus pontos problemáticos, como a substituição de indivíduos por máquinas.

A princípio, convém ressaltar que com uma maior tecnologia houve o aumento da utilização das redes sociais, que contribuiu para a modernização das formas de emprego. Isso pode ser observado no filme “Modo Avião”, que retrata a vida de uma adolescente que trabalha com um “blog” nas redes sociais, onde posta diversos conteúdos da sua rotina. Dessarte, os novos tipos de trabalhos, com a uberização, se mostram como favoráveis, tendo em vista que os empregos realizados mediante as plataformas digitais podem ser feitos em qualquer lugar e qualquer horário, encurtando as distâncias e flexibilizando o tempo.

Outrossim, cabe avaliar que o aprimoramento dos mecanismos ocasionou uma substituição da mão de obra manual pela maquinaria e, assim, colaborou para o acréscimo do desemprego. Nesse contexto, o livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, relata o trama de um pai de família que ficou desempregado após ser substituído por um aparelho maquinário, ficando sem nenhuma renda. Dessa forma, a ficção não difere da realidade, tendo em consideração que várias profissões foram tratadas como absoletas com o aumento da tecnologia. Configurando, portanto, um descaso por parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), visto que o trabalho, como um direito de todas as pessoas, não está sendo evidenciado.

Destarte, medidas são necessárias para a resolução dos empecilhos. Nesse âmbito, compete ao Ministério do Trabalho, que tem como função social garantir os direitos nessa área, promover campanhas. Isso deve ser feito por meio do site midiático desse Ministério e das redes televisivas. Essa ação possui como finalidade apresentar novas formas de trabalho, que utilizam a internet, e tem por efeito gerar mais empregos para a sociedade. Outrossim, o Poder Legislativo deve formular leis que determinem o número mínimo de funcionários, principalmente em fábricas, com o intuito de diminuir o número de desemprego. Assim, espera-se que o trabalho seja assegurado a todos cidadãos, conforme afirma a DUDH.

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2 Correções

  1. Olá Rafaela! Sou nova por aqui e ainda estou aprendendo sobre redação. Mas, pelo que já aprendi, sua redação está ótima!
    Você realizou uma ótima introdução, expondo bem o tema e as ideais que iria abordar ao longo do texto, na argumentação, posicionou bem seus argumentos de forma clara e sua proposta de intervenção foi vem elaborada, citando quais órgãos governamentais poderiam solucionar o problema e como tais deveriam atuar. Sem contar que você trabalhou muito bem com a pontuação e conectivos! Parabéns!!!
    Continue assim, e alcançará suas metas.

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  2. Olá Rafaela, tudo bem? Gostei de mais da sua redação, particularmente tal tema sobre a evolução da tecnologia na era da informação é bem empolgante. Excelente tema, atualmente está em alta nos debates.
    Essa é minha revisão.
    190 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
    (Excelente conhecimento gramatical, pouquíssimos erros de pontuação).
    200 – Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema.
    (Usou argumentos sólidos e de autoridades, tais como a História, dados estatísticos, filmes e notícias jornalisticas, que é crucial para uma excelente redação)
    200 – Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
    (Argumentos muito bem embasados com alto teor de convencimento).
    200 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação.
    (A construção e estruturação da redação está muito bem desenvolvida, induz o leitor a questionamento sobre a realidade e a ficção).
    200 – Competência 5: Proposta de intervenção.
    (Ficou deveras interessante sua proposta, mencionou Orgãos do Estado e propôs a Proposta da intervenção de maneira coesa e congruente, indicando os agentes e as atitudes que poderão ser executadas para a resolução do problema) .
    TOTAL: 990
    Parabéns!!!
    Avante! Nunca desista.

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