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Nomofobia no Brasil – (Vício em Smartphones)

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A Constituição Federal de 1988 prevê o direito à saúde aos brasileiros. Todavia, nem sempre tal garantia é efetivada no Brasil, onde não só a desinformação mas também a falta de ações educativas causam a nomofobia no público infantojuvenil. Logo é válido discutir a problemática.

Diante desse cenário, cabe ressaltar a falta de informação como fator do problema. Nesse sentido, Thomas Hobbes defende ser função do Estado garantir o bem-estar social. Entretanto, ao não informar a população sobre os malefícios do uso exacerbado do aparelho celular, o Estado brasileiro vai contra a defesa do filósofo, visto que a população desinformada pode se viciar nessa ferramenta. Em decorrência disso, esses usuários podem desenvolver transtornos mentais, como ansiedade. Assim, é preciso informar a sociedade sobre tais perigos.

Ademais, a falta de ensino sobre a correta utilização de celulares representa outro agravante. Sob essa ótica, o filósofo Arthur Schopenhauer diz que os limites do campo de visão de um homem determinam sua forma de ver o mundo. Por conseguinte, quando escolas não ensinam jovens a utilizar adequadamente seus “smartphones”, esse corpo social pode desenvolver uma visão supérflua desse recurso tecnológico. Consequentemente, tal público pode utilizá-lo para acessar pornografia, games e redes sociais — produtos viciantes — exaustivamente, dificultando seu uso saudável. Dessa forma, é necessário educar a sociedade acerca da correta utilização desse recurso.

Portanto, é imprescindível superar as causas dessa situação. Nesse viés, cabe ao Governo Federal veicular, por meio de mídias sociais e TV, vinhetas audiovisuais informativas sobre os perigos da utilização exagerada de “smartphones” — bem como de modelos antigos de telefones pessoais ainda utilizados —, a fim de mitigar a nomofobia. Paralelamente, o Ministério da Educação deve promover palestras em escolas de níveis fundamental e médio sobre a importância da moderação do uso do celular, com o fito de prevenir efeitos negativos decorrentes de seu uso inadequado. Desse modo, o Brasil facilitará o direito à saúde previsto em sua Carta Magna.

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2 Correções

  1. Nota: 900

    Competência 1 – 200. Não houve erros drásticos que pudessem abaixar a pontuação, gramática excelente, Estrutura do texto bem construída, o que mostra que você fez um projeto de texto antes de escrever.
    Competência 2 – 160. Você conseguiu compreender bem o tema e conseguiu interpretar cada palavra do tema com perfeição! Porém, a competência 2 trata também dos repertórios! E você precisa colocar um repertório que tenha uma finalização significativa, tem que detalhar os agentes dos repertórios. Quem é Thomas Hobbes, o Enem é como se fosse um neném! Você precisa detalhar cada palavra para que o corretor possa entender com perfeição.
    Competência 3 – 140.Achei que faltou uma aprofundada melhor nos seus argumentos, sugiro que pense nas causas, consequências, impactos e a quem o problema atinge, tente ser o mais direto possível, para não se perder ao longo do texto. Tirei um pouco mais de pontos porque não achei que a solução tivesse a ver com os argumentos que tu apresentaste. Pense antes na solução do problema e depois nos argumentos, isso facilita a coerência do seu texto.
    Competência 4 – 200. Conseguiu construir um belo texto, não achei que essas repetições pudessem ser tão drásticas, mas é bom que você procure estudar sinônimos.
    Competência 5 – 200. Você colocou duas propostas de intervenção, apesar de não ter tido uma boa coerência, conseguiu apresentar todos os requisitos – agente, ação, efeito, meio e detalhamento. Por isso tirou a nota máxima nessa competência

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  2. Nota 880.
    Competência 1 – 200.
    Competência 200. Você compreendeu a proposta apresentou tese defendeu nos parágrafos argumentativos. Seus parágrafos apresentam introdução, desenvolvimento e conclusão. Por fim, apresentou proposta na conclusão da redação.

    Competência 3 – 160. Você precisa desenvolver argumentos de forma mais consistente, é importante utilizar comparações, alusões históricas, dados, argumentos diretamente comprobatórios.

    Competência 4 – 160. Muita repetição do tero ” tal”.

    Competência 5 – 160. Você fez duas proposta. Elas não de somam. Há 4 elementos válidos para uma proposta.

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