O filósofo John Locke acredita que o Estado deve proporcionar aos cidadãos direitos imprescindíveis, para alcançar o bem-estar social. Analogamente, é explícito que a questão dos idosos no Brasil é contraria ao ideal do iluminista. Nesse plano, torna-se importante uma análise das condições que o governo proporciona-lhes.
Em primeiro plano, é visível o envelhecimento demográfico na nação, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que nos próximos anos a população será composta por pessoas com mais de 60 anos, oriundo da inserção da mulher no mercado de trabalho e o alto custo na criação das crianças. Contudo, os políticos não conseguiram em paralelo gerar infraestrutura a eles. Com isso, o corpo social tem uma lacuna nesse âmbito.
Outrossim, soma-se a invisibilidade dele, no coeso. Segundo a Constituição de 1988, o poder público deve subsídio e voz aos indivíduos com idade avançada, entretanto, no livro “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, o personagem mais velho é estigmatizado pelos outros moradores e privado pelo Estado de ter acesso à (recursos) básicos, como saúde e moradia digna, fato ainda hodierno. Desse modo, os cidadãos invocam metamorfoses no empecilho, para conseguirem conseções naturais nesse estágio.
Em virtude dos argumentos mencionados, é notório a necessidade de meios que venham garantir qualidade aos idosos. Para isso, os professores devem trazer a temática nas aulas incentivando os jovens a se manifestarem nas ruas, ou seja, pressionar o Poder Executivo na criação de projetos e destinação de verbas na previdência, saúde e estalagem, de modo a aprimorarem o conforto e erradicar as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos. Somente assim, a problemática será solucionada pelo seu órgão responsável e o bem-estar democratizado como idealiza John Locke.
POR FAVOR CORRIGIR DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS DO ENEM, SE POSSÍVEL.
Obrigada.
Jayne Nicolly
Gostei muito da sua redação, você utiliza as conjunções muito bem, o repertório sociocultural também e a gramática muito adequada, no entanto o texto está mais expositivo que argumentativo você deveria escrever estruturas, no final dos parágrafos de desenvolvimento, como: Essa conjuntura precária demonstra que o governo não está cumprindo seu papel seu social , ou: isso é péssimo, pois demonstra que sociedade tem que mudar muito para que os idosos tenham seus direitos garantidos ….